Guacamole: 7 versões incríveis desse aperitivo mexicano

O guacamole é um tipo de aperitivo ou acompanhamento muito popular e típico na culinária Mexicana.

Publicidade

O sabor diferenciado, a textura suculenta e as combinações incríveis fizeram com que esse prato conquistasse o mundo todo.

E por aqui não é diferente, o guacamole conquistou o paladar brasileiro e é usado tanto como acompanhamento quanto como petisco principal.

As combinações mais comuns são com tacos, torradas, bolachas ou salgadinhos estilo nachos, como o Doritos.

Além disso, é possível encontrar várias variações dessa receita por aí. Na culinária mexicana é bem comum que os pratos sejam bem intensos e picantes.

No entanto, caso você prefira uma versão mais leve ou bem temperadinha, também é possível adaptá-la ao seu gosto.

Para te ajudar a fazer essa receita incrível em casa em diversas versões, separamos uma seleção de guacamoles incríveis e deliciosas.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de guacamole

Confira a seguir 7 receitas práticas e muito saborosas de guacamole para servir e se deliciar:

1. Guacamole tradicional

Se você quer experimentar uma versão mais tradicional e clássica dessa receita mexicana, essa alternativa traz uma opção simples e muito saborosa.

A receita tradicional leva poucos ingredientes, tem uma textura bem cremosa e suculenta e um tempero bem equilibrado.

Ao servi-la com nachos, o sabor do petisco fica mais intenso e temperado. Sendo assim, você pode escolher tanto nachos com sabor ou tradicionais.

Para deixar tudo com aquele toque mexicano bem apimentado, você pode servir o guacamole com salgadinhos picantes.

Já se prefere algo mais suave, pode optar por servir com torradas, bolachas ou como recheio de sanduíches.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como avocados maduros, tomate maduro, caldo de limão, coentro picado a gosto, sal e pimenta do reino moída na hora.

O ponto dos avocados é muito importante, é preciso que eles estejam maduros mas não muito moles.

Com isso, você conseguirá uma textura cremosa porém mais firme, pois precisará misturar para integrar os outros ingredientes e temperos.

Após selecionar os ingredientes, é só conferir as medidas necessárias de cada um deles e adaptar de acordo com o rendimento que você deseja.

Feito isso, é só seguir para o passo a passo indicado no modo de preparo, que é super simples e rápido!

Adicione o acompanhamento que desejar e decore o seu aperitivo para deixa-lo ainda mais irresistível.

O resultado é uma receita mexicana deliciosa, suculenta e diferenciada. Vale a pena testar!

2. Guacamole com suco de laranja

A maioria das receitas de guacamole levam suco de limão, com o objetivo de equilibrar o sabor e principalmente preservar e conservar os ingredientes.

Sem o suco ácido, a receita tende a escurecer e mudar o seu sabor. Ou seja, você perderá rapidamente seu guacamole.

Nessa versão, além desse conservante, a receita também usa o poder do licor ou suco laranja. Essa opção também ajudará na duração do alimento, mas também adocicará com pouco o sabor.

A laranja dará aroma para a receita e também equilibrará bem os sabores, ajudando a harmonizar tudo de forma sutil, suave e deliciosa.

Outro diferencial dessa versão é que ela utiliza a cebola roxa, que agrega no tempero e ressalta os demais ingredientes.

O segredo aqui está na delicadeza para pica-la de forma bem pequenininha, para que a textura e a aparência fiquem agradáveis e o sabor mais leve.

Os ingredientes necessários para preparar essa versão de guacamole são cebola roxa, suco ou licor de laranja, suco de limão, abacate, azeite de oliva e sal a gosto.

Após reunir os ingredientes e conferir as medidas de acordo com o rendimento que você deseja, é só avançar para o modo de preparo que é super prático e rápido.

A receita também sugere que você aproveite esse aperitivo e sirva como acompanhamento com nachos, tacos ou salgadinhos de milho.

