Fricassê: 20 receitas para todos os tipos de gostos

Existem pratos que abraçam o estômago, que acalmam o coração e que enchem a casa de alegria. Entre tantas opções, com certeza, o fricassê está no top dez dessa lista. Afinal, um prato que recebeu pitadas brasileiras não poderia ficar fora desse ranking, certo?
Apesar de não ter as técnicas francesas, o prato brasileiro conta com um sabor indiscritível. Possui tudo o que a gente mais gosta em uma refeição: cremosidade, crocância e bastante queijo.

É uma receita tamanho família, preparado em travessa e bem caseiro. É bem raro encontrar esse prato nos menus de restaurantes por aí. Por isso, nada melhor que atualizar o seu conceito de fricassê e coloca-lo em outro patamar. Fique de olho em todas as versões e escolha a sua preferida:

1. Fricassê de frango

Dizem que queijo e gratinado sempre salvam, não é mesmo? E é isso que acontece nessa versão que também reaproveita as sobras do frango assado. O ideal é resgatar as partes mais “carnudas” como o peito de frango e a sobrecoxa. A receita é bem diferente e tem toques especiais de noz moscada, declaçagem com vinho branco, creme de leite fresco e amido de milho. Ficou curioso?! Clique na receita e confira todas as dicas!

2. Fricassê de frango simples

Procurando uma versão simples com ingredientes simples e pouquíssimos passos? Então, se liga nessa receita que leva apenas o frango desfiado refogado, creme de leite, requeijão, lata de milho verde, queijo mussarela e batata palha. Você piscou e ela está pronta!

3. Fricassê de carne

Se você é louco por carne ou tem um resquícios dela por aí, pode se aventurar nessa opção inesperada. Aqui, no lugar do creme de leite entra o requeijão. A preparação é feita em uma panela só, ou seja, não precisa do liquidificador. O milho, por exemplo, entra direto no refogado da proteína. E claro, que a batata palha não poderia faltar!

4. Fricassê de bacalhau

O almoço em família nunca mais será o mesmo depois que experimentarem esse delicioso fricassê de bacalhau. Apesar de não levar o clássico creme de milho, tem uma camada de batata souté cremosa que dá todo o tchan com as lascas do peixe. A cremosidade é tão marcante no prato que não tem como não se apaixonar na primeira garfada!

5. Fricassê de frango com batata

Esse prato é a opção certeira para quem quer inovar sem ter muito trabalho na cozinha. Afinal, o diferencial é adicionar uma camada de purê de batata na montagem do seu fricassê. O frango em si não tem muito segredo: refogado e creme de milho. É um prato completo já que leva a proteína e o carboidrato de uma vez só. Ah, e fica extremamente cremoso!

6. Fricassê de camarão

Outra opção para fugir do básico e preparar um prato diferente. Essa receita reúne diversos ingredientes para o preparo do creme. Além, dos camarões salteados, a base possui um refogado de pimentões, coentro à gosto e pedaços de palmito. O creme de milho é bem simples de ser feito e, para complementar, a sugestão é finalizar com fatias de mussarela e batata palha.

7. Fricassê de frango especial

Esse prato é especial por se tratar de uma versão repleta de temperos. Tem curry, extrato de tomate, pimentão, azeitona, cheiro verde e coentro. E nem por isso se torna uma receita difícil, é uma tranquilidade para fazer, pois as etapas são fáceis e sem complicações.

8. Fricassê de frango fit

Essa é uma receita que se assemelha ao prato original. Esse fricassê não leva o tradicional creme de milho e nem creme de leite. O molho é cremoso por conta da combinação da ricota, creme cheese e cenoura. É uma opção com menos calorias, leve e prático de preparar.

9. Fricassê de carne moída

Essa é uma outra versão que fará sucesso com a família toda! O preparo é iniciado com a carne moída, refogando ela com seus temperos favoritos. Nesse caso, o milho vai junto nesse refogado. O creme de milho é substituído por requeijão, que pode ser levado no microondas para dar uma amolecida. É simples, fácil, econômica e fica deliciosa.

10. Fricassê de frango cremoso

A versão mais procurada para quem ama esse prato é um fricassê bem cremoso, daqueles que chegam a escorregar no garfo e derreter no paladar. A sugestão é substituir o queijo mussarela por uma camada de catupiry na finalização. O frango também leva uma preparação diferente: milho verde, molho de tomate e requeijão. Deu para notar que suculência é o que não falta por aqui!

11. Fricassê de frango fácil

Para essa receita, você vai precisar de um creme de milho simples de liquidificador e um frango refogado a seu gosto. Após finalizar essas duas etapas, basta misturar tudo, levar para um refratário e polvilhar com queijo parmesão. Leve ao forno para o queijo derreter!

12. Fricassê de frango light

A versão light não altera muito da tradicional, pois a diferença está na escolha dos ingredientes. Você vai utilizar o creme de leite sem lactose, requeijão light e mussarela light.

Essa é uma receita em que toda a preparação é feita na panela. Enquanto, você refoga o seu frango desfiado, acrescente o restante dos ingredientes. A finalização fica por conta do requeijão e as fatias de queijo.

13. Fricassê de frango com requeijão

Essa receita reúne diversos ingredientes no preparo do frango para deixá-lo bem temperado, como extrato de tomate, alho, cebola, mostarda, orégano, chimichurri, sal e pimenta. O creme de milho é bem simples de ser feito e leva o caldo do cozimento de frango para levantar o sabor.

14. Fricassê de frango low carb

Essa é uma ótima opção para os celíacos, já que não leva trigo para engrossar o creme. O segredinho é acrescentar ao seu molho de milho um pouco de couve flor cozida, ela ajuda a dar consistência e é super nutritiva.

15. Fricassê de carne de sol

Essa opção de fricassê é composta por carne seca e um creme de milho bem simples. A carne é refogada no azeite com alho, cebola, pimentão vermelho, tomate e cheiro verde. O prato é levado ao forno até o queijo e a batata palha dourarem. Com certeza todos irão amar o resultado!

16. Fricassê de legumes

Esse fricassê também pode ser considerado vegano, pois além do recheio de legumes possui um molho branco bem especial. Esse conta com um “leite” caseiro de amêndoas, temperos básicos e farinha de trigo. Os legumes é livre, utilize os seus preferidos ou o que tiver dando bandeira em sua geladeira. No refratário é só jogar esse creme sobre seu refogado e levar ao forno.

17. Fricassê de frango vegano

Na verdade, o frango é substituído por carne de jaca. A textura é a mesma e conta com os mesmos temperos de uma proteína comum. A cremosidade fica por conta de dois molhos: o de milho e outro de castanha de caju. Ambos são preparados com água e com a ajuda do amido de milho para engrossar. Nada como uma comida colorida, saudável, saborosa e livre de crueldade animal.

18. Fricassê de calabresa

Esse fricassê possui uma proteína diferente e uma preparação pra lá de criativa. Consiste em duas camadas, a primeira com um refogado de batata palha e a outra de calabresa cremosa. Sim, parece estranho mas fica muito saborosa e vale a pena conferir!

19. Macarrão fricassê

Que tal unir duas receitas em uma só? É isso que acontece nessa versão de Penne com molho fricassê! O passo a passo foge de tudo o que estamos acostumados a ver por aí, pois é a típica receita de uma panela só. Tem molho branco, tem gratinado e um frango com milho mega temperado. O pessoal de casa vai explodir de alegria com esse prato diferentão!

20. Lasanha de fricassê

Mais uma união que vai fazer sucesso na sua mesa: lasanha + fricassê. O prato conta com camadas de massa de lasanha, queijo, molho fricassê e batata palha. O molho, com certeza, é o segredinho dessa receita. Além de um frango super temperado tem um creme de milho mega fácil que não leva creme de leite. Fique atento e faça agora mesmo em sua casa!

Se a preguiçinha bater por aí já sabe aonde recorrer, não é mesmo? O fricassê salva qualquer refeição e não dá trabalho nenhum!