Petiscos para festas: descubra 20 ideias e receitas para servir convidados

Conheça nossa seleção com indicações de receitas de petiscos deliciosos para servir em festas

Se você está programando um evento precisa pensar nos petiscos para festas. Eles são excelentes opções para quem não quer servir uma refeição completa ou quer surpreender seus convidados antes do jantar.

Publicidade

As receitas de petiscos são bem simples, mas também muito deliciosas. Caso queira ficar preparado apenas para receber os convidados, contrate uma empresa para fazer os serviços, mas se sentir confiante, você mesmo pode criar e fazer seus petiscos.

Em nosso artigo reunimos algumas informações importantes para que a sua festa seja um sucesso só. Você vai saber como escolher os petiscos, como servi-los e algumas ideias para servir em sua festa. Aproveite!

Como escolher os petiscos para a festa?

O cardápio pode ser bastante variado para atender os gostos diferentes dos convidados. Por ser algo fácil e rápido de fazer, algumas pessoas preferem elas mesmas preparar os petiscos. Outras optam em contratar serviços de buffet especializado para dar um ar mais sofisticado ao receber os convidados.

Se a festa for simples, para amigos mais próximos e familiares, você pode optar por petiscos como os salgadinhos tradicionais, tomate gratinado, barquinhas de camarão e salpicão, entre outros.

Já se a festa for mais requintada, com convidados mais sofisticados, invista em algumas novidades como petiscos na colher, vol au vent, sushi, nachos, aspargos envolto em presunto e queijo de cabra ou crostini de nozes pecan com queijo de cabra.

Os petiscos podem ser frios e quentes e devem ser servidos separadamente. Os frios precisam ser servidos em uma mesa de frios, bem elaborada e que apresente uma grande variedade para os seus convidados se encantarem.

Os petiscos quentes são mais indicados para serem servidos no inverno, mas isso não impede que os seus convidados possam se deliciar com eles. Portanto, capriche na exposição deles na mesa da festa.

Como servir os petiscos na festa?

O ideal é que os petiscos sejam servidos acompanhados por outros alimentos ou bebidas. Faça uma combinação de cores de todos os alimentos que serão servidos para surpreender seus convidados.

Use e abuse da criatividade, pois ela será essencial nesse momento. Sirva frutas cítricas e doces juntas, aproveite para fazer o tradicional Romeu e Julieta ― queijo e goiabada ― e inove nas suas possibilidades.

Aguce a curiosidade de seus convidados e sirva, inicialmente, os petiscos diferentes que você tiver em sua festa. Capriche no visual colorido e na mistura de ingredientes, mas não esqueça de investir na qualidade e no sabor deles.

Quais as dicas de petiscos para festas?

Você vai encontrar diversos petiscos e será difícil escolher quais os melhores para servir na sua festa. Por isso, selecionamos alguns petiscos dos mais tradicionais aos mais inovadores para deixar seus convidados com água na boca.

1. Espetadinha de tomate-cereja

Espetadinha de tomate-cereja

A espetadinha de tomate-cereja é uma ótima opção de petisco que inclui ingredientes super simples, mas que precisam ser frescos para ter uma bela aparência. Ela pode ser servida com mozarella, folhas de manjericão e molho pesto como entrada ou como acompanhamento para uma bebida.

2. Pão recheado

Pão recheado com calabresa

O pãozinho é sempre um excelente petisco, ainda mais se for incrementando com recheios variados. Pode ser feito desde o recheio tradicional com queijo e bacon até usar camarão, linguiça e bacalhau.

3. Petiscos para festas na colher

Petiscos para festa na colher

Os petiscos servidos na colher são uma grande novidade e prometem surpreender qualquer convidado com a criatividade. Muito usado nas festas finger food, eles são fáceis de fazer e podem ficar ainda mais originais se as colheres forem comestíveis.

4. Salgadinhos tradicionais

Salgadinhos tradicionais para festa

Os salgadinhos tradicionais não podem faltar em nenhuma festa. Os mais usados são os risoles, croquetes, coxinhas, empadas, bolinhos de queijo, pastéis de bacalhau. Mas existem muitas outras opções.

5. Tábua de frios

Tábua de frios para festa

A tábua de frios é um petisco bastante usado em festas, já que é muito fácil de fazer. Deve ser servido uma mistura de queijos, presunto, fiambre, salames e azeitona. Para decorar a tábua, você poderá misturar várias frutas.

6. Vol au vent

Vol au vent

Para quem não conhece o Vol au vent é um petisco no formato de copinho feito com massa folhada e recheado com diferentes sabores. Pode ser usado o creme de gorgonzola, creme lorraine ― base de bacon ―, queijo, cebola, azeitonas e tomate seco, camarão, creme de salmão e o que mais a criatividade permitir.

Eles são bastante usados como sobremesas e podem ser recheados com chocolate, creme de coco, mousse de maracujá, chocolate branco, mousse de morango, creme de abacaxi, entre outros.

7. Sushi

Sushi para festa

Os petiscos japoneses são excelentes para festas pela variedade de cores e por ter muitas opções para servir. São opções mais dispendiosas, porém, proporcionam muita sofisticação. É uma iguaria bem fresca, saudável e apetitosa para qualquer mesa de festa.

8. Nachos

Outra grande novidade em festas, são os famosos nachos que podem fazer muito sucesso na sua mesa. São deliciosas tortilhas feitas de milho ou de trigo que podem ser servidas com uma variedade de molhos feitos de diferentes ingredientes.

9. Pão de alho

Se quiser outra opção de pão, o pão de alho é um ótimo petisco. Como recheio, pode ser usado só o queijo, o queijo com o bacon, as ervas aromáticas, presunto, patê de carne ou presunto. O importante é que ele fique bem dourado para ganhar destaque em sua mesa.

10. Tomate gratinado

Publicidade

O tomate gratinado é uma receita bem simples, mas que deixa a mesa da festa muito linda. O recheio pode ser feito de ricota, de queijo, patê ou qualquer outro de sua preferência. Quer dar um detalhe mais sofisticado? Acrescente nozes trituradas.

11. Bruschetta de tomate

Bruschetta de tomate

A bruschetta é um antepasto italiano feito à base de pão e fica delicioso quando tostado em grelha com azeite. São várias opções de bruschetta, mas a mais famosa é a de tomate. Por cima do pão, são colocados tomates e manjericão. Super simples de fazer e é um ótimo petisco para qualquer festa.

12. Aspargos envoltos em presunto e queijo de cabra

Se você quer algo mais elegante na sua mesa de festa, considere usar como petisco o aspargo envolto em presunto e queijo de cabra. Com certeza, será uma opção saudável e de muito bom gosto para os seus convidados.

13. Crostini de nozes pecan e queijo de cabra

Crostini de nozes

O crostini de nozes pecan e queijo de cabra é uma excelente opção para ser servido com um bom vinho. Eles são muito crocantes e saborosos e darão um toque especial na mesa da festa.

14. Espetinho de presunto com melão

Esse espetinho é bem diferente, já que une presunto com melão. É uma boa opção decorativa para a mesa de festa e pode ser servido junto com as bebidas. Os convidados vão adorar!

15. Presentinho de cream cheese

Presentinho de cream cheese

Feito de ricota e cream cheese, esse petisco tem o formato de um presentinho com laço e promete chamar atenção dos convidados. Ele pode ser servido acompanhado de biscoito e torrada.

16. Barquinha de camarão com purê e bacon

Esse tipo de petisco encanta tanto adulto quanto crianças, principalmente se tiverem camarões graúdos. A barquinha de camarão quando servida com purê e bacon, torna-se deliciosa e pode deixar a mesa bem decorada.

17. Guirlanda de petiscos

Em formato de guirlanda, esse petiscos são feitos com pão branco, queijo gorgonzola, cream cheese, presunto parma e com uma pitada de geleia de damasco. Além disso, fica lindamente distribuído na mesa.

18. Cestinha de queijo e salpicão

Cestinha de queijo e salpicao

Quer inovar no petisco de sua festa? Experimente servir a cestinha de queijo e salpicão. A novidade vai deixar seus convidados animados. O queijo usado é o coalho que dá um sabor a mais no petisco.

19. Barquinha de salpicão

Assim como a barquinha de camarão, a barquinha de salpicão é outra excelente opção de petisco que pode ser servido em sua festa. O salpicão é uma refeição muito solicitada nas festas e ganha um charme servido na barquinha.

20. Rolinhos de abobrinhas recheadas

Rolinhos de abobrinha

Se quiser servir algo saudável para os seus convidados, aposte nos rolinhos de abobrinhas recheadas. A ricota, o requeijão e o presunto podem servir como recheios e vão deixar seus petiscos mais deliciosos.

Agora você não terá dificuldades para escolher os melhores petiscos para festas. Com certeza, seus convidados vão se surpreender com o seu capricho e a sua criatividade e eles vão render a você, muitos elogios.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed