Receitas de coxinha: 15 versões saborosas para fazer em casa

Chegou a hora de você aprender a fazer a coxinha! Seja ela tradicional, também tem opções saudáveis e doces.

Se existissem as sete maravilhas do mundo, no assunto culinária, uma delas seria a coxinha. Conhecida por ser a paixão nacional e, sem contar, que é uma das principais comidas típicas brasileiras, também faz o maior sucesso em qualquer ocasião: lanche da tarde, comida de boteco, festas de aniversário, aperitivos e até nas refeições do dia a dia como almoço & jantar.

Publicidade

A sua popularidade é tão alta, que a sua variedade de preparo e recheios também ganhou espaço por aqui. Quer conferir tudo e ficar por dentro dessa explosão de sabor? Então, se jogue nessas receitas e saboreie com a gente!

Para aqueles que experimentarem fazer umas das receitas a seguir, lembre-se que o procedimento de congelamento é muito importante para manter ela fresquinha e crocante. Ao longo de cada tipo de coxinha, vamos explorando um pouco mais sobre esse assunto. Afinal, o segredo pode estar neste processo.

1. Receita de coxinha de frango tradicional

Se essa é sua primeira experiência em fazer esta iguaria ou busca a versão clássica de como fazer coxinha, esta é a receita ideal para você!

Antes de colocar a mão na massa é interessante se informar que o preparo de qualquer receita de coxinha é realizado em 4 etapas: recheio, caldo, massa e fritura. Seguindo todas as orientações corretamente, o resultado é uma coxinha saborosa e crocante.

Para preparar o recheio, faça um refogado simples utilizando frango desfiado, alho, cebola, tomate picado, colorau e salsinha.

A segunda etapa, pode ser feita de duas maneiras, neste caso vamos ensinar a forma tradicional que é preparar o caldo de galinha de forma caseira. Cubra com água o peito de frango, o alho, a cebola, a cenoura, o aipo e as 2 folhas de louro e leve ao fogo por pelo menos uma hora. Lembre-se que quanto maior o tempo de cozimento neste processo, maior a concentração de sabor em sua massa.

Caldo feito, vamos elaborar o grande segredo: a massa de coxinha! Que nada mais é que a mistura do caldo caseiro com manteiga, leite e farinha de trigo. Depois de pronta é só esperar esfriar (deixe em ponto morno) e o melhor da receita: montar as coxinhas recheadas de frango.

Se você tem dúvida de como empanar coxinha para manter ela sequinha, esta receita ensina corretamente o passo a passo sobre o empanamento de amido de milho e farinha de rosca.

O processo de fritura podemos deixar para as próximas receitas. Enquanto isso, finalize a montagem até acabar toda a massa e o recheio.

2. Receita de coxinha de frango fácil

Quem não quer praticidade na cozinha e ter uma receita de massa de coxinha fácil e simples de executar? Se você se encaixou nesse perfil, preste atenção em todas as nossas dicas!

O recheio, não tem segredo, é o clássico frango refogado. A massa já possui um detalhe bem diferente que a tradicional. Nesta receita, o caldo caseiro é substituído pelos instantâneos encontrados em cubo, saches e pó. Apesar de não ser a forma mais saudável, é uma ótima opção para quem procura facilidade na cozinha.

Em questão de sabor não tem o que comentar, coxinha é coxinha! Fica bom de qualquer jeito, não é mesmo?

3. Receita de coxinha de frango catupiry

A Coxinha tradicional de frango já é boa, agora com catupiry, pode ficar ainda melhor!

A dica desta receita é acrescentar esse condimento no momento da montagem. Após colocar uma colher de frango adicione uma pequena porção do catupiry e modele normalmente em seu formato tradicional.

Se você adora catupiry, não perca a chance de fazer. Na primeira mordida você já sente aquele estouro do queijo cremoso que só ele proporciona.

4. Receita de coxinha de frango com requeijão

Agora se você busca um salgadinho cremoso, aqui está o segredo: requeijão. Ele é acrescentado tanto na massa quanto no recheio.

No preparo da massa adicione um colher farta de requeijão e misture até dar o ponto mencionado na primeira receita. Já no recheio misture o restante do copo com o frango refogado e tenha um resultado surpreendente!

5. Receita de coxinha de batata

Chegou a que não podia faltar nessa lista!

Nesta receita o grande segredo está na proporção de purê de batata e farinha utilizada na massa. Para dar a sensação de cremosidade o ideal é jogar a farinha de trigo aos poucos até dar a liga desejada.

Feito isso, é só seguir atentamente o passo a passo, que não foge muito das anteriores.

Com essa receita você consegue aquela textura de coxinha com massa de batata que é o sonho de todo mundo aprender. Vale a pena guardar essa receita em seu livro de culinária!

6. Receita de coxinha de mandioca/macaxeira

Está querendo inovar no lanche da tarde ou no seu petisco do final de semana? Prepare essa receita deliciosa de coxinha de frango com massa de mandioca.

O método de preparo é basicamente igual ao da coxinha tradicional, porém a mandioca é adicionada no final da massa. O resultado é uma consistência mais macia e um pouco mais clara.

Se atente bem as medidas dos ingredientes e siga o passo a passo indicado na receita. Cada detalhe é fundamental para que a massa da coxinha não desande.

A mandioca é a combinação perfeita para complementar essa guloseima brasileira. Por aqui, já deu água na boca só de imaginar!

7. Receita de coxinha de milho

Mais um ingrediente cheio de sabor e brasilidade para complementar a sua receita de coxinha. Sim, o milho! E nesta ocasião vai ter chuva dele nessa receita.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como milho em lata, leite, manteiga, caldo de legumes, sal a gosto, salsinha e farinha de trigo. A farinha de trigo ajudará a dar um ponto mais consistente para a massa, que junto com o milho oferecerá o sabor desejado.

O equilíbrio dos sabores nessa receita ajudará a destacar ainda mais cada elemento desse aperitivo.

No caso, o recheio de ovo de codorna pode ser trocado pelo frango tradicional. A massa dessa coxinha é incrível, imagina a cor e o sabor então? Só experimentando para saber!

8. Receita de coxinha creme

Quem conhece sabe o quanto essa coxinha é a mais requisitada na vitrine da padaria e também o quão é deliciosa. Como o próprio nome já diz, ela é super cremosa e entre todas da lista é a mais diferentona!

Para preparar esse encanto comece cozinhando as coxinhas da asa em uma panela com água, caldo de galinha, cebola, sal e molho inglês.

Publicidad

A massa é substituída por um creme mais denso, porém feito com a facilidade de um liquidador e finalizado no fogo. Para o creme você vai precisar de leite, o caldo de galinha feito no passo anterior, farinha de trigo, manteiga e por fim a gema. Saiba que ela é adicionada para engrossar o creme e, ao mesmo tempo, deixa-la bem macia.

Agora com um pouco de paciência é só moldar e empanar. O resultado vale muito à pena, fica incrível!

9. Receita de coxinha funcional low carb

Se você estiver em uma dieta ou deseja um quitute mais leve, você pode preparar essa coxinha surpreendente.

O interessante dessas receitas de baixas calorias é observar como são feitas as substituições de ingredientes. Neste caso, a farinha tradicional é representado por cream cheese e a farinha de linhaça. Podendo também utilizar um queijo vegetal, couve flor ou tofu.

Ela é uma coxinha feita somente com o frango desfiado, não é uma coxinha seca, mas sim super suculenta. Vale a pena testar!

10. Receita de coxinha de batata doce

Que tal preparar uma coxinha de batata doce fit para comer sem culpa? Esse salgado pode ser assado, e além disso, a massa é mais saudável com a batata doce no lugar da batata inglesa, dando mais saciedade e evitando os altos picos de açúcar no sangue.

O preparo da massa é bem fácil, feito tudo em um bowl. Misture todos os ingredientes mencionados na receita colocando no lugar da farinha de trigo o amido de milho ou farinha de linhaça. E a batata doce amassada e fria ajuda a dar o ponto correto de moldar.

O resultado é uma coxinha linda e deliciosa. Seus convidados irão salivar por essa coxinha fitness!

11. Receita de coxinha de jaca

Calma, é isso mesmo! Na versão coxinha vegana a carne animal é substituída por jaca. Sim, aquela fruta gigante.

A carne de jaca é neutra e aparentemente lembra o frango. Ela como recheio pega o mesmo sabor dos temperos, por isso capriche nos condimentos para arrasar nessa versão.

O resultado final é tão fantástico, que depois você fica em dúvida se troca seu frango desfiado das receitas anteriores por essa alternativa de fruta.

12. Receita de coxinha no copo

A coxinha no copo virou tendência no Brasil. Aposto que em sua cidade tem alguma lojinha que faz esse salgado para vender. E se você é daqueles que gosta de oportunidade para iniciar um negócio ou experimentar fique ligado nessa receita!

O interessante dessa massa de coxinha é a troca do purê de batata por cenoura. Por isso, ela fica com aquele tom alaranjado e saboroso (está aí o segredo!).

Outro grande macete quando se faz coxinha no copo é o processo de congelamento. Afinal, por ser uma mini coxinha, o rendimento da receita é grande, chegando em torno de 100 coxinhas por preparo. Veja atentamente as recomendações da receita para saber como fritar coxinha congelada e o tempo de validade no freezer.

Já está louco para começar? Então, teste e arrase com essa popularidade do salgadinho no copo!

13. Receita de coxinha air fryer

Se você é da turma que não vive sem esse querido aparelho, aqui está a sua receita de coxinha assada ou será sem óleo?!

Para esta receita, vale qualquer tipo de coxinha empanada, desde que ela esteja bem congelada. É do freezer direto para air fryer para obter um resultado de uma verdadeira coxinha.

Aqueça seu equipamento por 5 minutos e coloque a quantidade que tampe todo o fundo da cesta, sem deixar uma sobre a outra, pois o efeito não ficará igual. Programe por 15 minutos e quando apitar suas coxinhas estarão prontas, douradas e deliciosamente saborosas para serem devoradas.

14. Receita de coxinha doce

E a opção doce desta guloseima brasileira não poderia faltar por aqui, afinal as formiguinhas de plantão inventaram a versão coxinha de brigadeiro com morango.

Prepare um brigadeiro tradicional em ponto de docinho de festa e deixe esfriar. Para o recheio lave bem alguns morangos e retire o cabo verde que vem com a fruta. Depois é só substituir a massa pelo brigadeiro e o frango pelo morango e pronto: uma ótima alternativa de sobremesa!

Aqui, em uma única mordida é possível acabar com toda a coxinha. Então cuidado para não se apaixonar por essa tentação.

15. Receita de coxinha de leite ninho

Mais uma receita que vai questionar os limites de gordice! Se coxinha já é bom, imagine com esse ingrediente. Fica uma loucura de bom!

O passo a passo é super tranquilo e você vai precisar de apenas 3 ingredientes. O recheio fica livre com o que você quiser. A Nutella facilita, pois vende pronto e deixa a receita muito mais prática.

Quer ter essa delícia fazendo a alegria de sua casa? Faça e tenha um doce super gostoso em meia hora!

Você ficou perdido com tantas receitas? Calma que nós também ficamos! Mas teve tempo para fazer as nossas preferidas dessa seleção. Aproveite também essa oportunidade e quem sabe ganhe uma renda extra fazendo esse salgadinho para fora?! Se tudo der certo (ou errado também) nos conte e boa sorte!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed