Muffin salgado: 25 sabores para você experimentar!

Esquece aquele bolinho de baunilha com gotas de chocolate. Os muffins salgados são outra história! Eles são uma perdição para qualquer lanche da tarde, café da manhã, fome da madrugada e quem sabe um almoço acompanhado de uma saladinha.

Enfim, são super versáteis! E não é só na refeição não. A maioria possuem uma massa fofinha, que podem ser integrais ou não, e um recheio à sua escolha. Por isso, que eles são ótimos para explorar o universo dos legumes e restinhos de geladeira. Se você tem alguém em casa que abomina algum alimento, com certeza, você pode disfarçar adicionando nesses bolinhos assados.

Com uma praticidade e tanto, o que não irão faltar são opções para fazer o ano inteiro. Fique com a gente e confira essa maravilhosidade de lanchinho:

1. Muffin low carb

Para quem segue esse tipo de dieta, com certeza, vai amar essa versão com azeitonas que é fácil, rápida e gostosa! O melhor é que não precisa nem de batedeira, ou seja, você bate tudo com um fouet e pronto. Anote a lista de ingredientes e se joga pra cozinha agora mesmo: ovo, farinha de amêndoas ou de outra oleaginosa, farinha de linhaça, sal, fermento em pó e azeitonas. Uma dica deliciosa é acompanhar com alguma pastinha ou manteiga.

2. Muffin salgado fit

Receita fácil de muffin de batata doce com espinafre e cebola que não precisa de nenhum equipamento elétrico, apenas um ralador e uma colher de pau para misturar. É proteico, nutritivo, sem glúten, sem lactose e perfeito pra reeducação alimentar. Outro ponto positivo é que mesmo que você seja mais demorado na cozinha e gaste uns minutos a mais para preparar esta receita, a vantagem é que ele rende 12 porções e ainda pode ser congelado. Ótimo, não é mesmo?

3. Muffin de legumes

O bom dessa receita é que fica pronta em instantes e você pode abusar dos restinhos de legumes e proteínas que tem na sua geladeira. Esse muffin é uma opção nutritiva, pois no lugar das farinhas e gorduras refinadas, entra ingredientes naturais e integrais. O recheio possui milho, pedaços de brócolis cozidos, cenoura ralada e frango desfiado. Enfim, mais uma receita para mostrar que comida saudável não tem nada de sem graça ou sem sabor!

4. Muffin de cenoura

Uma vantagem de acrescentar legumes ou verduras à massa é que as receitas ficam mais coloridas. E a gente sabe, que a cor é algo que atrai não só adultos mas despertam curiosidade nas crianças também. Por isso, esse muffin promete arrasar no lanche da tarde ou até naquele piquenique do final de semana. O recheio é outra coisa que deixa o bolinho ainda mais interessante: presunto, cream cheese e milho.

5. English muffin

Tudo bem que esse bolo inglês não tem muito haver com o muffin que estamos acostumados a consumir. Porém, é uma opção mais elaborada para quem curte colocar a mão na massa. Seu processo é um pouco mais lento por se tratar de fermentação natural. Mas garanto que vale muito a pena experimentar! O seu cozimento é outro diferencial: ele é feito na chapa ou frigideira. Nada melhor que começar o dia com esse muffin tostado e uma manteiguinha por cima.

6. Muffin de abobrinha

A couve flor e a abobrinha sempre rendem ótimas receitas light. Como esta, de um prático muffin salgado que se apresenta como uma opção saudável para matar a fome a qualquer hora do dia. O papel da farinha é substituído por esses vegetais, ou seja, é uma mistura única. A receita também conta com ovo, cebola, queijo e aveia em flocos. Que tal trocar sua quiche com salada por esse muffin super gostoso?

7. Muffin de espinafre

Até quem não gosta de espinafre vai adorar esse muffin super saboroso e fácil de fazer. Atenção para os ingredientes necessários: farinha de trigo, leite, fermento pó, sementes de linhaça, espinafre, tomate, cheiro verde, azeitona, azeite, sal e pimenta do reino. Com esse time caprichado, não tem como dar ruim, não é verdade?

8. Muffin vegano

A base dessa receita é um creme de soja. Por isso, é ideal que os grãos fiquem de molho de um dia para o outro. Com isso, é só misturar com o restante dos ingredientes, que leva água, azeite e o alho. O recheio é livre, mas a sugestão é fazer um mix, tipo saladinha, com alho poró, cebolinha, tomate e azeitonas. Ficam super macios e com uma textura semelhante à torta de liquidificador.

9. Muffin de brócolis

Essa é uma opção certeira para quem não come carne! Afinal, os brócolis cozidos entram em cena proporcionando uma massa colorida e nutritiva. O melhor são os pedacinhos que ficam no paladar! Você só precisa misturar os ingredientes, com a mão mesmo, e depois levar para assar. A maioria dos ingredientes são naturais e levam temperos como alho em pó, orégano, sal e pimenta vermelha.

10. Muffin de queijo

Esse muffin é perfeito para saborear a qualquer hora do dia! Afinal, quem não gosta de queijo? Para formar aquela crosta crocante, a dica é polvilhar um pouquinho do queijo parmesão antes de levar para assar. Sirva quentinho, prepare um café bem gostoso, feche os olhos para se teletransportar para aquela cafeteria amada!

11. Muffin integral

Versões integrais também vale para essa lista! E olha que essa, uni tudo o que a gente mais gosta: sabor, facilidade e saúde. O diferencial é o uso da farinha integral, do leite vegetal e da aveia em flocos. O resto são os tradicionais de sempre: fermento em pó, sal, óleo e alguns temperos à gosto. Para o recheio você pode usar espinafre e tomate picado.

12. Muffin de tapioca

Se a tapioca já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Que tal experimentar na versão muffin? A substituição é muito simples, no lugar da farinha de trigo entra a goma de tapioca. Já o recheio é por sua conta, solte a sua imaginação ou adicione tudo o que tem na geladeira e se joga!

13. Muffin de milho com abobrinha

Um bolinho salgado nada convencional, mas muito gostoso! O milho e abobrinha são as estrelas principais dessa receita que também leva queijo meia cura e fubá. Se você procura um coringa na culinária, não deixe de preparar essa receita e colocar na lancheira da criançada.

14. Muffin de presunto e queijo

Sabe aquela receita fácil, incontrolável e que dá vontade de comer tudo? É isso que acontece com esse muffin de misto quente. A massa fica fofinha por conta do iogurte e caso você queira trocar o recheio também dá super certo. Só não pode deixar de fazer esse muffin delícia!

15. Muffin de calabresa e queijo coalho

Essa receita é daquelas que todo mundo vai fazer em casa, é tão prática que dispensa o uso de batedeira e liquidificador. Confira os ingredientes desse recheio: azeite, linguiça, azeitonas, queijo coalho, cebola, salsinha e cream cheese. O resultado é um muffin coradinho, fofinho e com pedacinhos de queijo e calabresa. Sério, não dá para resistir!

16. Muffin misto quente

Nós temos a solução para quando bater a fome e o tempo for curto: muffin de misto quente. Sim, um bolinho assado super fácil de preparar com aqueles ingredientes básicos da geladeira. A receita faz jus ao nome, já que na sua preparação conta com pão de forma e a dupla queijo e presunto. No mais é só ter em mãos um ovo e creme de leite. Enfim, também é uma ótima alternativa para dar uma cara nova naquele sanduíche do dia a dia!

17. Muffin de frango

Tem sobra de frango desfiado por aí? Prepare esse muffin delicioso e saudável que leva farinha de linhaça e integral na massa. A receita rende seis unidades e pode ser conservados na geladeira por três dias e congelados por vinte dias. É um ótimo quebra galho para aqueles dias que bate uma fome em horários nada convencionais!

18. Muffin de salsicha

Para fugir das versões light trouxemos uma opção saborosa que leva catupiry e salsicha! O bom é que você pode utilizar a mesma base para criar outros recheios. Portanto, tenha essa massa sempre em mãos para fazer esses lindos cupcakes salgados!

19. Muffin de ovo

Receita fácil para quem ama ovo! O legal é que você pode incrementar com os ingredientes que quiser ou o que tiver em casa. O preparo é semelhante a um omelete, só que feito no forno. Então, fica aqui uma sugestão para quando bater a preguiça e a vontade de comer um snack salgado for grande!

20. Muffin de bacon

Aprenda como fazer um muffin saboroso de bacon e ovos de codorna. Sim, fica super diferente! A massa também tem uns diferenciais comparada as outras, pois essa leva vinagre, bicarbonato de sódio e e iogurte. Quer conferir o resultado? Confira o passo a passo e não perca nenhum detalhe desse mimo em forma de comida!

21. Muffin de pizza

Chegou a hora de aprender mais uma receita dos deuses! Agora com um sabor pra lá de especial: pizza. Aqui, foi recheado com tomates picados, folhas de manjericão e queijo mussarela, a famosa marguerita. Aposto que vai ter muito delivery de pizza deixado de lado depois dessa descoberta gastronômica, correto?

22. Muffin de cogumelos e bacon

Estes bolinhos salgados são de comer e chorar por mais, possuem um sabor delicioso e os cogumelos não ficam secos. Além desse ingrediente secreto, o muffin conta com pedaços de bacon e creme de leite na massa. Já deu para notar que vai ser suculência total, não é mesmo?

23. Muffin vegetariano

Se você segue a alimentação vegetariana pode se jogar à vontade nesse muffin de brócolis, alho e queijo mussarela. Você só precisa bater a massa no liquidificador, adicionar os ingredientes secos e o recheio, mexer bem e levar para assar. Rendem tanto que vai dar para a família toda!

24. Muffin de carne moída

Além de fofinhos e charmosos, esses muffins são ótimos para acompanhar o PF do almoço ou para quem curte dividir as porções no dia à dia. A base desses bolinhos é a carne moída e tem como recheio uma mistura de ovos, tomate, mussarela e salsinha. Mas podem receber outros ingredientes para incrementar o sabor desse recheio. E se sobrar, basta congelar, para acompanhar uma saladinha no jantar ou o que você desejar.

25. Muffin de atum

Tem receitas que caem como uma luva no cardápio. Essa é uma delas, porque além de light, tem como protagonista aquela latinha de atum da despensa. Você pode adaptar a farinha de aveia, fazendo a troca pela de trigo, pode ajustar com o que tem casa. Sugestão: coloque uma colherzinha creme de ricota para deixar a massa bem macia.

Os muffins salgados foram feitos para qualquer ocasião! Vale usar a massa de um com o recheio de outro, mesclar três receitas em uma só, dar uns pitacos de chef e criar o seu próprio muffin! Libere a imaginação e bom apetite!