Descubra agora as 10 melhores receitas com frutas do cerrado

Se você ainda não sabe o que buriti, pequi, baru, mangaba e murici, você precisa descobrir. Agora, se você já conhece, deve saber que as receitas com frutas do cerrado são maravilhosas, além de extremamente versáteis. Independentemente de qual for o seu caso, se você quer conhecer um pouco mais dessas receitas, acompanhe nossa seleção no artigo abaixo.

1. Licor de murici

Para iniciar nossa lista de receitas com frutas do cerrado, separamos um licor bem diferente e saboroso. Além disso, o preparo envolve um preparo bem manual e rústico, o que confere um prazer ainda maior para os que apreciam a verdadeira arte da cozinha. Escolha a sua cachaça favorita e desfrute do seu licor de murici.

2. Doce de buriti

Essa é uma das receitas com frutas do cerrado mais simples; o preparo é parecido com o doce de banana. Os ingredientes que você vai precisar são apenas a polpa de buriti, açúcar e água. Para servir, ele acompanha bem pães, bolos, torradas ou até mesmo puro. Vale a pena clicar no vídeo abaixo e conferir.

 

3. Brigadeiro de pequi

Para testar essa opção em casa, é preciso estar disposto a explorar novos sabores. O brigadeiro de pequi é delicioso, mas pode assustar alguns paladares no início. Você pode apostar que vai fazer muito sucesso com seus convidados, já que um docinho sempre é uma boa pedida.

4. Frango caipira com pequi

Essa é uma das receitas com frutas do cerrado mais conhecidas e difundidas; sendo um prato clássico do cerrado, você já deve imaginar porque o frango com pequi faz tanto sucesso em várias casas e estabelecimentos espalhados pelo país. Se você nunca fez, não perca mais tempo. Aprenda a fazer e prepare hoje mesmo.

5. Arroz com pequi

O arroz com pequi é um prato tipicamente goiano e o sabor é simplesmente incrível. Os ingredientes são basicamente arroz, pequi, óleo ou sua gordura preferida para cozimento, temperos à gosto e água. O arroz fica amarelinho e o sabor leva o gosto único do pequi é bem marcante. Sua família certamente vai adorar.

6. Carne de panela com pequi

Se você também é um apaixonado por pequi, aqui vai mais uma receita para levar você diretamente à culinária do cerrado. Escolha sua carne de preferência e prepare essa receita de dar água na boca. Você também pode substituir por carne moída, o resultado fica igualmente delicioso.

7. Brownie fit de castanha de baru

Se você é vegano, mas mesmo assim adora receitas com frutas do cerrado, essa opção de prato doce é para você. Totalmente livre de ingredientes de origem animal, esse brownie é feito com castanha de baru, chocolate 70%, tâmaras, farinha de aveia e água. Só pelos ingredientes já deu para perceber que é altamente nutritivo; o que você precisa conferir é o resultado desse bolo com textura densa e bem cremosa.

8. Vitamina de buriti

Se você é fã de vitaminas tradicionais, essa é uma boa opção para você inovar nas suas preparações. A vitamina de buriti é muito saborosa, nutritiva e bem simples de preparar. Com a polpa da fruta e leite você obtém uma vitamina deliciosa, mas aproveite para incrementar com o que você mais gosta, por exemplo creme de leite ou açúcar.

9. Mousse de mangaba

A mousse de mangaba é uma das receitas com frutas do cerrado mais gostosas que você pode encontrar. É uma sobremesa diferente das tradicionais; pode ser uma ótima opção para surpreender seus convidados ou mesmo para apreciar na sua casa.

10. Sorvete de murici

O sorvete de murici foi escolhido para finalizar nossa seleção de receitas com frutas do cerrado. Isso porque é bem simples e altamente saborosa. Você encontra esse sabor principalmente nos estados de Minas Gerais, Amazonas e Goiás. Todavia, onde quer que você esteja, pode preparar na sua casa e se deliciar à vontade.

A variedade de receitas com frutas do cerrado também te surpreendeu?

Como vimos, é possível preparar receitas com frutas do cerrado deliciosas, sejam elas doces ou salgadas. O que importa é saber que o Brasil comporta uma série de culinárias diferentes, e que podemos vivenciar cada uma delas no conforto do nosso lar. Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar uma receita sua? Compartilhe conosco nos comentários aqui embaixo.