45 melhores receitas com filé mignon para você arrasar na cozinha

Todo mundo sabe o poder do filé mignon: que é um carne nobre, macia e dá um delicioso bife grelhado. Mas por trás de tudo isso existe uma variedade de preparos com essa proteína animal, que vão desde a um cozido caseiro à um assado no papelote.

A companhia de um molho também faz toda a diferença para deixar o básico em um prato requintado. Existem ingredientes certos para harmonizarem com a suculência dessa carne, como uma mostarda, um vinho especifico, ervas, queijos fortes e entre outros.
Confira todas as receitas que você pode fazer com ela e inove no cardápio do seu dia a dia:

1. Filé Oswaldo Aranha

Aprenda todos os processos para arrasarem nesse PF brasileiro que consiste em um filé mignon suculento com alho crocante por cima, farofa de ovo, arroz branco e batata portuguesa.

2. Filé mignon a Parmegiana

Esse prato de restaurante quando feito em casa tem o seu charme: farinha de rosca caseira e molho de tomate fresquinho. O segredo para deixar o bife a milanesa crocante e sequinho é empana-lo na hora e fritar em uma frigideira com bastante óleo.

3. Filé mignon no forno

A receita conta com três processos bem fáceis: a primeira é a selagem da peça de filé mignon, a outra do molho a base de tomate pelado e por fim o assado no papelote. O resultado é uma carne suculenta que vai bem com qualquer acompanhamento.

4. Filé mignon assado

Você não quer ficar horas na cozinha? Essa receita resolverá os seus problemas! O preparo consiste em fazer um filé mignon no forno com molho de cogumelos e cebola.

5. Rosbife de filé mignon

Aprenda como fazer um rosbife de filé mignon no forno naquele ponto perfeito: supermacio! Ele é um coringa na cozinha, pois combina com quase tudo desde um sanduíche até pratos mais sofisticados. Vale a pena conferir!

6. Filé mignon grelhado

Veja como fazer um filé mignon básico, na frigideira, utilizando temperos acessíveis do dia a dia. O truque é colocar a carne grelhada no forno até atingir o ponto desejado. A receita também mostra os principais cortes e como dar os pontos da carne.

7. Filé mignon acebolado

Esse é outro clássico que não pode faltar na mesa brasileira. E aqui, além do bife grelhado, tem também cebolas com vinagre e molho inglês.

8. Filé mignon com batatas

Que tal um prato digno de restaurante chique? Esse é o filé mignon com batata paillasson. A carne é grelhada e depois vai ao forno por 25 minutos. Já a batata é ralada e tostada na frigideira. Para deixar o prato irresistível tem um molho especial e uma crosta de manteiga infalível!

9. Filé mignon aperitivo

Esta receita irá te surpreender por mais que seja um clássico de boteco. O preparo do molho madeira e as tiras do filé mignon são feitos em uma única panela, ou seja, o sabor vai pegando por todo o prato.

10. Bife a rolê

O bife rolê possui o sabor de almoço caseiro e essa versão lembra tudo isso: tempero de família e uma travessa cheia. Essa versão feita com filé mignon e recheado com bacon, vagem e cenoura leva a técnica do bouquet garni e vinho tinto transformando em um prato mega sofisticado.

11. Estrogonofe de filé mignon

Fazer um estrogonofe é uma tarefa fácil, certo? Mas as dicas masterchef deixam o prato ainda mais saboroso. Essa receita leva creme de leite fresco, molho inglês, conhaque, mostarda Dijon, farinha de trigo, tomate pelado e vinho branco.

12. Picadinho de filé mignon

Mais um dica para deixar o seu PF com cara de chef! Esse picadinho possui o toque francês chamado de Bife Bourguignon. O cozimento é um pouco mais lento e conta com técnicas que deixam o prato suculento e perfumado.

13. Risoto de filé mignon

Risoto é aquele prato fácil de preparar e prático para servir. Quando une esse clássico italiano com a suculência do filé mignon não tem pra ninguém! A carne é a estrela principal desse prato e ainda conta com cebolas caramelizadas na finalização.

14. Talharim com iscas de filé mignon

Aprenda a fazer uma deliciosa macarronada com iscas de filé mignon em pouquíssimos minutos. Isso mesmo! É uma receita de macarrão na panela de pressão com direito a molho cremoso, tomate pelado e bastante parmesão.

15. Filé mignon encapado

Esse filé mignon encapado com tiras de bacon e braseado com um molho de vinho vai te ajudar muito na hora de preparar o almoço de domingo com a família. Super rápido e que todo mundo vai amar!

16. Filé mignon recheado

Aposte nesse rocambole de filé mignon se você gosta de se aventurar na cozinha. Aqui, as habilidades manuais são indispensáveis. Mas nada como um passo a passo bem explicadinho para acertar logo de primeira.

17. Filé mignon ao molho madeira

Aprenda como fazer um dos clássicos dos restaurantes em 20 minutos: o medalhão de filé mignon ao molho madeira e batatas ao murro com alecrim. Um jantar perfeito, rápido e prático!

18. Filé mignon ao molho mostarda

Essa receita tem a combinação perfeita para o filé mignon: mostarda Dijon. O molho é bem simples e utiliza creme de leite fresco, alho, ervas, sal e pimenta do reino.

19. Filé mignon ao molho gorgonzola

Mais um molho que dá um show junto com o medalhão de filé mignon. Aqui, você vai utilizar o queijo gorgonzola e o creme de leite fresco.

20. Filé mignon ao molho de queijo

Mix de queijos e gratinado no forno são uma paixão nacional. Aqui, então é o combo perfeito! O prato consiste em iscas de filé mignon ao molho de creme de leite fresco, gorgonzola, requeijão cremoso e parmesão.

21. Filé mignon ao molho de vinho

Essa receita ensina a preparar o clássico de uma maneira fácil e com pouquíssimos ingredientes. O resultado é um sabor marcante, devido ao vinho tinto, e uma carne mega suculenta!

22. Filé mignon ao molho funghi

Essa receita combina dois ingredientes para acompanhar o filé mignon: funghi e vinho branco. O molho é feito na mesma frigideira e conta com um pouco de amido de milho para engrossar.

23. Filé mignon ao molho de champignon

Nessa receita o champignon é transformado em um molho cremoso e saboroso para acompanhar os escalopes de filé mignon.

24. Filé mignon ao molho de chocolate

O molho de chocolate não tem nada de estranho! Pelo contrário, ele equilibra o sabor da carne e garante sofisticação ao prato. Confira a lista de ingredientes: cebola, alho, bacon, ervas, pimenta do reino, vinho tinto, caldo de carne, vinagre de framboesa e chocolate meio amargo.

25. Filé mignon ao molho branco

Faça o clássico molho bechamel para acompanhar o seu bife de filé mignon. Nesse caso, ele ganha toques de catupiry, queijo parmesão, creme de leite fresco, champignon e salsinha.

26. Filé mignon ao molho balsâmico

Fazer a redução do molho é essencial para que ele não fique ácido. É isso que ocorre nessa mistura de vinho tinto, vinagre balsâmico e anéis de cebola. Alias, é esse molho que dá todo o sabor para o escalope de filé mignon.

27. Filé mignon ao molho de nata

Essa receita traz a textura e o sabor das natas para fazer um molho simples para acompanhar o filé mignon. O bom é que tudo é feito na mesma frigideira, ou seja, sem sujeiras na cozinha!

28. Filé ao molho de estrogonofe

O almoço em família jamais será o mesmo depois desse prato que mistura tudo em um só. A receita consiste em bifes de filé mignon a milanesa, queijo mussarela, molho de estrogonofe e batata palha. Tudo isso em uma única travessa e finalizado no forno. Serio, é de dar água na boca!

29. Filé mignon ao molho de pimenta

Essa é uma receita tradicional da culinária francesa: o Steak au Poivre. Nessa versão ele ganha um molho muito mais picante e saboroso por conta do mix de pimentas e conhaque. É uma carne diferente, perfeito para comer com batatas e super fácil de fazer!

30. Filé mignon com catupiry

Esse molho cremoso de catupiry não tem mistério e é super simples de fazer. É essencial formar aquele fundo de frigideira das tiras de filé mignon, que no fim são unidas em uma única travessa.

31. Filé ao Moraes

A clássica dupla alho&óleo nunca é demais! E quando o assunto é carne caem como uma luva, certo? Aqui, recebem o toque de limão e vinho branco seco.

32. Filé com bacon

Esse delicioso prato nada mais é que um maravilhoso filé mignon enrolado em tiras bacon com molho cremoso de bacon. Se você é um amante desse ingrediente não deixe de conferir todo o processo da receita!

33. Filé mignon com acelga

Essa receita ensina a fazer um filé mignon enrolado na folha de acelga com molho chimichurri. Se atente ao processo de montagem e também o tempo de forno, em torno de 20 minutos, para garantir o ponto correto.

34. Filé mignon na cerveja preta

O delicioso molho de cerveja preta é ideal para carnes vermelhas, principalmente com o filé mignon. A bebida é combinada com um pacote de sopa de cebola que garante uma consistência mais “densa” e encorpada.

35. Filé mignon com cerveja e shimeji

Essa receita, que possui a mesma proposta da anterior, possui a combinação do bifé mignon com a cerveja e o shimeji. Essa é uma ótima sugestão para inovar as refeições do dia a dia!

36. Filé mignon com crosta crocante

Uma forma para inovar aquele medalhão grelhado é apostar em uma crosta bem crocante de parmesão. Essa é feita como uma espécie de uma “massa” e finalizada no forno. O resultado é surpreendente!

37. Filé mignon com crosta de ervas

Quer uma outra opção? Aposte nessa crosta de ervas feita com manjericão, alecrim, hortelã, salsa e farinha de rosca.

38. Ragu de filé mignon

Essa receita é uma massa leve com um molho super saboroso preparado com filé mignon e cogumelos. O segredinho é cortar a carne em tiras bem finas que juntamente ao molho chegam a desmanchar no paladar.

39. Sanduíche de filé mignon

Que tal um sanduichão que equivale a um bom almoço? Esse é bem especial: filé mignon grelhado, maionese de azeitona, maxixe e pão fofinho egg sponge!

40. Teppanyaki de filé mignon

Essa é um prato japonês que consiste em cubos de filé mignon com verduras e legumes na chapa com manteiga. Aqui a escolha foram pela cebola, cenoura, repolho, pimentão e broto de feijão.

41. Yakissoba de filé mignon

Aprenda a fazer o verdadeiro yakisoba de filé mignon com legumes. O segredinho é fritar em óleo de gergelim a carne e depois os legumes. No fim, acrescente o shoyu, amido de milho, o macarrão e está pronto!

42. Filé mignon com missô e mel

Esse é um refogado básico na culinária japonesa: tiras de filé mignon com toque de missô e mel. O resultado é um prato com sabor agridoce e bem colorido!

43. Carne com brócolis

Mais um prato chinês que faz muito sucesso! A preparação da carne é um pouco diferente, pois as tiras são mergulhadas na clara de ovo e amido de milho. Esses ingredientes ajudam a engrossar o molho de shoyu, saquê e açúcar no final. É um refogado simples mas cheio de sabor!

44. Filé mignon na churrasqueira

Aprenda a fazer um filé mignon na churrasqueira e ainda recheado com mussarela, rúcula e tomate seco. E para deixar a receita ainda mais especial tem uma sobremesa bem diferentona: rabanada de panetone!

45. Filé mignon na airfryer

Fazer o filé mignon nesse equipamento é tão rápido que vai virar um coringão para aquele dia preguiçoso, sabe? O segredinho é dar uma pincelada com azeite na sua superfície. Dessa forma você não corre o risco de ressecar a carne. Lembre-se também de virar a peça na metade do processo. A textura fica incrível, não tem erro!

Depois de todas essas dicas ficou fácil preparar um prato à altura de um restaurante, não é mesmo?! Então, escolha a sua favorita e se sinta um grande chef!