Bolo formigueiro: 12 opções de receitas para você escolher

O bolo caseiro é um quitute que nunca sai de moda! Pelo contrário, ele é bem vindo em qualquer “pit stop” do dia.

O formigueiro, então, é um charme. Vem com pedacinhos de chocolate no meio da massa que todo mundo gosta. Por isso, é uma opção certeira para fazer em casa!

Publicidade

Não se sabe ao certo sua origem, mas quem o inventou é uma pessoa bem criativa. Afinal, aproveitar as sobras de granulado para adicionar na massa de bolo é algo simples mas nada óbvio. Tanto é que o resultado tem privilégio ao nome: cheio de pontos escuros quase em movimento.

O formigueiro é tão presente na cozinha brasileira que cada família possui uma receita dedicada à ele. Afinal, quem cozinha possui sempre um segredinho de bolo que nunca é compartilhado, não é mesmo?

Já que esse bolo é tão popular iremos dividir todas essas dicas para ter um doce fofo, macio, leve e com bastante personalidade.
Então, preparado para entrar nesse formigueiro?!

1. Bolo formigueiro simples

Esse é aquele bolo que não precisa de mais nada, ele purinho já é bom o suficiente!

A massa é ultra macia, ideal para quem quer um bolo formigueiro fofinho de derreter na boca. E sabe qual é esse segredinho?

Errou quem pensou no amido de milho. Nessa receita, a dica é utilizar o iogurte natural para deixar a massa menos quebradiça.

A sua gordura também ajuda bastante, pois garante uma leve umidade e ainda confere à massa um toque azedinho.

Equilibrando perfeitamente com os granulados, que são puro açúcar.

Enfim, é um bolo que carrega muito amor e deixa o nosso coração quentinho. Vale a pena anexar em seu acervo de receitas!

2. Bolo formigueiro de cenoura

Nada mais saboroso que juntar dois bolos queridinhos em um só. Super diferente, fácil de fazer e come direto na forma!
O ponto inicial se dá no preparo de um bolo tradicional de cenoura. Com isso, se você não tem uma receitinha em mãos, siga o passo a passo da nossa aqui.

Perceba que o preparo é separado em duas etapas. A primeira no liquidificador e a finalização em uma vasilha. Nessa última parte entra a farinha de trigo, o fermento e os deliciosos granulados.

Todos sabem que bolo de cenoura de verdade tem que ter cobertura de chocolate, não é verdade? Arrase com um brigadeirão de panela ou se aventure em uma cremosa ganache.

Se você é do tipo que ama uma receita excêntrica, pode ter certeza que irá amar esse maravilhoso shipper!

3. Bolo de formigueiro com gotas de chocolate

Se você é do time que ama um doce bem chocolatudo, estilo gordelícia, vai babar nessa versão aqui!
O método é bem semelhante as outras. O que diferencia é alguns pitacos como um toque de noz moscada e a substituição do granulado pelas gotas de chocolate.

O resultado é bem diferente da versão tradicional. É um bolo um pouco mais doce e com uma forte presença do chocolate.
Se vale à pena essa troca? Com toda certeza respondemos que sim!

4. Bolo formigueiro com cobertura

Agora, se você abriu mão da última receita, mas se identificou com a descrição pode se jogar nessa receita aqui!
Como dispensar um bolo com cobertura de chocolate? Daqueles de raspar as laterais da vasilha para pegar um plus a mais. Bem vindo ao time dos chocólatras de plantão!

Diferente das anteriores, este aqui utiliza as claras em neve para dar maciez à massa. Essa também é uma outra alternativa para deixá-lo bem fofinho! Vale a pena arriscar se você não tem amido de milho ou iogurte em casa, por exemplo.
O legal de cobertura é que você pode servi-la à parte também. Fica uma graça ao lado da fatia.

Com a junção dos dois fica difícil se contentar com um único pedaço. Para entender melhor essa situação e desfrutar dessa explosão se sabores, é só testar a receita em casa!

5. Bolo formigueiro colorido

Esse é o formigueiro mais lindo que você vai ver por aqui! Sua aparência é tão divertida, que deixa o nosso dia bem mais contente.

A proposta vale para crianças quanto adultos. Mas confesso, que para quem não quer gastar muito, pode investir facilmente nessa versão para um aniversário. Foge um pouco da habitual nega maluca e deixa a mesa super alegre.

A substituição do granulado marrom pelo colorido dão um outro aspecto ao bolo. Claro, que tira a aparência original do “formigueiro”, mas é uma bela alternativa.

Fica ainda mais bonito se finalizar com uma cobertura de brigadeiro branco.

É um bolo que cumpre a função de mimo para o nosso dia!

6. Bolo formigueiro coco

Se tem uma fruta que combina com diversos doces é coco. E no bolo é quase uma perdição, principalmente para os amantes dessa doçura vindo da natureza!

Para dar uma levantada do sabor adicione o leite de coco no lugar de outro líquido. Ele potencializa muito mais do que a própria fruta ralada.

Você pode comer ele sozinho, com cobertura, quentinho, morno ou com sorvete. Enfim, o famoso coringa para se ter sempre na bancada de casa. Não deixe de fazer!

7. Bolo vulcão formigueiro

Sabe aquele bolo que você nem experimentou porém já sabe que é bom?! Então, é esse aqui!

O melhor de tudo é a facilidade no preparo, já que é um bolo formigueiro de liquidificador.

Nessa versão vulcão você vai precisar de uma cobertura cremosa para dar o efeito desejado. Por isso, é essencial adicionar o creme de leite no brigadeiro. Ele permite uma consistência mais líquida e menos doce.

Lembrando que a forma precisa ser redonda e com furo. Já que na montagem começamos pelo centro vazado até chegar a superfície do bolo. Assim, você consegue dar o acabamento liso com a espátula mesmo.

Publicidade

O final da história vocês já sabem, não é mesmo? É uma tortura que vale a pena filmar e depois se jogar em meio a tanto chocolate!

8. Bolo formigueiro vegano

A opção vegana é tão incrível quanto as outras. Fica robusta e saborosa igual!

A única diferença são os ingredientes. Porém quem está acostumado com esse estilo de vida possui um acesso mais fácil à eles. Mas a vale testar!

Para essa receita você vai precisar de farinha de trigo, açúcar demerara, sal, bicarbonato de sódio, óleo de girassol, leite de soja, vinagre branco, essência de baunilha e granulado.

A cobertura é opcional. Segue a mesma linha da tradicional só que com variantes diferentes.

O resultado é uma massa um pouco mais escura devido ao demerara. E uma cobertura com um sabor equilibrado, não fica tão doce em relação a tradicional.

É uma ótima pedida para quem quer se aventurar nesse universo!

9. Bolo formigueiro low carb

Tem pessoas que não abrem mão de comer um doce todos os dias, certo? Se você faz parte desse grupo, a partir de agora vai ser possível comer seu bolinho sem culpa!

Como é um bolo com baixas calorias, consequentemente, não possui nenhum tipo de farinha, óleo e açúcar. Tudo é substituído por ingredientes naturais que encontramos facilmente em lojas granel.

A receita deixa bem claro todas as alternativas que você precisa utilizar. Mas uma coisa que chama muita atenção é que a farinha realmente é anulada no preparo. Pois no lugar é acrescentado coco ralado fino sem açúcar. Em torno de três   xícaras, ou seja, é bastante mesmo!

Publicidade

O desfecho é um bolo fofinho, saudável e leve para matar a sua vontade!

10. Bolo formigueiro de laranja

A opção com laranja é mais perfumada dessa lista. E equilibra super bem os sabores, ou seja, não fica tão doce quanto as outras.
O toque da fruta fica por conta do suco e das raspas de laranja que vão à massa.

Então se você quer fugir um pouco do modo tradicional, o caminho é colocar essas pitadas a mais em seu bolo.

Nesse caso, por exemplo, um tchan a mais com limão seria muito bem vindo. Até mesmo a essência de baunilha tira o aspecto de “bolo de nada”.

Experimente porque você não vai se arrepender!

11. Bolo formigueiro de fubá

O bolo de fubá é o mais amado por todos. Daqueles que vão super bem com um cafezinho quente!

Essa farinha é tão versátil que consegue chegar à pratos doces e salgados com muita facilidade. Não é à toa que todo brasileiro tem um pacotinho na despensa.

Por isso, arregace as mangas porque chegou a hora de fazer o melhor bolo de fubá de sua vida!

A receita tem ingredientes marcantes que deixam o quitute ainda mais brasileiro. Na massa, por exemplo, temos o leite de coco marcando presença. Assim como na cobertura que leva uma pitada de café quebrando a intensidade doce devido ao leite condensado e o chocolate em pó.

Se tem um bolo mais a nossa cara não sabemos. Mas que todos deveriam fazer e experimentar essa versão, isso deve!

12. Bolo formigueiro de leite ninho

Entrando na onda de um bolo formigueiro diferenciado, também temos essa opção saborosa e que fica pronto muito rápido!
Se você for executar na mão, ou seja, sem o uso de equipamentos elétricos opte por utilizar a manteiga derretida. Isso vai ajudar a bastante a não formar aqueles grumos, sabe?

Outra dica muito importante na receita é como deixar seus granulados uniformes na massa. É uma técnica simples com farinha de trigo que vai salvar qualquer bolo formigueiro que você for fazer a partir de agora.

Para dar o gostinho especial do leite em pó é muito simples. No lugar do leite normal, faça a preparação como manda a embalagem. Dissolva o conteúdo em um pouco de água e pronto!

A partir disso é só adicionar o restante dos ingredientes e levar ao forno.

Não poderíamos terminar essa receita sem falar de um ingrediente que casa muito com a proposta. O querido creme de avelã cai como uma luva na cobertura.

Se quiser acentuar o sabor do bolo você pode utilizar o leite em pó na decoração.

É um bolo para guardar no potinho e não dividir com ninguém. A não ser que seja alguém bem especial!

Com essas versões gostosas, as formiguinhas de plantão já podem ser efetivadas para um outro estágio da colônia.

O bolo formigueiro realmente é tudo! A base pode ser simples, mas nada que uma caprichada no granulado não resolva. Esse bolo é garantia de sucesso entre todos de casa!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed