Polenta: 16 receitas deliciosas para você experimentar

Salgadas ou doces, cremosas ou crocantes, existem inúmeras maneiras extraordinárias de se fazer polenta. Quer ver? Confira essas receitas incríveis!

Publicidade

Originada no norte da Itália, a polenta, por seu sabor incrível, versatilidade e poucos ingredientes no preparo das receitas, rapidamente conquistou seu lugar em todas as cozinhas ao redor do mundo, e está presente na mesa de grande parte das casas brasileiras.

Seu ingrediente básico é a farinha de milho, também conhecida como fubá. De baixo custo e que pode ser encontrado em qualquer supermercado perto da sua casa.

Na sua versão tradicional, a polenta é normalmente cozida por cerca de uma hora, e deve ser mexida de forma constante.

Uma vez cozida, a polenta pode tomar várias formas e, em seguida, pode ser frita, assada ou grelhada até ficar crocante e dourada no exterior e cremosa e macia no seu interior, além disso, muitas outras receitas podem levar a polenta como base!

A polenta é tão versátil e deliciosa que você pode servi-la no café da manhã, almoço, jantar ou como aperitivo em uma reunião animada com os amigos!

Animado em fazer a sua? Continue a leitura, pois preparamos uma lista incrível com receitas de polenta para todos os gostos, idades e bolsos.

Tenho certeza que uma vez que você experimentar algumas dessas receitas de polenta, você vai concordar que a receita é simples, elegante e deliciosa! Vamos lá?

Receitas de Polenta

Confira a seguir 16 receitas de polenta deliciosas e perfeitas para servir e se deliciar:

1. Polenta tradicional

Para começar e podermos listar todas as formas mais gostosas de se fazer polenta, é importante saber como preparar a base desse alimento.

Você não vai acreditar no quanto ele é fácil e prático, pois só leva três ingredientes: água, sal e farinha de milho, ou fubá!

Essa receita ensinará tudo o que você precisa fazer para criar outras versões incríveis e mais incrementadas. Por isso vale a pena ter essa versão tradicional sempre à mão.

Confira as medidas e as indicações de preparo listadas na receita e pronto, o resultado final ficará maravilhoso!

2. Polenta Nutritiva

Após aprender a fazer a base de polenta, você pode começar a introduzir outros ingredientes para deixar seu prato ainda mais saboroso e funcional.

Nossa primeira dica é uma polenta nutritiva! Que tal servir a polenta cremosa com um delicioso refogado de beterraba? Isso mesmo!

Nesta receita, você pode aproveitar os talos e as folhas da beterraba para deixar seu prato ainda mais nutritivo e colorido.

E nada impede que você adicione outros legumes e ingredientes saudáveis que agreguem sabor e nutrientes ao seu prato.

Confira as medidas, o passo a passo e aproveite para usar a criatividade na hora de preparar essa delícia. Vale muito a pena experimentar!

3. Pizza de polenta saudável

Ainda não acreditava que a polenta era um prato versátil? Então você vai se surpreender com essa versão de pizza de polenta!

Tenho certeza que você vai se convencer do potencial da polenta com essa pizza saudável, que é tão deliciosa e prática ao mesmo tempo!

Além de ser super saborosa, prática e diferente, é carregada de vegetais e nutrientes! Ou seja, a união perfeita de sabor e funcionalidade.

Para que tudo fique delicioso, confira atentamente as medidas necessárias de cada ingrediente e siga corretamente o passo a passo indicado no modo de preparo.

O resultado será um prato criativo, surpreendente e maravilhoso, ideal para servir e se deliciar! Vale a pena experimentar!

4. Polenta cremosa de dois queijos

Polenta e queijo formam um par perfeito, não é verdade? Então, que tal substituir o almoço ou jantar de hoje por essa receita super saborosa e cremosa?

É só escolher os dois queijos de sua preferência e adicionar à receita de polenta tradicional.

Uma dica extra é fritar cubinhos de queijo para acompanhar esse prato, que vai ficar ir-re-sis-tí-vel!

Você ainda pode decorar como quiser para deixar seu prato chamando ainda mais a atenção.

Confira as dicas e orientações listadas na receita e se prepare para ouvir muitos elogios e se deliciar!

5. Escondidinho de polenta com salsicha

Escondidinho é uma paixão nacional. E que tal inovar nesse prato?

O escondidinho de polenta com salsicha é uma receita deliciosa que consegue agradar toda a família.

Essa receita rende oito porções e fica pronta em menos de uma hora. Que tal tentar? Garanto que você não vai se arrepender e ainda vai ficar querendo mais!

Publicidad

Confira as medidas de cada ingrediente necessário para fazer essa delícia e aí é só seguir o passo a passo com atenção.

O resultado é um escondidinho delicioso, econômico e com texturas muito agradáveis. Vale a pena testar!

6. Polenta recheada com linguiça, queijo e couve

Nós amamos a versatilidade e o sabor dessa receita. É uma escolha saudável e deliciosa seja para o café da manhã, almoço ou jantar.

Ah, você pode fazer essa receita em um refratário, montando os ingredientes em camadas, o que além de tudo, vai te render um prato lindo que pode deixar todos de boca aberta!

Confira todos os ingredientes e medidas necessárias na listagem da receita, siga o passo a passo e pronto. Você terá uma opção muito saborosa para servir e se deliciar!

7. Polenta com rúcula e queijo branco

Já sabemos que polenta e queijo são queridinhos da nossa mesa. Mas para dar uma renovada nessa combinação pra lá de clássica, selecionamos para você essa receita que leva queijo branco em cubinhos e folhas de rúcula rasgadas.

Sem dúvidas você terá preparado um prato diferente, leve e muito saborosa!

A união da verdura, com a polenta e o queijo trará um equilíbrio perfeito para seu prato, harmonizando bem os sabores e os temperos na medida certa.

Vale muito a pena testar essa receita e ter algo diferente, lindo e de dar água na boca para experimentar!

8. Polenta recheada com frango desfiado

Está sem ideias para o almoço do final de semana? Que tal surpreender a sua família com uma receita deliciosa de polenta recheada com frango desfiado? Para fazer essa refeição você só vai levar uma hora ou menos.

A polenta é feita quando o fubá é fervido em água, resultando em uma consistência semelhante a um creme bem denso.

Uma vez que este prato quente é feito, é assado, grelhado, frito ou servido cremoso, tornando-se um dos pratos mais versáteis e te dando a liberdade de criar diferentes texturas.

Essa receita é simples e econômica, muito fácil de preparar e tem um resultado final surpreendente.

Confira os ingredientes necessários e a medida de cada um deles na listagem completa da receita.

Feito isso, é só seguir o passo a passo indicado no modo de preparo e em poucos minutos sua polenta recheada com frango já está pronta para ser devorada! Vale a pena testar!

9. Bem-casado de polenta

Quem disse que bem-casado só pode ser doce?

Se você achava isso, espera para ver essa nossa sugestão de bem-casado que tem massa de polenta e recheio de requeijão e mussarela.

É uma ótima opção de petisco delicioso para surpreender os amigos e a família.

10. Polenta Macia com Cogumelos Mistos

Polenta é sempre uma alternativa muito prática e versátil para preparar na cozinha por combinar com vários ingredientes!

Essa receita, inspirada na cozinha italiana, pode ser feita com dois tipos de cogumelos frescos: o shimeji e o paris. Se preferir, utilize apenas um tipo ou a variedade de sua preferência.

Cogumelos são a combinação perfeita dessa receita. Para incrementar o prato, você pode colocar verduras salteadas em cima da polenta e queijo, o que vai garantir que você obterá todos os nutrientes – e sabor – de que precisa em um prato.

11. Lasanha de Polenta

Férias divertidas não precisam ser estressantes! Organize uma reunião sem preocupações com facilidade usando esta receita elegante, mas simples.

Para fazer uma deliciosa lasanha de polenta você só vai precisar de ingredientes como a base da massa da polenta básica, molho sabor pizza, tomates, palmito, caldo de calabresa ou outro de sua preferência, cebola, mussarela e presunto.

Pelos ingredientes já deu pra imaginar que a receita tem tudo para ser um sucesso entre todos, não é mesmo? Garanto que você vai amar!

12. Polenta brasileirinha

Com lindos tons de verde e amarelo, essa polenta tem a cara e o gostinho que os brasileiros gostam.

O recheio leva ingredientes deliciosos, como escarola, mussarela, tomate, bacon e você ainda pode adicionar temperos a seu gosto. Uma delícia!

13. Bolo de Polenta com Limão

Ah, mas quem disse que a polenta só vai bem em pratos salgados?

Para mostrar o contrário, veja só essa receita de um lindo bolo de polenta com limão que separamos para você.

Polenta é uma delícia. Bolo de fubá é sensacional. O que será que podemos esperar do bolo de polenta? Vamos experimentar?

Simples, rápido, leve e que pode ser servido como sobremesa, acompanhado de sorvete de creme ou iogurte. Combina perfeitamente com aquele lanche da tarde e um cafézinho. Que tal?

14. Polenta Frita

Eita coisa boa é uma polentinha frita bem crocante. A gente começa a comer e não quer parar mais.

Essa receita vai super bem como petisco e pode ser acompanhada de um molho de pimenta chipotle, vai ficar uma delícia!

Uma daquelas receitinhas típicas de boteco. Então, que tal fazer para petiscar com seus amigos?

15. Polenta low carb

Calma que não iríamos deixar de fora uma receita de polenta com menos calorias para comer sem culpa e sem preocupação.

A polenta low carb é um excelente alimento para quem não quer ou não pode ingerir muito carboidrato

O alimento é riquíssimo em cálcio, fósforo, magnésio, potássio e proteínas. É um dos carboidratos complexos mais recomendados para quem busca uma dieta low carb. Aliás, é um dos alimentos mais completos.

Porque apesar de um pouco calórico, o milho, base da polenta é rico em fibras, fonte de proteínas, sais minerais, vitamina B1 e vitamina E, e é aliado do nosso sistema imunológico. Possui ainda funções antioxidantes, retardando o envelhecimento das células.

Nessa receita você vai precisar de apenas três ingredientes: flocos de milho pré-cozido, água e sal. Ah, você também pode substituir o primeiro ingrediente por farinha de milho, mas o tempo de cozimento será maior.

16. Polenta vegetariana

Se você ama polenta, mas não sabe muito bem com quais ingredientes combinar para fazer um delicioso prato de polenta vegetariana, nós te ajudamos!

Para essa receita fácil e super saborosa, você vai precisar de ingredientes como alho, cebola, proteína de soja, pimentão, tomate, azeitona, ervilha, cheiro verde e temperos a gosto.

Ah, é importante que a polenta seja servida enquanto está quentinha, que é quando está mais cremosa. Ela depois de fria fica firme. Não que isso seja ruim, varia de gosto para gosto. Caso queira comê-la fria, corte-a em pedaços e asse ou frite.

Viu que com criatividade e alguns ingredientes extras é possível usar a polenta para fazer muitas receitas incríveis e que dão água na boca?

Agora é só escolher sua receita preferida, colocar a panela no fogo, separar os seus ingredientes e se preparar para fazer muito sucesso com pratos lindos e repletos de sabor!

E você, tem alguma receita de polenta deliciosa que não viu aqui? Conta pra gente! Nós queremos saber.

Ah, não se esqueça de curtir e compartilhar esse post com os seus amigos para que eles também aprendam a fazer essas receitas deliciosas. Até mais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed