30 melhores receitas com maçã para adicionar a fruta em seus preparos

As frutas tem o poder de deixar as comidas mais frescas, o doce na medida certa e as bebidas mais nutritivas. E sabemos que o Brasil é riquíssimo nessa área, por isso a maçã é a estrela da vez!

Ela é prática, benéfica para a saúde e super acessível. Afinal, não existe época certa para consumi-las. Já que estão sempre disponíveis em qualquer prateleira de feira e mercados, concordam?

Se existe uma fruta que não pode faltar em casa é a maçã, pois é um coringuinha no preparo de doces, snacks, saladas, acompanhamentos e tudo mais. Por isso, fique de olho nessa seleção e inove no cardápio de casa:

1. Bolo de maçã

Essa receita pode ser feita tanto no liquidificador quanto na batedeira. Basta misturar todos os ingredientes com exceção do fermento em pó. A adição do iogurte natural à massa garante umidade, maciez e equilíbrio de sabores. A maçã recebe uma preparação especial com canela&açúcar e são disponibilizadas sobre o topo antes de ir ao forno. Depois de pronto é só decorar com açúcar de confeiteiro e devorar tudinho!

2. Bolo torre de maçã

Esse bolo é digno de uma festa de aniversário, pois conta com cinco camadas de puro sabor! O destaque vai para o recheio feito com maçã desidratada, açúcar mascavo, canela, gengibre e noz moscada em pó. O único diferencial da massa é o acréscimo do melaço que garante uma cor terrosa ao bolo. Apesar dos processos, vale a pena experimentar!

3. Bolo de maçã com canela

Essa receia é clássica da tradição judaica e também possui uns toques diferentes que merecem destaque por aqui. A massa leva cacau em pó, canela, nozes, damascos, mel e chá preto. Tudo isso com uma cobertura brilhante feito com maçã verde, manteiga, açúcar, mel e canela em pó. Que tal fazer na sua casa?

4. Bolo de maçã com aveia

Esta receita de liquidificador é feita em três etapas: primeiro a mistura dos ingredientes secos, depois o processamento dos molhados e por fim junta os dois. O bolo, que é livre de glúten e lactose, é feito com maçã fuji e aromatizado com especiarias como canela, noz moscada, suco de limão, passas e castanhas. Todos estes ingredientes são opcionais na receita, mas com certeza eles elevam muito o paladar. Faça o teste e perceba a diferença!

5. Bolo de maçã integral

Essa é uma outra opção de bolo saudável que combina farinha de aveia, aveia em flocos e maçã. Além disso, aqui, a sugestão é usar a casca da fruta para exalar o sabor da massa.

6. Bolo de maçã fit

Essa muffin fit leva pouquíssimos ingredientes: ovo, maçã, aveia, fermento em pó e canela a gosto. É uma opção rápida e fácil para um café da manhã saudável.

7. Bolo de maçã de liquidificador

Sabe aquele bolo de liquidificador, vapt-vupt e sem segredos? É essa receita aqui! A massa é simples e conta com o toque das cascas da maçã. Esse é um ótimo truque para deixar o bolo mais nutritivo e o sabor ainda mais intenso.

8. Torta de maçã

Essa torta quente conta com quatro processos: base de biscoitos com amêndoas, caramelo salgado, maçãs temperadas e um merengue brulée tostadinho. Depois disso, com certeza, você não precisará de mais nada para ser feliz!

9. Torta folhada de maçã

Das sobremesas que entram na categoria Dia das Mães, essa torta merece um lugar de honra. Essa delícia conta com uma camada de massa folhada, creme de leite condensado e maçãs caramelizadas. Além das amêndoas laminadas e a geleia de brilho, o mix de maçãs verdes e vermelhas deram um visual muito mais charmoso.

10. Torta de maçã com creme

Essa torta de maçã é aquela comida que deixa o nosso coração quentinho, sabe? Além de ser linda, os recheios de creme de leite e de laranja são super saborosos e enchem o nosso paladar de alegria.

11. Torta rústica de maçã

A aparência mais despojada garante à essa torta um preparo simples e sem muitas regras. Aqui, a massa é substituída por uma farofa mais grossa de farinha de trigo e manteiga ralada. Além disso, para incrementar o sabor da torta, tem a presença de uma calda de doce de leite feita no microondas.

12. Torta de maçã simples

Que tal preparar uma torta que possui uma finalização incrível de uma flor? A lista de ingredientes é tão curta que o passo a passo é uma consequência disso. O resultado é uma torta com massa de pão de ló e uma cobertura de maçã de comer rezando. Você pode se surpreender com o resultado dessa receita.

13. Torta de maçã americana

Difícil achar alguém que não lembre da torta de maçã dos filmes americanos. Ela possui uma massa crocante, recheio suculento de maçã e uma decoração pra lá de clássica. Confira todas as dicas dessa receita e não perca a chance de fazer em casa!

