6 receitas de canjica que vão surpreender seu paladar

Se você faz parte da grande maioria das pessoas que ama comidas típicas de festas juninas temos certeza que só de ler a palavra canjica já te dá água na boca, não é mesmo?

Publicidade

Essa iguaria feita com grãos de milho branco ou amarelo oferece um sabor maravilhoso e bem característico, que pode ser provado tanto em versões doces como salgadas.

A canjica doce é mais popular e fácil de encontrar em eventos e ocasiões especiais, e tem aquela textura super cremosa e docinha que a gente tanto ama!

É possível criar combinações incríveis com condimentos e outras delícias típicas, como paçoca, canela e erva doce.

Todos esses ingredientes tradicionais agregam um aroma inigualável para a canjica, além de valorizar o seu sabor incrível.

Já as versões salgadas são mais ousadas e criativas, mas não perdem em nada para as doces. Além disso, elas dão a oportunidade para o público que prefere as receitas salgadas, de não ficar de fora na hora de provar esse prato tão maravilhoso.

Seja para uma festinha ou para espantar o frio, ter opções de receita de canjica para inovar é sempre muito útil!

Para te ajudar nesse momento, fizemos uma seleção de receitas maravilhosas de canjica doce e também algumas versões salgadas para você experimentar.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de Canjica

Confira a seguir 6 receitas práticas e muito saborosas de canjica para servir e se deliciar:

1. Canjica com leite condensado

Essa receita é uma versão bem simples e tradicional de uma canjica deliciosa feita com leite condensado.

O leite condensado traz toda a doçura que o prato precisa, além de adicionar um pouco de cremosidade e ajudar na textura aveludada dessa receita.

Além desse ingrediente, a receita também leva canela em pó, açúcar, leite, coco ralado úmido e adocicado, leite de coco e canjica branca.

O leite de coco também enriquecerá na textura e na cremosidade, já o coco ralado dará sabor e equilibrará bem os sabores dessa canjica.

O milho utilizado é o branco, que deixará a aparência do prato naquela cor bem típica, branquinha e de dar água na boca.

Após reunir os ingredientes e conferir as medidas, será preciso separar o preparo em etapas, como indicado no passo a passo da receita.

O que levará mais tempo será o milho da canjica, que precisará ficar de molho em água com açúcar por algumas horas.

Após esse procedimento o restante do preparo é super simples e rápido. A canjica é cozida em panela de pressão para deixar o resultado ainda mais ágil.

Feito isso, só será preciso preparar o creme que a acompanhará, que fica pronto em cerca de 10 minutinhos.

Por fim, é só polvilhar a canela e se deliciar! O resultado é uma canjica linda, aveludada, docinha e super cremosa, vale a pena experimentar!

2. Canjica cremosa com amendoim

O amendoim é outra combinação perfeita e muito tradicional para se adicionar nas receitas típicas, como a canjica.

Essa versão traz uma opção cremosa, suculenta e deliciosa, com sabores bem equilibrados e uma textura super interessante.

Além da cremosidade do creme, o amendoim adiciona um toque crocante para a receita, oferecendo um show de sabores ao seu paladar.

Para preparar essa versão, os ingredientes necessários são milho de canjica, amendoim torrado e moído, água mineral, leite integral, leite condensado, coco ralado e canela em pau.

A canela pode ser utilizada para dar sabor ao creme e retirada após o preparo, caso você não queira que ela fique no prato.

No entanto, você também pode utilizá-la para dar sabor e decorar o prato, deixando a aparência ainda mais linda e sofisticada.

Além disso, você pode escolher o milho de canjica de sua preferência, podendo utilizar tanto o milho branco quanto o milho amarelo.

Após ter todos os ingredientes em mãos e separar as medidas necessárias de cada um deles, é só avançar para o modo de preparo.

O modo de preparo é super simples e prático, porém, a canjica precisará ficar de molho na água de um dia para o outro.

Por isso, o ideal é que você faça isso na noite anterior em que deseja preparar sua receita maravilhosa.

Feito isso, os próximos procedimentos são bem práticos, como cozinhar a canjica e preparar o creme.

Publicidad

Essa etapa levará cerca de 40 minutos, então em pouco tempo você já poderá se deliciar com sua canjica com amendoim.

A receita ainda sugere que você sirva quente ou fria, como preferir! O resultado é um prato delicioso, com sabor e texturas muito agradáveis, vale a pena experimentar!

3. Canjica com ameixa

Se você é do tipo de pessoa que adora testar receitas diferentes e gosta de surpreender a todos nesse momento, vai adorar essa versão de canjica com ameixa.

A receita tem sabores marcantes e que harmonizam perfeitamente entre si, sem falar na aparência irresistível que a ameixa dá para o prato!

O visual fica lindo e sofisticado, e o sabor faz jus a tudo isso, com uma cremosidade incrível e doçura bem equilibrada.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como canjica, água, pau de canela, leite, leite de coco, leite condensado e ameixa seca sem caroço.

Os ingredientes são bem simples e em pouca quantidade, ou seja, sua receita além de deliciosa ficará econômica, perfeita para fazer em grandes quantidades!

O interessante dessa receita é que ela não exige que você deixe a canjica de molho por horas ou de um dia para o outro. A indicação é que você deixe por apenas 10 minutos.

Após isso, outros ingredientes serão adicionados a essa água e tudo será cozido na pressão, por cerca de 25 minutos.

Enquanto esse processo acontece, você poderá aproveitar o tempo para preparar a mistura com a ameixa, o leite condensado e o leite de coco.

Por fim, é só misturar tudo e deixar engrossar um pouco, e em poucos minutos sua receita estará pronta e com um cheirinho de dar água na boca!

Você ainda pode utilizar as ameixas para decorar e dar um visual mais gourmet para sua receita. Sirva como preferir e prepare-se para receber muitos elogios!

4. Canjica de doce de leite

A união desses dois sabores típicos e muito amados só poderia resultar em um prato de sucesso!

Essa versão de canjica traz um sabor diferenciado para o paladar, além de um visual irresistível e uma textura super cremosa e agradável.

O doce de leite também é muito utilizado nas receitas típicas, como as de festas juninas, por isso essa opção é perfeita para servir em ocasiões especiais ou para espantar o friozinho no inverno de uma forma bem doce.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como milho de canjica, água, leite integral, doce de leite, amendoim torrado sem casca picado, canela em pau, creme de leite e farofa de pé de moleque.

A presença do pé de moleque na receita dará um sabor ainda mais especial, além de ajudar na textura crocante e diferente em meio a cremosidade do prato.

Nessa versão, a canjica não precisará ficar de molho por horas ou de um dia para o outro. No entanto, será preciso cozinha-la por cerca de uma hora.

Após isso os procedimentos são bem rápidos e simples de serem feitos, é só seguir o passo a passo indicado no modo de preparo e em poucos minutos tudo estará prontinho!

Você ainda pode decorar o prato como quiser se for servir em porções individuais, com canela em pau, pé de moleque ou amendoim.

Se deseja fazer uma quantidade maior para servir em festas ou eventos, é só conferir o rendimento indicado na receita e alterar as medidas de cada ingrediente de acordo com sua necessidade.

O resultado é um prato incrível, saboroso, lindo e irresistível. Vale a pena testar e experimentar!

5. Canjica salgada com carne de porco

E por que não inovar e criar uma versão salgada super criativa e ousada para servir em momentos especiais ou quando o clima esfriar?

Essa é a proposta dessa receita maravilhosa de canjica salgada com carne de porco!

Para quem prefere versões de sal e não gosta muito de doce, ter alternativas como essa é sempre muito útil.

Além disso, caso você queira fazer pratos bem típicos para compor o menu, fica muito interessante usar a canjica salgada como refeição e a doce como sobremesa!

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como canjica branca, costelinha de porco, sal, bacon em cubos, alho picados, cebolas cortadas em rodelas e cheiro verde a gosto.

As carnes darão um sabor super diferente para a canjica, e o resultado será um show de texturas e sabores muito deliciosos.

Após reunir os ingredientes, será preciso dividir o preparo em etapas, primeiramente preparando o milho da canjica.

Isso porque nessa versão, a canjica precisará ficar de molho por cerca de 12 horas. Ou seja, você precisará preparar um dia antes de servir esse prato.

Após esse procedimento, as demais etapas são mais rápidas e práticas. A canjica ainda precisará ser cozida em panela de pressão por cerca de 30 minutos.

E enquanto isso acontece, você poderá ir preparando as carnes e os temperos que darão o toque final para a receita.

O resultado é um prato incrível, diferente e que chamará muito a atenção. Vale muito a pena testar e experimentar essa delícia!

6. Canjica salgada com legumes

Essa receita é ideal para quem quer servir um prato super completo, incrementado e cheio de sabor.

Além disso, os legumes utilizados agregam textura, sabor e enriquecem a receita de forma nutritiva e saudável. Ou seja, são muitos benefícios além do sabor incrível!

Com uma proposta bem ousada, essa receita também leva carnes que valorizam o sabor e dão um equilíbrio perfeito para a canjica.

Se você gosta de surpreender e chamar a atenção com suas receitas, pode apostar nessa alternativa sem medo!

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como canjica amarela, linguiça portuguesa cortada em cubos, abóbora japonesa em cubos e tomates sem pele e sem semente picados.

Você também precisará de temperos como sal, azeite, cebola picada, alho amassado, salsa e cebolinha picados, coentro fresco picado, pimenta do reino, noz moscada ralada e nutren sênior pó.

A receita ainda dá uma sugestão de substituição caso você queira trocar a linguiça portuguesa por carne em cubos cozida.

Após escolher os melhores ingredientes e separar tudo de acordo com as medidas necessárias, é só seguir para o passo a passo indicado no modo de preparo.

Nessa versão, a canjica também precisará ficar de molho em água por cerca de 6 horas. Ou seja, caso você queira adiantar, pode fazer isso na noite anterior ao preparo do prato.

Após isso, será preciso cozinha-la em panela comum por cerca de 30 minutos enquanto você preparar o restante dos ingredientes.

Para não correr o risco de errar qualquer uma das etapas, siga atentamente todas as orientações dadas na receita.

Em poucos minutos sua canjica salgada já estará pronta e com uma aparência irresistível para servir e se deliciar. Vale a pena testar e experimentar essa versão!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de canjica que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed