Receitas com acém: 15 pratos para tornar a carne macia e saborosa

Muitas pessoas consideram o acém uma carne sem graça ou rígida demais. Mas saiba que ele é rico em sabor e pode sim se tornar uma proteína nobre com o cozimento certo! Afinal, não existe esse negócio de carne de primeira ou segunda, basta entender qual o melhor tipo de preparo e aplicar os segredinhos de corte bovino.

Claro que cortes maiores, como peças inteiras, demandam mais tempo. Essa característica faz com que o acém harmonize melhor com a panela de pressão. Além de acelerar o processo garante um sabor ainda mais intenso.

E não tem nada melhor que gastar pouco, comer bem e aprender técnicas novas. Por isso, confira a nossa seleção que prova que o corte não deixa nada a desejar:

1. Acém na panela de pressão

Nessa receita você aprende a fazer uma carne de panela de pressão feita sem água. Sim, sem nada de líquido! E sabe qual é o pulo do gato? Bastante anéis de cebola, ou seja, equivalente a três unidades bem grandes. O tomate também ajuda nesse processo de suculência, pois solta muita água. Confira o restante dos ingredientes: azeite, sal, pimenta do reino, colorau e salsinha a gosto. O resultado é uma carne macia e um molho super gostoso!

2. Acém assado

Que tal fugir da pressão e apelar para o seu forno? A versão assada leva em torno de duas horas dependendo do tamanho da peça. O bom é que você utiliza os ingredientes que provavelmente tem em sua despensa como alho, cebola, sal, chimichurri em pó, limão e vinagre de maçã. Dica: fure a superfície com a faca para entrar o vapor e os temperos.

3. Acém na manteiga

Quer um bife de miolo de acém digno de restaurante? Fique de olho nessa receita barata, fácil e versátil! Existem duas maneiras de fazer: com ou sem churrasqueira. O preparo começa na frigideira de ferro e pode ser finalizada na churrasqueira para dar o ponto desejado. O processo de selagem é importante para manter o suco e formar aquela crosta dourada que a gente adora. Depois disso, adicione a manteiga e o alecrim para agregar mais sabor e pronto!

4. Acém com batata

A receita conta com dois processos na panela de pressão: uma para a carne e outra com as batatas. Você também vai precisar de azeite, cebola, alho, cenoura, extrato de tomate, páprica defumada, shoyu, sal, pimenta do reino e água. Finalize com salsinha e está pronto!

5. Carne louca com acém

Aprenda todos os truques para fazer uma carne louca macia, suculenta e super simples. O preparo é feito totalmente na panela de pressão e leva em torno de uma hora. Basta adicionar todos os ingredientes, cozinhar e servir. Aperte os pedaços de carne com a colher de pau e eles já desfiarão sozinhos. Fica demais com um purê de batata, arroz branco ou com um pão fresquinho.

6. Picadinho de acém

Aqui, você prepara um picadinho de acém pra lá de saboroso! O truque é adicionar o caldo de carne e o vinho tinto seco aos poucos até os cubos estiverem bem macios. Diferente dos tradicionais, esse leva abóbora, ervilha, cebolinha e pimenta biquinho. É um prato um pouco mais refinado, perfeito para servir naquele jantar especial!

7. Picadinho de acém com cerveja preta

Aprenda outra versão de picadinho que tem como base a cerveja preta. O preparo também conta com uma lista extensa de ingredientes: alho, cebola roxa, pimentão, tomate, coentro, mostarda, ervas, suco de gengibre, pimenta, glutamato monossódico, cenoura e shoyu. A sugestão de acompanhamentos são farofa de milho e banana empanada no biscoito. Vale a pena conferir!

8. Bife Bourguignon

Boeuf bourguignon parece chique mas é um prato francês fácil feito a partir de acém, legumes e vinho tinto. Existem três segredos para essa receita: selar bem a carne, preparar o bouquet garni e deixar cozinhar lentamente. Ele fica mais gostoso se preparado no dia anterior, pois os sabores se misturam melhor.

9. Croquete de acém

Sabe aquele resto de acém da panela de pressão? Nessa receita você aprenda a reutilizá-la para fazer um croquete frito delicioso. Afinal, essa carne não merece ser desperdiçada por nada!

10. Hambúrguer de acém

O hambúrguer tornou-se muito popular nos últimos anos. Por isso, nada melhor que uma receita fácil e deliciosa de hambúrguer rústico caseiro para você saborear sempre que tiver vontade. Essa versão é preparada com pedaços pequenos de acém, alho poró em pó, sal, creme de cebola, azeite e cheiro verde.

11. Sopa com acém

Sabe aquela comidinha de casa de mãe? Essa sopa de vegetais com acém é uma delas. O bom é que você pode acrescentar outros itens como macarrão ou uma outra carne. Aqui, foi utilizado a abóbora, vagem, cenoura, cebola, talo de alho poró e ervas. Deixe cozinhar na pressão por vinte minutos ou na panela convencional por quarenta minutos.Vale a pena experimentar!

12. Churrasco de acém

Quem disse que acém não serve para churrasco? A resposta é: serve e fica muito saboroso! A escolha do corte para esse tipo de “cozimento” é muito importante. A receita conta com o miolo de acém ou Denver Steak. Este é temperado com sal e pimenta do reino e tem como acompanhamento batatinhas assadas.

13. Miolo de acém na cerveja

Nesse receita você aprende uma técnica para amaciar a carne de acém e ainda dar aquele gostinho especial utilizando a cerveja. O tempero fica por conta do alho, pimenta do reino e um fio de azeite. O resultado final é uma carne macia e saborosa!

14. Acém com osso

Esse corte que também é conhecido como Short Rib leva apenas dois ingredientes: sal grosso e chimichurri. Para fazer não tem segredo, é só levar para a churrasqueira por alguns minutos e está pronto!

15. Lombinho de acém com molho barbecue

Sabe aquela costelinha famosa com molho barbecue? Agora você pode fazer isso com o corte de acém! Basta pincelar o molho sobre a superfície da carne, embrulhar no papel celofane e levar para a churrasqueira. Esse processo garante maciez e sabor para o preparo. Você pode finalizar com o restante do molho e servir!

Você é um carnívoro de carteirinha? Coloque em prática esses preparos porque fazer um acém saboroso&macio já não é mais desculpa para descarta-lo no mercado!