Kefir: 13 opções de receitas para adicionar esse ingrediente incrível

O kefir de leite é uma bebida fermentada, originada séculos atrás nas montanhas do Cáucaso, e apresenta um sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte.

Publicidade

Você pode produzir essa bebida probiótica a partir da fermentação de algum líquido, como água ou leite.

Os nutricionistas consideram ele muito mais saudável do que o iogurte, uma vez que contém uma grande população de leveduras e bactérias benéficas.

O kefir contém sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, molibdênio, manganês e zinco, vitaminas A, complexo B, C, D, E, K2 e aminoácidos essenciais como metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina.

Ou seja, apostar nesse ingrediente em suas receitas é investir em sua alimentação saudável e garantir todos esses benefícios para o seu corpo!

As receitas que usam o kefir são maravilhosas para a saúde. Ele fortalece o sistema imunológico, deixando a pessoa menos exposta a infecções. Além disso, é rico em proteínas, favorecendo a aceleração do metabolismo.

Para quem gosta de estar sempre na dieta, também pode contar com a vantagem de que o kefir tem apenas 37 calorias a cada 100g.

Ele também regula a flora intestinal e é rico em vitamina B, melhora a pele, cabelos e unhas.

Além disso é fonte de cálcio ajuda a proteger os ossos. Combate alergias, reduz o colesterol e regula a pressão alta.

Ele pode ser consumido de diversas formas. Você pode utilizar o ingrediente puro ou misturado a frutas e cereais, para preparar queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

E o melhor, ele pode ser usado por pessoas intolerantes a lactose!

Por isso, recorrer a diferentes receitas é sempre uma boa opção. E é isso que você encontrará em nossa lista de receitas maravilhosas com Kefir!

Como conseguir o Kefir

Você pode conseguir o kefir por meio de doação, procure em sua cidade doadores, por redes sociais.

Existem grupos de doação, eles iram te dar um muda congelada ou com um pouco de leite. A partir daí é só os cultivar, com o tempo irão crescer.

Porém, o kefir também pode ser comprado. Muitas cidades ainda não tem doadores, então já existem pessoas que cuidam dos grãos, desidratam, fazem todo um manual para você aprender como cuidar e mandam até sua casa com o frete grátis.

A primeira coisa que você deve aprender para fazer as receitas é como fazer o leite de kefir.

Receitas com Kefir

Confira a seguir 13 receitas gostosas e muito nutritivas com Kefir para você fazer em casa e aproveitar todos os benefícios desse ingrediente:

1. Mousse de Kefir

Adultos e crianças vão adorar essa receita. Simples e fácil de preparar, você só precisa colocar todos os ingredientes no liquidificador.

O mais divertido é que você pode escolher o sabor da gelatina que vai no mousse e escolher os seus sabores favoritos.

Além disso, você só vai precisar de kefir, leite de kefir, leite condensado e baunilha. Super rápido e fácil de preparar, vale a pena testar!

2. Iogurte de Kefir

A receita é muito simples e você vai precisar apenas dos grãos de kefir e de 1 litro de leite.

Como na receita do mousse, o sabor é você que escolhe. Você pode usar as frutas de sua preferência, chocolate ou apenas adoçar e consumir.

Também é indicado para adultos e crianças. Lembre-se de que o seu iogurte pode ser fermentado por no mínimo 12 horas e por no máximo 36 horas.

Essa versão é mais potente e saudável do que os iogurtes tradicionais e comuns de marcado, então, vale a pena experimentar!

3. Queijo de Kefir

Muito mais saudável do que o queijo tradicional, ele auxilia nas dietas, é super ligth, detox e você pode servir com torradinhas ou compor outras receitas deliciosas a base de queijo.

A receita leva kefir, leite, sal e os condimentos que você mais gosta. Toda a família vai aproveitar e se deliciar com esse queijo.

4. Sorvete de Kefir

Mais uma opção para adultos e principalmente para as crianças.

Todos pais têm dificuldades de incluir sabores saudáveis e deliciosos na alimentação dos pequenos.

O sorvete é fácil de fazer, cremoso e de quebra ajuda na dieta dos adultos. Mas se você quiser, e não estiver de dieta, pode usar leite condensado na receita.

Aposto que as crianças vão gostar muito mais dessa versão! Além disso, as opções de sabores são desde frutas de sua preferência até chocolate.

Uma delícia super saudável e nutritiva para refrescar os dias quentes e se deliciar!

Publicidad

5. Bolo de iogurte com Kefir

Um bolo sem glúten, muito fácil de fazer e com menos calorias que os bolos comuns.

O bolo de iogurte de kefir é muito saboroso e saudável, não leva farinha de trigo e mesmo assim fica com uma massa leve e saborosa.

Você pode usar a sua calda preferida para cobrir seu bolo, nossas sugestões são as caldas de laranja ou de chocolate.

Essa receita é a opção perfeita para quem está em uma dieta sem glúten. Para essa receita você vai precisar de ovos, farinha de arroz, manteiga e fermento, além do kefir, é claro.

6. Crepe de Kefir

Quem não é apaixonado por crepe? A receita desse crepe deixa a massa mais leve e menos gordurosa.

Pode ser servido com a sua geleia favorita ou outro recheio de sua preferência, até mesmo com o queijo de kefir citado acima.

Para ficar mais gostoso, a receita leva coco seco ralado e açúcar orgânico, o que ajuda a potencializar os benefícios.

Além disso, a receita usa sal marinho que é muito mais saudável e ideal para sua dieta com uma alimentação controlada.

7. Sorvete de Kefir, Mel e Amêndoa

Uma sobremesa com um saboroso sorvetinho de kefir, mel orgânico e amêndoas laminadas levemente tostadas.

Como resultado fica um saboroso equilíbrio entre a acidez do kefir e a doçura do mel.

A receita rende 5 porções, aproveite para fazer nos finais de semanas quentes e surpreenda todo mundo com essa delícia!

8. Torta Fit de Frango e Kefir

Uma torta que une o saudável e o delicioso, com vários legumes para deixar a torta leve e super fitness.

Você vai precisar de abobrinha, cenoura, espinafre, ovos e fermento cozido para pão.

Além disso, para deixar a receita mais fácil e rápida, antes de começar o peito de frango já deve estar cozido e desfiado. Vale muito a pena experimentar essa receita!

9. Panqueca Integral com Kefir

Você vai precisar de um liquidificador e uma frigideira, de preferência, antiaderente.

Dicas para recheios da panqueca: carne, frango desfiado, cogumelos, mix de legumes ou o use sua criatividade!

Se desejar, cubra com um molho ao sugo ou branco, queijo ralado e leve ao forno para gratinar. O resultado é incrível, vale a pena testar!

10. Bolo de Laranja com Kefir

Mais uma receita com kefir que vai conquistar adultos e crianças.

Para essa receita você vai precisar três tipos de farinha: farinha de trigo, farinha de aveia fina e farinha de quinoa. Essas farinhas também oferecem benefícios para sua saúde.

Já deixe pronto um copo suco de laranja e a casca da laranja ralada.

Além disso, você vai usar margarina sem sal, açúcar mascavo, mel, 3 ovos e fermento em pó.

O modo de preparo é bem simples e pode ser feito com o auxílio de um liquidificador.

Por fim, é só levar a mistura para uma forma média untada e levar sua receita para o forno. O resultado é cheio de sabor e muito nutritivo, vale a pena testar!

11. Suco Verde com Kefir

A melhor coisa pra começar o dia é despertar seu intestino com um suco verde rico em probióticos bem como enriquecido com Kefir de Frutas!

Para essa receita você pode encontrar pronto o kefir de limão. Além disso, você vai usar abacaxi, couve, espinafre, hortelã, quiabo, gengibre e gelo.

Para o preparo você vai usar o liquidificador, deixando a receita mais rápida e prática. Essa versão é ideal para começar o dia cheio de energia com uma opção deliciosa e cheia de frescor!

12. Vinho de Morango com Kefir

As pessoas usam o kefir para fazer queijos, manteiga e também vinhos diversos, pois logo descobriu-se que esses grãos fermentam que é uma maravilha todo e qualquer suco, já que essa colônia de microrganismos se alimenta de açúcar e converte o kefir em álcool.

Para fazer o vinho você vai precisar de morangos, água mineral, açúcar mascavo e 100 gramas de kefir.

Você vai precisar de uma garrafa de vidro, colher esterilizados.

Em seguida é só pegar os morangos picados e colocar na garrafa. O vinho demora em média 15 dias para ficar pronto.

Todo dia, você terá que abrir a garrafa pelo menos uma vez. Atenção, se não fizer isso, os gases da fermentação podem estourar a garrafa!

O resultado é incrível e faz valer a pena todo o processo de preparação, vale a pena experimentar!

13. Patê de Kefir

Ele é feito apenas usando o liquidificador e fica leve, suave, aerado!

Para essa receita você vai precisar de iogurte de kefir, alho, mostarda, salsinha, pimenta do reino, orégano, óleo e sal.

Além disso, depois de pronto, você pode misturar tomate seco picadinho ou azeitonas picadas, cenoura ralada, queijo parmesão ralado, ricota amassadinha ou qualquer outro ingrediente de sua preferência.

Sirva com torradas ou outro acompanhamento de sua preferência!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma receita com Kefir que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed