Feijoada: 6 receitas de versões deliciosas do prato brasileiro

Um dos destaques da culinária brasileira é sem dúvidas a feijoada! Esse prato característico representa bem o nosso país e faz sucesso tanto aqui quanto lá fora.

Publicidade

Para brasileiros que moram em outros países, encontrar um restaurante que sirva a típica feijoada brasileira é motivo de comemoração.

Além do sabor intenso e suculento, a feijoada é um prato ótimo para ocasiões especiais, como almoços com a família ou com os amigos.

Para épocas frias, a feijoada também é uma pedida perfeita, pois o prato ajuda a aquecer o corpo e dar mais energia.

Nesse artigo separamos algumas versões tradicionais e diferentes de feijoada para que você possa fazer e receber muitos elogios.

Também separamos opções para quem precisa de uma versão mais rápida e simples, para quem não tem muito tempo para perder com o preparo.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de Feijoada

Feijoada

Confira a seguir 6 receitas de feijoada incríveis e muito saborosas para fazer e arrasar nos almoços ou jantares:

1. Feijoada de preguiçoso

Essa receita é perfeita para aqueles momentos que você quer se deliciar com um prato como a feijoada mas não quer perder muito tempo na cozinha.

Ou até mesmo para quem quer uma versão mais leve, para fazer com coisas fáceis de já se ter em casa ou encontrar.

Por conter menos ingredientes, essa feijoada também é mais econômica, ideal para quando você precisa de bastante rendimento sem gastar muito.

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como feijão pronto sem tempero, carne seca, linguiça calabresa sem pele em rodelas, costelinha defumada e bacon.

Já para temperar essa delícia, você precisará de cebola triturada ou em cubinhos, alho picado, pimenta dedo de moça e folhas de louro.

O modo de preparo dessa receita é bem explicado em etapas, para facilitar a sua reprodução em casa sem erros.

Alguns processos levam um tempo maior, mas ainda assim essa receita é mais prática do que as versões mais tradicionais, que podem levar até mesmo mais de um dia para ficar pronta.

O resultado dessa versão é uma feijoada bem temperada, saborosa, prática e tão deliciosa quanto as versões mais completas. Vale a pena experimentar!

2. Feijoada carioca

A receita típica carioca tem como característica ser super completa, com muitos ingredientes e um sabor extraordinário.

Por ser composta de muitos itens, essa versão precisa de um maior investimento, mas o resultado vale muito a pena.

Essa receita é ideal para ser servida em momentos especiais, onde você quer impressionar e surpreender os convidados.

Além disso, a variedade dos ingredientes também ajuda a deixar o prato mais nutritivo, dando muita energia e saciedade.

Para preparar essa feijoada carioca, os ingredientes necessários são linguiça fina fresca, linguiça de porco grossa fresca, costela defumada, toucinho maro defumado, lombo de porco salgado, lombinho de porco fresco, cerne de peite magra fresca, carne seca, feijão preto, língua de porco defumada, pezinho, orelha, rabinho e paio.

Além de todos esses itens, você precisará de temperos como louro, alho espremido, óleo e sal a gosto.

Com todos esses ingredientes em mãos, basta conferir e seguir atentamente o passo a passo indicado no modo de preparo da receita.

O resultado é uma feijoada super completa, temperada, linda e com uma aparência de dar água na boca.

Você ainda pode conferir algumas dicas de como servir esse prato da melhor maneira para valorizar ainda mais o seu trabalho. Vale a pena conferir!

3. Feijoada com cachaça

Se você deseja fazer uma versão bem gourmet e bem feita de feijoada, essa receita é a escolha certa para você.

Essa feijoada passa por alguns processos que atenuam os sabores e deixam o resultado final ainda mais maravilhoso.

As etapas de preparo são divididas entre o preparo do feijão, o tempero e um refogado final que unirá os sabores e deixará a feijoada ainda mais suculenta e irresistível.

Para preparar o feijão, os ingredientes necessários são feijão, charque, orelha de porco salgada, pé de porco salgado, rabo de porco salgado, costelinha de porco defumada, toucinho, lombo de porco defumado, paio, linguiça portuguesa e carne de peito refogada.

Para os temperos, você precisará de ingredientes como salsão, cebola, alho, cebolinha, coentro, louro, pimenta do reino, bacon picado frito, laranja com casca, cachaça e sal a gosto.

E por fim, para o refogado final, você precisará de bacon picado, cebola, alho, cebolinha, louro, cachaça e suco de laranja.

Publicidade

Essa receita equilibra muito bem todos os sabores, e a cachaça ajuda a dar sabor e maciez para as carnes.

O tempero fica super completo e a aparência e aroma dessa feijoada é de dar água na boca. Será difícil resistir a essa delícia!

4. Feijoada de frango

Não gosta de carne vermelha mas quer experimentar uma feijoada espetacular? Então que tal testar a feijoada de frango?

Apesar de ser uma versão bem diferente da original, essa receita apresenta um sabor tão incrível quanto as versões clássicas.

Essa alternativa também serve perfeitamente para quem quer uma alternativa mais leve e amiga da dieta.

Para preparar essa receita deliciosa, você precisará de ingredientes como frango inteiro temperado desossado, sumo de limão, sal refinado, óleo de soja, cebola, feijão preto cozido, caldo de galinha, pimenta dedo de moça, cebolinha crua, salsa e alho a gosto.

Com todos esses ingredientes reunidos, basta conferir as medidas e cada etapa do modo de preparo.

Essa receita é uma opção mais econômica e menos calórica, então vale a pena seguir certinho a receita.

O resultado será um feijoada saborosa e irresistível, em uma versão ideal para quem quer evitar carne vermelha e outros ingredientes muito gordurosos. Vale muito a pena experimentar!

5. Feijoada de frutos do mar

Essa opção é super ousada e diferente, mas é ideal para quem quer surpreender com um prato criativo e sofisticado.

Gosta de pratos com frutos do mar? E qual tal uma feijoada bem feita e bem temperada sem as carnes de porco, mas com esses ingredientes em substituição?

Essa é a proposta dessa receita maravilhosa de feijoada de frutos do mar!

Para preparar esse prato, você precisará de ingredientes como feijão branco, folhas de louro, água, dentes de alho picados, cebola picada, azeite de oliva, tomate picado, açafrão, polvo cozido picado, camarão sem pele, mexilhão, lula e coentro picado.

Com todos esses ingredientes em mãos é só colocar a mão na massa e seguir cada orientação no modo de preparo.

O passo a passo é bem simples e a receita pode ser feita sem muitas complicações.

O resultado é um prato diferente, criativo, bem temperado e muito sofisticado. Além disso, a aparência é muito elegante e diferente das receitas clássicas, pois o feijão utilizado é o branco.

Para quem gosta de testar novas receitas e surpreender com pratos ousados, essa feijoada de camarão é perfeita, ideal para momentos especiais!

6. Feijoada vegetariana

Você possui uma dieta restrita e não ingere carnes? Então imagine poder saborear uma feijoada vegetariana feita com legumes bem temperados!

Essa versão é ideal para quem quer evitar as carnes, mas ainda leva alguns itens com origem animal, como queijo.

O resultado final é super saboroso e as texturas são muito agradáveis ao paladar, tanto maravilhoso quanto às versões clássicas.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como feijão preto, abobrinha picada, cenoura em rodelas, chuchu picado, vagens picadas, abóbora japonesa, salsão picado, pimentão vermelho, alho fatiado, cebola roxa em cubos, cebola branca em cubos, louro, cachaça, molho de soja, caldo de legumes, queijo provolone, azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.

A receita ainda indica uma versão de farofa para acompanhar a feijoada de legumes, também vale a pena conferir e fazer para deixar a receita ainda mais saborosa e completa.

Com os ingredientes em mãos, basta seguir corretamente o passo a passo, para que sua feijoada fique com o sabor e a textura certa.

O resultado é um prato livre de carnes, mas com texturas incríveis e um tempero de dar água na boca.

Em relação a aparência, a receita fica muito semelhante a uma feijoada clássica, será preciso provar para identificar a diferença.

O valor nutritivo dessa versão também é muito atrativo, oferecendo vitaminas e mineiras dos legumes utilizados.

Vale muito a pena experimentar essa versão e usá-la em ocasiões especiais para surpreender os convidados!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de feijoada que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed