10 receitas de bolo de mandioca deliciosas

Quem resiste a um bolo de mandioca quentinho com café? Se você é um desses, confira essa lista com as receitas mais deliciosas que existem!

Velha conhecida dos índios, a mandioca, ou ainda macaxeira ou aipim, como é chamada em outras regiões do Brasil, agradou o paladar de muita gente e é hoje ingrediente de alguns dos melhores pratos da nossa culinária.

Não é para menos, com tantos nomes e amada em tantos lugares, seria impossível que não tivéssemos uma infinidade de receitas saborosas com esse ingrediente.

Com a mandioca é possível preparar desde pratos quentes, salgados, sobremesas e vários outros quitutes de dar água na boca.

E não há motivo para se preocupar com o preparo, como tirar a casca da raiz, cortá-la e tudo o mais.

Atualmente, é possível encontrar a mandioca já sem casca, cortada e congelada, pronta para o cozimento, nos freezers dos supermercados mais próximos da sua casa.

Legal, né?

E se você está especialmente interessado em receitas de bolo de mandioca para saborear junto com a família, amigos, ou sozinho mesmo, se prepare porque compilamos as dez receitas de bolo de mandioca mais deliciosas que você vai ver.

Tem opções cremosas, combinadas com outros ingredientes e ainda uma receita vegana, porque ninguém pode ficar de fora desse momento!

Nem precisamos dizer que bolo de mandioca combina perfeitamente com um cafézinho durante a tarde, pois temos certeza que com a lista a seguir, a vontade vai ser fazer bolo de mandioca para o dia todo!

Receitas de bolo de mandioca

1. Bolo de mandioca fácil

Vamos começar com a receita mais fácil de bolo de mandioca que você já viu! Não tem desculpa para não fazer porque essa receita é super rápida e ainda deliciosa.

Você só vai precisar do ingrediente principal, que é a mandioca ralada, açúcar, margarina, ovos, leite e fermento.

Você deve estar se perguntando: jura que é só isso? E eu te respondo: sim!

Para preparar a massa, inicialmente você precisa bater as claras até ficarem em neve, depois misturar à parte os demais ingredientes e no final juntar tudo e colocar no forno até dourar!

Não se esqueça de conferir atentamente as medidas de cada ingrediente na receita e acompanhar o modo de preparo, que é rápido e muito fácil!

E mesmo sendo uma receita simples, o resultado é de dar água na boca, vale a pena experimentar!

2. Bolo de mandioca crua

Essa receita de bolo de mandioca é típica do interior, e como toda comida de interior: deliciosa!

Como nesse modo de preparo a mandioca é crua, o bolo tende a ficar muito cremoso, com uma textura maravilhosa e não fica enjoativo, tá?

Sabe aquele dia que vamos receber alguém em casa? Essa receita é perfeita para esse momento.

Para prepará-la, você não vai precisar de muita coisa, somente ovos, margarina, a mandioca crua ralada, açúcar e leite de coco.

Uma dica de chefe é colocar um pouco de mistura pronta para bolos na receita, o que vai garantir um toque especial no sabor.

Com todos os itens em mãos, é só conferir as medidas e as orientações do passo a passo no modo de preparo.

O resultado é um bolo super fácil de fazer e com texturas e sabores maravilhosos, se você ama bolos mais molhadinhos vai virar fã dessa receita!

3. Bolo de mandioca com coco no liquidificador

Super delicioso e que com certeza vai agradar a todos que provarem, é o bolo de mandioca com coco. Ah, e como ele é feito no liquidificador, não há dúvidas da sua praticidade.

Essa receita tem um cheirinho dos deuses quando está no forno, e depois de pronta, com certeza vai ser difícil de se conter.

Para prepará-la, você vai precisar de coco ralado, mandioca ralada, açúcar, manteiga, leite de coco e ovos.

Bata tudo no liquidificador e coloque para assar por uns 45 minutos. Nessa receita não vai fermento, pois o objetivo é que o bolo fique mais cremoso mesmo.

Para que nada dê errado na textura do seu bolo, não se esqueça de conferir certinho as medidas de cada um dos ingredientes.

O resultado fica incrível, então se você gosta de receitas práticas e saborosas, vale a pena experimentar essa versão!

4. Bolo de mandioca com queijo

Todo mundo gosta de bolo, mas o bolo de mandioca com queijo é com certeza um dos preferidos da maioria dos brasileiros.

Juntando dois ingredientes que já são deliciosos sozinhos, não é à toa que o bolo de mandioca com queijo, típico das festas juninas, faz sucesso o ano inteiro.

Se você quer aprender essa receita deliciosa e inesquecível, anota aí: só vai precisar de mandioca ralada, açúcar, manteiga, ovos, queijo – que pode ser meia cura ou outro da sua escolha –  e fermento.

A mistura, batida na batedeira, vai ao forno por 40 minutos, que é o tempo de preparar um cafezinho para acompanhar.

Depois, é só comprovar porque essa é uma das preferências nacionais quando se trata de bolo de mandioca.

E para não errar nas medidas, não se esqueça de conferir a lista com cada uma delas que está presente na receita!

Seguindo corretamente as orientações seu bolo ficará delicioso e irresistível!

5. Bolo de mandioca cremoso

Essa receita de bolo de mandioca mais se parece com uma sobremesa, devido a sua cremosidade. Então é sucesso garantido entre as crianças e adolescentes, aliás, é sucesso garantido para qualquer idade.

Irresistível e prática, para a massa você só vai precisar de ingredientes como leite condensado, manteiga, açúcar, coco ralado, leite de coco e mandioca crua, cortada em cubinhos ou ralada.

Após bater todos os ingredientes no liquidificador, é só colocar no forno, esperar ansiosamente por cerca de 1h20, até dourar e está pronto.

Ah, se você quiser, também é possível fazer uma calda de baunilha para deixar essa gostosura ainda mais deliciosa, se é que é possível.

Confira as medidas na lista de ingredientes e o modo de preparo correto no passo a passo, solte a criatividade na hora de decorar e servir e prepare-se para muitos elogios. Vale a pena testar!

6. Bolo de mandioca com requeijão

Delicioso, recheado com ingredientes muito saborosos, e que com certeza vai agradar a todos. Essa é a receita de bolo de mandioca com requeijão.

E se você achava que esses ingredientes não combinavam muito bem, estava enganado.

Essa receita só leva cerca de 60 minutinhos para ficar pronta, então se você quer fazer pra já, separe os ingredientes, que são: açúcar, margarina, leite de coco, leite, mandioca picada, coco ralado, farinha de trigo, fermento em pó e requeijão.

No liquidificador, você bate os ovos com o açúcar e a margarina por 3 minutos, depois adiciona os demais ingredientes, e bate novamente.

Para finalizar, despeja em uma fôrma e espalha o requeijão por cima. A massa fica no forno por cerca de 40 minutos e depois é só se deliciar.

Essa receita é incrivelmente saborosa e oferece texturas muito agradáveis ao paladar.

Para não ter erros no seu resultado final, se atente para as medidas e para o passo a passo do preparo indicado no modo de preparo.

Por fim, é só servir e se deliciar, vale a pena experimentar!

7. Bolo de mandioca vegano

Não pense que os veganos iam ficar de fora desse momento! Também há receitas incríveis para a alegria do público que segue essa dieta!

E se a mandioca é uma raiz, claro que temos uma receita de bolo de mandioca para quem não consome produtos de origem animal.

Nessa super fácil, prática e deliciosa receita, você só vai precisar de mandioca crua ralada, coco fresco, açúcar mascavo, leite de coco e uma pitada de sal.

Achou os ingredientes fáceis? Saiba que o preparo também não tem mistério, é só misturar tudo e levar ao forno até dourar, cerca de 40 minutinhos. Vale a pena fazer essa receita!

Não se esqueça de conferir a medida de cada um dos ingredientes e as orientações de preparo listadas na receita, ok?

O resultado final será um bolo lindo, delicioso, molhadinho e irresistível, perfeito para todos os paladares!

8. Bolo de mandioca com cenoura

O bolo de mandioca com cenoura é um pouco desconhecido, perto dos tradicionais bolos de mandioca com coco e queijo, mas acredite: essa receita é inesquecível para quem a prova.

Isso porque, além de saborosa, é super nutritiva, já que além da mandioca, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico, a mistura leva cenoura, que contém muita fibra e betacaroteno, um poderoso antioxidante.

Quer saber como preparar essa deliciosa receita?

Os ingredientes principais você já sabe, que são mandioca e cenoura, mas a receita leva ainda ovos, açúcar mascavo, óleo, farinha de mandioca e fermento.

Todos os ingredientes podem ser batidos juntos no liquidificador e depois de cerca de 40 minutos no forno vão te render um bolo fofinho, saboroso e muito nutritivo!

9. Bolo de mandioca com cobertura de chocolate

Se bolo de mandioca já é delicioso sozinho, imagina com uma cobertura de chocolate? Hmmm, ninguém resiste, não é mesmo?!

Para preparar essa receita você pode fazer a massa base de um bolo de mandioca tradicional, que leva mandioca crua ralada, açúcar, margarina, ovos, leite e fermento e preparar uma cobertura de chocolate à parte.

Quando o bolo sair do forno, é só despejar a calda por cima e saborear. Esta receita é imperdível! Ah, uma dica é colocar na geladeira, com certeza dá um gostinho especial à receita e é muito bem vindo em dias quentes.

10. Bolo de mandioca fit

Nós já demos uma receita de bolo de mandioca vegano. E agora é a vez de quem quer saborear essa delícia sem tanto peso na consciência, e na balança também, com uma receita de bolo de mandioca fit.

Mas como assim, mandioca fit? Isso mesmo, apesar de ser calórica, com 125 calorias em cada 100 gramas, a mandioca tem a vantagem de ser muito rica em fibras, que fazem com que o carboidrato seja transformado em energia aos poucos e que contribui para o bom funcionamento do intestino.

E para preparar essa receita fit, os demais ingredientes também são saudáveis: manteiga ghee, açúcar demerara, leite de coco light, coco ralado sem adição de açúcar e ovos.

Fácil de preparar e ainda pode comer sem culpa. Só não exagera!

Viu só como há inúmeras formas e receitas para fazer um bolo de mandioca delicioso? E essas são apenas algumas ideias.

Com certeza, colocando sua imaginação em prática e seus ingredientes na mesa você pode desenvolver muitas outras receitas de bolo de mandioca super saborosas e que irão agradar a todos.

Ah, e não esquece de nos dizer o que você achou das receitas que você preparou! Nós vamos adorar saber!

Se gostou das dicas e quer ver mais dicas de receitas saborosas como essas, compartilhe o texto com seus amigos em suas redes sociais. Até mais!