14. Tortinha de maçã

Essas tortinhas fritas irão alegrar suas tardes na cozinha! Você pode optar por fazer o recheio de maçã ou banana. E quem sabe os dois, não é mesmo? Além disso, você aprende a fazer uma massa crocante e truques para deixar a maçã mega cremosa.

15. Cuca de maçã

Essa cuca cremosa tem tudo o que a gente curte: farofinha adocicada, recheio de maçã com canela e um creme de leite condensado que dá liga em tudo! Nessa receita, esse creme substitui a massa tradicional de cuca deixando-a mais leve e molhadinha.

16. Strudel de maçã

Quer preparar um strudel rápido e saboroso? Tenha em mãos uma massa folhada, pois isso já pula boa parte do processo. O recheio suculento é feito com maçã verde, maçã gala, açúcar, baunilha, chá de canela, cravo e limão. Além de uma montagem caprichada, você precisará finalizar com ovo, amêndoas e uma polvilhada de açúcar.

17. Crumble de maçã

Aprenda a preparar um delicioso crumble de maçã com direito a farofinha e um recheio mega suculento. É uma receita simples que utiliza poucos ingredientes: maçã, açúcar, manteiga, farinha de trigo, açúcar mascavo e canela em pó.

18. Panqueca de maçã

A clássica receita francesa ganha atalhos que reduzem o tempo de preparo. Além da massa folhada pronta, a torta é inteira feita e montada na frigideira. Por conta disso, você pode chamá-la de torta de maçã simples ou simplesmente panqueca de maçã. O resultado é surpreendente!

19. Maçã do amor

Bateu vontade de comer maçã do amor? Aprenda a fazer essa iguaria junina na sua casa em qualquer época do ano! O truque é acertar o ponto da calda, que lembra um caramelo de bala, e leva em torno de vinte minutos no fogo. Anote os ingredientes: açúcar, água, vinagre branco, corante em pó vermelho, maçãs e palitos de sorvete.

20. Maçã do amor de pipoca

Aprenda a fazer uma maçã do amor super diferente feita com pipoca caramelizada e chocolate. O resultado é um doce junino divertido e cheio de texturas!

21. Purê de maçã

Esse purê é cheio de sabor, pois tem cravo, gengibre , suco de limão, sal, pimenta do reino e noz mocada. Basta refogar, cozinhar e mixar com manteiga. O resultado é um creme macio, levemente agridoce e que acompanha muito bem com carnes de porco. Vale a pena experimentar!

22. Geléia de maçã

Que tal preparar a sua própria geléia, de modo caseiro, saudável e sem conservantes? Essa geleia conta com apenas quatro ingredientes: maçã ralada, açúcar refinado, suco de limão e canela. É um coringão na cozinha, pois acompanha bolos, tortas, coberturas ou torradas.

23. Recheio de maçã

Esse recheio é mega versátil e não tem complicações. Segue a lista de ingredientes: maçã, manteiga, açúcar, agua, amido e milho, açúcar, canela e noz moscada.

24. Doce de maçã

Essa sobremesa une o sabor e a textura da maçã com as nozes, o creme de leite condensado e a bolacha maizena. A montagem é feita em camadas e em porções individuais. Mas nada impede de servir em uma versão maior para aquele almoço especial de família!

25. Maçã assada

Essa sobremesa é uma solução rápida e fantástica para aquele jantar de última hora ou para matar a vontade de doce sem pesar demais no açúcar. A vantagem é que tudo é preparado no microondas, ou seja, não precisa ser nenhum expert na cozinha. Se quiser deixa-la ainda mais incrível sirva com uma bola de sorvete de creme.

26. Maçã caramelizada

Maçã, açúcar, limão e água são os ingredientes para preparar esse doce caramelizado em calda. O preparo é bem simples e exige apenas um olhar atento para não perder o ponto do doce.

27. Chips de maçã

Que tal inovar a sua opção de snacks com esse chips de maçã? Eles são saudáveis, assados e tem um toque especial de canela.

28. Repolho roxo com maçã

Os companheiros para esse repolho roxo são a maçã e o vinagre de vinho branco, que deixam a preparação com ares alemão. É um acompanhamento simples, refrescante e que casam muito bem com carnes.

29. Risoto de maçã

A combinação nada obvia do queijo gorgonzola com a maçã verde garante ao risoto um sabor interessante. A mistura é picante e, ao mesmo tempo, levemente ácida. Experimente e se surpreenda com esse match de ingredientes!

30. Salada de maçã

Essa salada refrescante possui uma combinação incrível de ingredientes. Além da fruta ser a protagonista do prato, essa receita também conta com folhas frescas, coentro e um molho de iogurte com mostarda Dijon. Será difícil resistir a esse coloridão da mesa!

Um truque para não deixar a fruta descascada escura e ressecada é adicionar um pouco de suco de limão em um balde de água gelada e deixá-la dentro até a hora de usar. E se você possui algumas maçãs por aí, aproveite para colocar em prática alguma dessas delícias!