Além disso, outra sugestão é servir o guacamole em porções individuais, em pequenas taças, acompanhados de cenoura crua em palitos. Essa opção fica ótima para servir de uma forma mais gourmet para convidados, familiares ou amigos.

Publicidad

O importante é usar a criatividade na hora de servir para deixar sua receita ainda mais bonita e criativa. De qualquer forma, o sabor com certeza já conquistará o seu paladar!

 

3. Guacamole com alho e pimenta

Essa versão é perfeita para o público que adora comidas bem temperadas e cheias de sabor.

A receita tem uma base tradicional, mas leva itens adicionar como alho, cebola roxa e pimenta dedo de moça.

Esses temperos trarão um sabor super diferenciado e especial para seu guacamole, deixando-o ideal para servir como aperitivo ou acompanhamento.

Graças ao tempero bem equilibrado e presente na receita, você ainda pode usar essa versão como recheio de tacos ou sanduíches naturais.

Apesar da presença da pimenta, também é possível adaptar caso você não goste de nada muito picante.

Uma dica interessante para isso é retirar as sementes e deixa-las de fora da receita. Sem as sementes, a pimenta agregará mais sabor do que ardência.

Você também pode controlar esse fator alterando as medidas da pimenta em sua receita, adicionando mais para um sabor mais picante e vice-versa.

Os ingredientes necessários para preparar essa versão de guacamole são cebola roxa bem picadinha, pimenta dedo de moça, avocados ou abacate, alho, tomate italiano, coentro fresco, suco de limão, sal e pimenta do reino.

Após conferir a lista e as medidas de cada item, verifique também o rendimento que você deseja e se há a necessidade de multiplicar a receita ou fazer só metade.

Feito isso, é só avançar para o modo de preparo fácil e rápido ensinado na receita, que consiste em uma mistura dos vegetais e temperos.

Decore e sirva como quiser, e se prepare para se deliciar e receber muitos elogios. Se você gosta de comida boa e bem temperada, vale a pena experimentar essa versão!

4. Guacamole com requeijão

Já experimentou várias versões de guacamole e quer fazer algo diferente e criativo dessa vez? Então essa receita é especialmente para você!

Essa versão diferenciada de guacamole com requeijão é ótima para quem gosta de inovar na cozinha e fazer misturas ousadas.

O requeijão deixará seu guacamole ainda mais cremoso e com uma consistência super agradável ao paladar.

Além disso, também agregará sabor, dando um toque de queijo delicioso para sua receita.

Com isso, você poderá fazer várias combinações diferentes como acompanhamento ou recheio, já que o requeijão também faz um bom trabalho nesse modo até mesmo sozinho.

Para preparar essa versão deliciosa, você precisará de ingredientes como requeijão cremoso, abacates maduros, tomates sem sementes, alho, cebola média, pimenta sem semente, suco de limão, coentro e sal a gosto.

Após conferir as medidas e adaptar conforme o rendimento desejado, siga para o passo a passo indicado no modo de preparo.

Em poucos minutos seu guacamole já estará pronto, suculento, com uma aparência irresistível e um sabor maravilhoso.

Por fim, é só usar a criatividade na apresentação e nos acompanhamentos, servir e se deliciar!

Se você ama receitas cremosas e bem temperadas, vai amar experimentar essa versão. Vale a pena testar!

5. Guacamole abrasileirado

Ainda na seleção de receitas diferentes e ousadas, temos essa versão de guacamole abrasileirado para você fazer em casa e se deliciar.

O grande diferencial dessa versão está no fator de cremosidade e sabor, já que a receita utiliza mais ingredientes com essa textura.

Os itens como requeijão, temper cheese e queijo parmesão deixarão o sabor do guacamole bem diferente e interessante.

O sabor presente do queijo dará um versão nova de aperitivo, que combina perfeitamente com diversos acompanhamentos.

Desse modo, o tempero ficará bem distribuído e equilibrado, e o sabor do abacate ficará bem mais suave e leve.

Essa versão é ideal para quem não gosta muito do sabor do abacate, mas ama os temperos e o resultado final do guacamole.

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como abacate, requeijão cremoso, temper cheese ou cream cheese, alho amassado, tomates picados, cebola picada, coentro, cebolinha verde, pimenta malagueta, suco de limão, sal e queijo parmesão em triângulos.

O queijo parmesão entra como uma ideia de acompanhamento, onde você pode montar um prato lindo e com uma aparência de dar água na boca.

Após reunir os ingredientes, confira as medidas necessárias de cada um deles de acordo com o rendimento que você deseja para seu guacamole.

Esse cálculo deve ser feito de acordo com quantas pessoas você deseja servir, se quer uma porção individual ou para visitas ou convidados.

Além do queijo, você também pode servir essa versão super cremosa com torradas, nachos, tacos ou recheio de sanduíches.

O modo de preparo é bem simples e super fácil e rápido. Ou seja, em poucos minutos tudo já estará pronto e delicioso!

O resultado é um prato diferente, irresistível, bem temperado e muito cremoso. Vale a pena testar e experimentar!

6. Guacamole com camarão flambado

Essa versão especial é perfeita para quem quer servir algo mais sofisticado e requintado para convidados, amigos ou familiares.

O camarão flambado dá uma cara super gourmet para a receita, além de agregar muito sabor para o prato.

A receita se divide em duas etapas, o preparo do guacamole e do camarão. No entanto, os preparos são bem simples e rápidos.

A etapa mais trabalhosa será a de flambar o camarão, mas não se preocupe, você pode adaptar do seu jeito e frita-los como quiser.

A receita ensina de forma bem fácil e didática, tanto em forma de texto quanto em vídeo. Ou seja, você pode assistir e tirar suas dúvidas para refazer tudo em casa!

Os ingredientes necessários para o guacamole são avocado, abacate, limão siciliano, azeite tomate italiano, cebola roxa média, pimenta dedo de moça, coentro, sal marinho e pimenta do reino.

A receita também indica que você utilize nachos a gosto como complemento de seu guacamole.

Já para o camarão flambado, os ingredientes necessários são camarão rosa pequeno, azeite, sal marinho a gosto, pimenta do reino a gosto, limão siciliano, tequila e coentro a gosto.

Após conferir cada ingrediente e as medidas para cada um deles na receita, é só seguir o passo a passo corretamente para que tudo fique no ponto certo.

O preparo é bem simples e em poucos minutos tudo já estará pronto para você montar e servir.

O resultado é um prato lindo, gourmet, saboroso e com texturas incríveis. Vale muito a pena testar em suas ocasiões especiais e surpreender o seu paladar e de seus convidados!

7. Guacamole com carne moída

Já se você quer uma versão diferente e especial, mas mais econômica que a receita com camarão, essa versão pode ser a ideal para você.

A carne moída também é bem utilizada nas receitas típicas mexicanas e adoradas no Brasil e no mundo, como recheios de tacos e chilli.

Essa versão de guacamole une sabores deliciosos e característicos, tem uma textura muito agradável e um ótimo rendimento. Ideal para preparar como aperitivo para servir os amigos e convidados!

O preparo dessa receita é divido em duas etapas, o preparo do guacamole e da carne moída.

Os ingredientes necessários para o guacamole são abacates, tomates, suco de limão, cebola média, azeite de oliva e sal.

Já para a carne moída, você precisará de patinho moído, molho inglês e caldo de carne em tablete.

Após reunir os ingredientes de acordo com as medidas necessárias, siga o passo a passo de preparo de cada etapa indicado no modo de preparo da receita.

Os procedimentos são bem simples e em poucos minutos seu guacamole já estará prontinho para ser servido e apreciado.

O resultado é um prato versátil, saboroso e com uma aparência de dar água na boca. Gosta de testar receitas criativas e ousadas na cozinha? Então vale a pena testar essa versão!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de guacamole que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed