Caldo verde: 7 receitas práticas e saborosas

O caldo verde é um prato típico do norte de Portugal, que também tem grande fama nos países povoados pelos portugueses, como o Brasil.

Publicidade

Os caldos são pratos versáteis e deliciosos, fáceis de preparar e perfeitos para esquentar o corpo quando as temperaturas estão baixas.

As opções de sabores são muito variadas, e você ainda encontra combinações maravilhosas de legumes, verduras e carnes diversas.

O caldo verde é característico por utilizar verduras ou legumes com essa pigmentação, que deixam o resultado final com uma tonalidade esverdeada, cuja a intensidade dependerá dos ingredientes utilizados.

O caldo também se destaca pela textura cremosa de dar água na boca, que cai bem em diversos momentos e ocasiões.

Para te ajudar a sempre surpreender os convidados ou driblar o frio com maestria, preparamos uma seleção de receitas de caldo verde super saborosas e práticas para você fazer em casa.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de Caldo Verde

Confira a seguir 7 receitas práticas e muito saborosas de caldo verde para servir e se deliciar:

1. Caldo verde com linguiça calabresa

O caldo verde é caracterizado pelo uso de ingredientes com essa coloração, como verduras e legumes.

Por isso, adicionar alguma carne cheia de sabor pode ajudar a deixar o prato mais saboroso e atrativo, além de dar uma textura a mais.

A linguiça calabresa tem esse poder de adicionar muito sabor, com a vantagem de ser uma carne mais acessível e fácil de preparar e integrar ao caldo.

Além disso, a sugestão nesse prato em especial é utilizar a versão defumada, que fará toda a diferença no resultado final.

O defumado dará um sabor mais característico ao caldo, ideal para quem gosta de combinações bem equilibradas.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como batatas médias, caldo de galinha, óleo, sal, água, couve manteiga em tiras e linguiça calabresa defumada em rodelas.

Após reunir os ingredientes e conferir as medidas necessárias de cada um deles, é só avançar para o passo a passo do modo de preparo.

O preparo é feito com a ajuda de uma panela de pressão, que deixará o processo muito mais rápido que em panela comum.

Além disso, o preparo também utiliza o auxílio de um liquidificador para preparar a mistura. Ou seja, além de rápida a receita é super prática também!

Seguindo as orientações não há como dar errado, o resultado final ficará incrível e com uma aparência de dar água na boca.

Para servir você pode decorar com ervas ou outros ingredientes de sua preferência. Vale a pena experimentar!

2. Caldo verde com calabresa e bacon

Por serem carnes mais salgadas, a calabresa e o bacon são perfeitos para harmonizar em receitas mais leves com legumes e vegetais, como o caldo.

O bacon tem a característica de deixar vários pratos mais atrativos e saborosos, além de dar aroma e textura ao prato.

Nesse caso, vale a pena conferir atentamente as medidas dos temperos, para que o caldo fique bem equilibrado, sem salgar demais o resultado final.

Afinal, as carnes já agregarão o sabor salgado que precisará ser combinado com os demais ingredientes.

Mas para não errar a mão, é só seguir corretamente todas as indicações e orientações. É bem fácil e o resultado é incrível!

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como batatas em cubos, água, caldo de legumes, azeite, linguiça calabresa em rodelas, bacon em cubos, cebola picada, alho picado, couve fatiada, sal, pimenta do reino, cheiro verde e croutons para decorar.

Após reunir todos os ingredientes, confira o passo a passo indicado no modo de preparo para reproduzir cada etapa de forma prática e rápida.

A receita também utiliza o auxílio do liquidificador para fazer misturas e agregar facilidade ao preparo.

O resultado final é um caldo delicioso, cremoso e com muito sabor, perfeito para várias ocasiões, seja para espantar o frio ou servir para convidados. Vale a pena testar!

3. Caldo verde com fubá

Essa receita é perfeita para quem quer algo rápido, prático e muito econômico!

O fubá é um ingrediente ótimo para fazer caldos, sopas e diversos outros pratos ideais para quando o clima esfria.

Ele agrega textura e deixa as receitas mais cremosas, além de aceitar bem diversos adicionais e acompanhamentos.

Publicidad

O fubá não rouba tanto o sabor do prato, podendo ser usado como base para um caldo verde delicioso.

Os ingredientes simples e econômicos facilitam até mesmo na hora de cozinhar algo com o que você já tenha em casa, já que a carne pode ser substituída facilmente.

O ideal é optar por uma carne que seja mais salgada ou tenha um sabor mais marcante, para que ela possa deixar o resultado final mais saboroso e agradável ao paladar.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como água, cebola batidinha, toucinho fumeiro picado, fubá de milho instantâneo granfino e couve cortada bem fininha.

O modo de preparo é separado em etapas bem simples e fáceis de reproduzir, é só seguir atentamente o passo a passo e conferir as medidas corretas de cada ingrediente.

Se você preferir, pode trocar o toucinho por bacon ou outro corte semelhante que te dê o mesmo efeito em sabor e harmonização.

O resultado final será um caldo prático e simples, mas muito saboroso e irresistível. Vale a pena testar e experimentar!

4. Caldo verde de mandioca

Além da batata e do fubá, a mandioca também é uma ótima base para preparar caldos e sopas incríveis.

Nessa versão, ela é utilizada para o preparo do caldo verde, que fica super cremoso e cheio de sabor, com o toque especial desse ingrediente.

O creme da mandioca é feito no liquidificador, com um pouco de água. No entanto, se você quer garantir uma textura bem lisa e uniforme, pode peneirar o creme e utilizar métodos que eliminem qualquer textura diferente no meio do creme.

Para preparar esse prato, você precisará de ingredientes como mandioca cozida, óleo, linguiça calabresa em rodelas finas, alho amassado, caldo de galinha, folhas de couve manteiga cortada em tirinhas e sal a gosto.

Você também pode adicionar outros temperos ou ervas de sua preferência, para intensificar os sabores em geral.

A linguiça dará uma salgada na receita, por isso confira corretamente as medidas e não se esqueça de experimentar o tempero para deixar tudo bem equilibrado.

O modo de preparo é bem prático e fácil de ser reproduzido em casa. Além disso, após o cozimento da mandioca tudo fica pronto rapidamente.

Após pronto, é só decorar ou servir como você desejar. O resultado é um caldo super cremoso e saboroso, vale a pena experimentar!

5. Caldo verde com brócolis e queijo

O brócolis é um vegetal que pode ser utilizado de diversas formas, tanto em massas quanto em sopas e caldos.

O sabor especial desse ingrediente deixa as receitas super saborosas e com sabor característico, além de dar uma cor linda para os pratos!

A combinação entre brócolis e queijo tem feito muito sucesso, principalmente em receitas de pizzas ou macarrão.

Mas as delícias não param por aí, essa versão de caldo verde é ideal para surpreender e servir em momentos especiais ou em dias mais frios.

O resultado final fica super atrativo pela cor e pelo aroma do prato, e o sabor bem equilibrado só reforça a maravilha que essa receita é.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como batatas inglesas grandes, brócolis, creme de leite, queijo prato, caldo de carne, margarina, cebola grande, pimentão, alho e sal a gosto.

Após reunir todos os ingredientes, confira atentamente as medidas necessárias de cada um deles de acordo com o rendimento que você deseja.

Você pode fazer uma quantidade menor ou maior de caldo, cortando pela metade as medidas ou dobrando-as.

Na hora de preparar, ale a pena conferir as indicações e dias do modo de preparo, como cozinhar as batatas junto com outros ingredientes.

Isso integrará os sabores e facilitará a preparação, além de deixar tudo mais prático e rápido.

A receita também sugere que você sirva o caldo acompanhado com torradas ou em forma de entrada antes do almoço.

No entanto, você pode criar e servir do seu jeito, o importante é não deixar de provar e se deliciar com essa receita!

6. Caldo verde com batata doce

E que tal uma versão que ajude na hora de integrar ingredientes de sua dieta nos pratos e refeições diferentes?

A batata doce é muito utilizada por pessoas que estão em dietas equilibradas para academia ou exercícios físicos.

Saber aproveitar esse item nas receitas é muito bom para inovar e se deliciar em várias versões deliciosas, sem se prender sempre a batata doce cozida.

Essa receita de caldo verde fica super cremosa, cheia de sabor e com uma aparência irresistível, perfeita para espantar o frio ou fazer como uma refeição rápida e diferente.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como batatas doces cozidas e descascadas, cebola média, alho, água, folhas de couve, folhas de salsinha, folhas de manjericão, parmesão ralado, sal, pimenta do reino e azeite de oliva.

Após reunir todos os ingredientes, basta conferir as medidas indicadas. Nos itens que são a gosto, vale a pena ir provando para garantir que os sabores estão bem equilibrados.

Você ainda pode adicionar outros temperos ou ervas de sua preferência, sempre priorizando a harmonização do resultado final.

Se quiser algo mais intenso no sabor, também pode adicionar alguma carne magra de acordo com seu gosto.

Outra alternativa é saborear com acompanhamentos, como torrada integral ou outros semelhantes.

O resultado é um caldo cheio de sabor, funcional e com uma aparência de dar água na boca. Vale a pena testar e experimentar!

7. Caldo verde com frango

O frango é uma alternativa de carne mais leve, magra e amiga da dieta para adicionar ao seu caldo verde e ganhar em sabor e textura para o seu prato.

Além disso, a receita sugere que você utilize a batata doce nessa versão também, para deixar o prato ainda mais benéfico para sua saúde e dieta.

No entanto, você ainda pode substituir a batata doce por mandioquinha, batata comum ou inhame, de acordo com seu gosto e preferência.

Para preparar esse caldo verde, os ingredientes necessários são batata doce ou os substitutos sugeridos, folhas de couve manteiga, dentes de alho picadinhos, cebola pequena picadinha, peito de frango em cubos, folhas de hortelã, mostarda e sal a gosto.

Após reunir todos esses itens, confira as medidas indicadas e avance para o passo a passo indicado no modo de preparo.

As etapas incluem o cozimento da batata ou semelhantes e preparo da mistura para a base do caldo.

Essa mistura é feita com a ajuda de um liquidificador, para deixar a receita ainda mais prática e fácil de fazer.

O tempo de fogão dessa receita é de cerca de 20 minutos, ou seja, ideal para quem precisa de uma opção bem rápida para preparar.

O resultado é um caldo leve, saboroso, funcional e com texturas super agradáveis ao paladar. Vale a pena testar!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de caldo verde que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed