Receitas com beterraba: 37 razões para amar esse alimento!

A beterraba é um alimento que divide opniões: tem quem ame ou odeie! Afinal, seu sabor adocicado e textura fibrosa é uma de suas características mais marcantes que nem sempre agradam o paladar. Mas uma coisa é certa: essa raiz tuberosa é super nutritiva e proporciona muitos benefícios ao organismo.

Muita gente tem esse preconceito por não conhecê-la tão profundamente, apenas em saladas, sucos e em conserva. Mas saiba que ela também pode ser cozida ou assada garantindo ótimos pratos salgados e sobremesas incríveis. Aliás sua cor maravilhosa, em tom avermelhado para o roxo, garante um destaque em qualquer mesa.

Publicidade

Que tal conhecer o poder desse legume na culinária? O resultado é surpreendente!

1. Salada de beterraba

Essa é uma receita francesa onde a beterraba é assada no papelote e temperada com alho, tomilho, sal, pimenta do reino e azeite. Por fim, tem a acidez do vinagre balsâmico e raspas de limão siciliano com uma seleção de folhas frescas. E claro, um toque de coalhada, zaatar e avelãs tostadas.

2. Sopa de beterraba

Outra receita internacional que leva muito sabor! A sopa russa possui um ingrediente muito importante para o preparo: um caldo de ossobuco. E nesse caldo vai um mix de cenoura, beterraba, repolho e batata. Além, dos pedacinhos da carne e o creme azedo, que tem um papel importante no sabor final.

3. Creme de beterraba

Essa é uma sopa cremosa, batida no liquidificador e que possui poucos ingredientes. A base de beterraba, batatas e creme de leite dão toda a textura que o prato precisa. O resultado é uma sopa avermelhada de comer com os olhos!

4. Papinha de beterraba

O preparo é feito na panela de pressão e leva carne bovina, batatas e beterraba. Depois é só retirar a proteína e amassar os vegetais. Fica um tom vermelho muito bonito e ainda é uma opção gostosa e nutritiva para seu bebê!

5. Homus de beterraba

O aperitivo leva grão de bico e tahine e é muito simples de fazer. Além de ser uma excelente opção para quem não come derivados de animais. Também pode ser servida com pães e torradas no café da manhã.

6. Patê de beterraba

Rápido, fácil e deliciosa! Serve para entrada, lanche e acompanha bem vegetais. O preparo é feito no processador, ou seja, basta bater todos os ingredientes e pronto! A base de tofu é o diferencial e o que dá firmeza para esse patê. Comer saudável e gostoso é possível sim!

7. Tartar de beterraba

Confira essa versão de tartar utilizando a beterraba como ingrediente principal. Ela é reforçada por um time de temperos: sal, pimenta do reino, mostarda Dijon, ricota, azeite, raspas de limão siciliano e alcaparra picada.

8. Carpaccio de beterraba

Nessa receita, o carpaccio é servido com queijo feta, gergelim, broto de beterraba e um molho a base de limão e mel. É uma opção simples, leve e saborosa!

9. Chips de beterraba

Eles são coringas, pois acompanham aquele prato especial ou serve como petisco. É essencial o uso de um mandolim para que as fatias fiquem bem finas. O melhor é que são assadas, ou seja, vinte minutos e está pronto esse snack incrível!

10. Purê de beterraba

Para preparar esse purê, além da batata e beterraba, você vai precisar do caldo de cozimento dos vegetais e os temperos básicos. O preparo é vapt vupt e o sabor fica muito interessante com o acompanhamento da receita: carne de pato com crosta de amendoim.

11. Nhoque de beterraba

 Aprenda a fazer a massa de nhoque com farinha de arroz, fécula de mandioca e, é claro, muitas beterrabas. É uma receita sem glúten e com um sabor completamente novo!

12. Arroz com beterraba

Esse é um arroz super cremoso finalizado com queijo parmesão e queijo minas. Os grãos são cozidos em meio a um caldo de beterraba bem caprichado que leva cenoura, cebola roxa, ervas e cravos da índia. O prato é uma ótima ideia para os vegetarianos e vai bem em qualquer refeição.

13. Risoto de beterraba

Quer um risoto diferentão? Esse tem fatias assadas de cenouras e beterrabas, ambos, temperadas com vinagre balsâmico e manjerona. A base do risoto é a mesma e somente no final entra os vegetais para dar cor e sabor. Enfim, é um prato mega sofisticado!

14. Feijão com beterraba

Os ingredientes do refogado mudam totalmente o feijão, deixando esse preparo muito surpreendente. A beterraba dá um tom rosa lindo e o cominho transforma o sabor, que fica intenso e algo misterioso. Vale a pena testar essa versão!

15. Farofa de beterraba

Essa farofa fica super colorida e saborosa! Além disso, utiliza farinha biju e quinoa branca para dar o toque de crocância. Os temperos não fogem do básico: alho, cebola, salsinha, sal e pimenta do reino.

16. Molho ao sugo de beterraba

Como muita criança não gosta de beterraba essa é uma ótima opção para preparar um molho ao sugo que fica delicioso! A base são as beterrabas cozidas, cebola, alho, ervas, sal e pimenta do reino . Para completar bata tudo no liquidificador e sirva com uma massa de sua preferência.

17. Pesto de beterraba

Mais uma opção de molho só que agora com uma inspiração do famoso pesto. O preparo é simples, feito no processador, e leva beterraba, alho, nozes, parmesão, azeite, sumo de limão e sal. Essa é uma ótima forma de inovar suas massas e acompanhamentos, por isso não deixe de provar em sua casa!

18. Polenta de beterraba

Uma receita clássica com um toque vibrante, colorido e muito saboroso: polenta de beterraba com molho pesto e vegetais orgânicos! A polenta é feita com o suco da beterraba e a farinha tradicional de polenta. Depois de pronta é só deixar esfriar naturalmente para dar a consistência firme.

19. Legumes assados

Essa fornada é uma receita fácil e deliciosa que leva batata doce, batata baroa, cenoura, abóbora, beterraba e alecrim. Todos os legumes e vegetais vão com casca e tudo, ou seja, sem desperdícios. Tudo bem temperado para um almoço ou jantar vegetariano. Que tal experimentar?

20. Hambúrguer de beterraba

Quem disse que hambúrguer não pode ser saudável? Confira essa receita de beterraba inovadora, muito fácil de preparar, e que com certeza irá fazer sucesso entre amigos e família! A preparação leva beterrabas cozidas, cebola, alho, quinoa, ovo, farinha de rosca, limão, azeite sal e pimenta do reino.

21. Quibe de beterraba

A combinação de batata, beterraba e farinha de aveia também resulta em um quibe muito gostoso e que fica com uma cor linda. A sua composição conta os tradicionais do quibe como trigo, hortelã, salsinha, pimenta do reino, sal, azeite, alho, cebola e suco de limão. É outra opção muito boa para quem quer substituir o prato com carne.

22. Ravioli de beterraba

Essa é uma versão de ravioli para quem gosta de inovar na cozinha. A massa roxa leva, obviamente, beterraba e é recheada com queijo de amêndoas. A receita também utiliza uma bebida de grãos integrais e pasta de missô. É uma verdadeira delícia!

23. Sufle de beterraba

Suflê é sempre uma ótima saída para aquele jantar intimista, não é verdade? Nessa versão, que não foge muito da tradicional, leva purê de beterraba no molho bechamel. E o que não pode faltar nesse preparo são as claras em neve. Capriche no acompanhamento e arranque muitos elogios por aí!

24. Pão de beterraba

Vamos sair do pãozinho básico dando um toque colorido e nutritivo pra ele? Essa técnica não tem erro! O segredinho é incorporar o suco de beterraba à massa. O método é tão versátil que vale fazer com outros vegetais como a cenoura e o espinafre.

25. Pão de queijo de beterraba

Além de lindo, este pão de queijo é saudável, cheiroso e delicioso demais! A receita conta com alguns diferenciais como o purê de beterraba, a água do cozimento e a chia. Para deixar ele ainda mais gostoso experimente rechear com algum tipo de queijo.

26. Empanada com farinha de beterraba

Aprenda a fazer uma empanada com farinha de beterraba e recheio de ricota. A receita é uma excelente opção para os vegetarianos e fica com um sabor irresistível! A empanada pode ser servida com molhos aromáticos, maionese, catchup ou o que preferir.

27. Tapioca de beterraba

Essa é uma tapioca nutritiva e deliciosa feito com apenas quatro ingredientes: água, beterraba descascada e fatiada, polvilho doce e sal a gosto. A técnica é bem simples, o importante é peneirar bem para que a farinha fique bem soltinha. O mais bonito, com certeza, é a sua cor!

28. Panqueca de beterraba

O legume dá outra cor e sabor ao prato! A sugestão é rechear a panqueca com folhas de brócolis e cogumelo paris. Se preferir, você pode usar outros tipos de cogumelos. Com a mistura dos temperos, a panqueca fica muito saborosa e perfeita para qualquer refeição.

29. Granola de beterraba e maçã

Docinha, bem saborosa, rosinha, crocante e sem açúcar. Essa granola promete incrementar o seu café da manhã. O preparo leva apenas quatro ingredientes: maçã, beterraba, aveia em flocos e óleo de coco. O interessante é observar a transformação do purê em pedaços crocantes e sequinhos.

Publicidade

30. Manjar de beterraba

Essa é uma receita que além de ser sem lactose, também é uma forma de utilizar a beterraba nos preparos doces. O preparo é muito simples e conta com apenas três ingredientes: beterraba, açúcar e amido de milho. Para completar o sabor, você pode acrescentar alguma geleia ou mel.

31. Cheesecake de beterraba

Aprenda a fazer essa deliciosa cheesecake de chocolate e beterraba vegana. Sem trigo, sem leite, sem ovo e com muito sabor!

32. Trufas de coco com beterraba

Sim, também temos docinhos de lamber os dedos. Essas trufas são pra lá de deliciosas e a beterraba trás todo o adocicado e consistência para enrolar. Para incrementar o sabor adicione amêndoas, tâmaras e coco ralado seco no preparo.

33. Bolo de beterraba

Esse incrível bolo de beterraba vai deixar o seu dia mais colorido e doce. A combinação da beterraba com chocolate pode aparentar estranha, mas o resultado é de comer rezando! O vegetal entra para dar cor à massa e também conta com um toque de limão para levar equilíbrio no sabor. A calda possui um preparo simples feito com açúcar, achocolatado, leite e manteiga. Siga as instruções corretamente e arrase nesse bolo rosa choque!

34. Bolo red velvet com beterraba

Aprenda a fazer o clássico bolo americano Red Velvet (vermelho aveludado) tingido de maneira natural com uma cobertura de cream cheese mega especial. Afinal, o tradicional feito com corantes artificiais são extremamente tóxicos, por isso é importante usufruir bem os alimentos para dar texturas e colorações espontâneas como esse aqui. A receita possui outros truques para montar e decorar o bolo de maneira impecável!

35. Suco de beterraba

Aquele suco de abacaxi tradicional pode ganhar um axé bem especial para deixar o seu dia mais refrescante. Faça essa combinação de abacaxi, beterraba, hortelã e salsinha, e se surpreenda!

36. Chá gelado de beterraba

Essa bebida com base de chá de hibisco é ótimo para dar aquela desintoxicada no organismo. A combinação de beterraba, limão e morangos congelados torna uma opção nutritiva e saborosa para começar o dia com o pé direito!

37. Vitamina de beterraba

Esse smoothie de beterraba é a dose perfeita para dar energia! As bananas congeladas são o que dão o tchan na cremosidade. A bebida também leva morangos, leite vegetal gelado, tâmaras sem caroço, cacau em pó, farinha de linhaça e adoçante culinário.
Viu quantas receitas podem ser feitas com a beterraba? Agora, é só escolher um desses motivos e acrescentar no seu cardápio para aproveitar todos os seus benefícios!