Receitas com ricota: 10 ideias para acrescentar esse ingrediente no preparo

Leve, saudável e pouco calórico. Essas três características, com certeza, não definiriam um tipo de queijo. Mas a ricota, apesar de ser um derivado, possui tudo isso e muito mais!

A ricota, apesar de ter tanta semelhança com o queijo minas, é fabricado com leite e extraído desse soro. É indicado em dietas por ter um baixo teor de gorduras e quantidade reduzida de sódio. Mas pode muito bem acompanhar as refeições do dia a dia de qualquer pessoa.
A consistência densa e o sabor neutro deixam o ingrediente muito mais versátil na culinária. É possível temperá-la, mudar a sua textura, incorporar nos preparos, substituir os ingredientes calóricos e preparar doces exclusivamente para ele.

Publicidade

Acredite, a ricota deixa os pratos muito mais delicados e equilibrados. Confira a seleção de entradas, sobremesas e até pratos completos preparados com esta delícia de origem italiana:

1. Creme de ricota

Essa receita de patê ricota é perfeita para quem curte criar combinações. É uma base cremosa simples que pode ser temperada com os ingredientes que desejar: salsinha, pedaços de frango, vegetais picados, ervas frescas e tudo o que achar harmônico com esse tipo de queijo.

A estrutura é básica feito com ricota picada, leite, manteiga e sal. O preparo é ainda mais fácil, pois bata adicionar a mistura no liquidificador até obter um creme macio e liso.

Ele sozinho também é ótimo para substituir a manteiga que vai no pão e até como suporte de molhos. Vale a pena ter esse coringuinha como alternativa!

2. Torta de ricota

Esse é um doce leve e muito gostoso! O preparo é feito no liquidificador e finalizado no forno.

A torta pede ingredientes simples: leite condensado, leite, gemas, claras em neve, amido de milho e ricota. Tanto a maizena como a estrela da lista garantem uma textura cremosa e consistente, ou seja, ele fica mais molhadinho, sabe?

Pode ser acompanhado como geleia de goiaba, doce de leite, uma calda de frutas e o que a sua criatividade mandar.

3. Quiche de ricota

Essa receita é um clássico quando se trata de ricota. O preparo conta com duas etapas, massa e recheio, mas não deixa de ser fácil.

A primeira parte leva farinha de trigo, manteiga gelada, ovo, água gelada e sal. O resultado é uma composição lisa e homogênea, que no final se torna uma especie de “massa podre”.

O melhor, com certeza, é o recheio. Ele fica super cremoso com a mistura dos ovos, ricota e creme de leite. O ideal é refogar um pouco o alho poro e a cebola que combinam super bem como esse tipo de queijo.

O final dessa história todo mundo já sabe, não é verdade? Forno e pronto para devorar!

4. Bolo de ricota

Pensando em combinações diferentes, trouxemos uma versão deliciosa de ricota com coco! No bolo ele ainda fica melhor: fofo, doce na medida certa e super diferente!

Para essa receita você vai utilizar: ovos, açúcar, creme de ricota, leite de coco, farinha de trigo, fermento em pnewsó e coco ralado grosso para decorar. Esse ultimo é opcional, porém fica um charme só. Afinal, a gente come pelos olhos, não é?

A ricota traz uma textura surpreendente ao bolo, principalmente quando esfria. Mas fique tranquilo, que vale muito à pena!

5. Ricota temperada

Essa versão, que lembra um patê, é completamente diferente da primeira receita da lista. Sua função pode ser a mesma, como acompanhamento de pães, torradas e palitos de vegetais. Mas o preparo é muito mais prático e não faz nenhuma sujeira na cozinha.

O truque é amassar bem a ricota fresca, pois é aí que garante textura à comida. Fica uns pedacinhos pequenos que caem super bem no paladar.

Para temperar vale adicionar o que quiser, como: tomates em cubos medios, cenoura ralada, alho amassado, azeite, sal, pimenta do reino e cheiro verde.

Alias, é um ótimo antepasto para as visitas de última hora ou quando bate a preguiça de cozinhar.

6. Nhoque de ricota

Uma comida rápida para ajudar você com a refeição do dia a dia. Mas mesmo assim, não deixa de ser uma opção sofisticada para um jantar com convidados!

E dessa vez o trunfo é um nhoque feito com ricota, em vez de batatas. É tão simples, que não tem como errar no ponto.
Basta misturar todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Portanto, anote aí: ricota amassada, farinha de trigo, ovos, queijo parmesão e sal.

Na finalização da massa, cubra com filme e deixa na geladeira por quinze minutos para firmar. No mais, é só finalizar os nhoques de ricota com molho de manteiga.

7. Abobrinha recheada com ricota

Abobrinha recheada é uma receita que combina com muitos ingredientes saudáveis. E nessa brincadeira, a ricota entra com tudo!

O recheio fica tão cremoso que lembra nem precisa de molho. O melhor de tudo é que o miolo do vegetal faz parte dessa suculência toda que vai junto com cebola, alho e o creme de ricota. Você pode finalizar com uma camada de queijo parmesão e salsinha.

Essa é uma ótima opção para os vegetarianos ou para você que deseja diminuir o consumo de proteína animal.

8. Ricota caseira

Nada mais gostoso do que preparos caseiros. Eles são frescos, podem ser consumidos na hora e não tem nada de industrializado na composição, ou seja, super saudáveis.

É o caso da ricota caseira, que conta com poucos ingredientes mas com alguns truques na execução.

Sabemos que para fazer qualquer queijo é necessário de leite. Portanto, a base dessa receita é o leite integral e um pouco de creme de leite fresco. Esse possui um teor de gordura maior que o de caixinha e garante uma cremosidade incrível. Mas se não tiver, pode excluir do preparo tranquilamente.

Um toque de acidez é essencial nesse preparo, até para coalhar. Vale utilizar qualquer vinagre ou limão. A transformação nesse momento é surpreendente!

Para separar a ricota do soro utilize uma peneira e um pano fino. Lembrando que se você deseja uma textura mais firme e seca (estilo do supermercado), deixe sorando por mais tempo. Agora, se a intenção é deixa-la mais cremosa e aveludada, é só diminuir esse intervalo.

Conserve na geladeira em um pote hermético por no máximo cinco dias. A textura muda mas continua sendo perfeito para massas, doces, tortas e tudo mais!

Publicidade

9. Panqueca de ricota

Panquecas são sempre uma ótima pedida! É versátil, combina com qualquer recheio de geladeira e todo mundo gosta.

A massa básica dessa panqueca conta com leite, ovos, farinha de trigo, manteiga e sal.

O recheio, por outro lado, é bem especial. Possui um mix de ingredientes que garantem um sabor equilibrado entre o doce e o salgado. A mistura da ricota fresca, espinafre, alho e uvas passas brancas fazem parte do diferencial da receita. O ideal é fazer um refogado e incorporar a ricota somente no final.

O bom é que você pode adicionar o molho que preferir e levar para dourar um pouco no forno.

10. Pudim de ricota

É tão engraçado quando encontramos uma receita diferente. Sempre fica aquela tensão: será que vai dar certo ou será que vai ficar gostoso?

Mas essa é uma receita que dá super certo! O queijo de ricota possui um sabor tão neutro, que sua presença fica bem discreta no pudim.

Ele garante uma consistência ainda mais rígida ao doce.

O preparo não difere muito do modo tradicional: uma calda de caramelo e uma base adocicada. Nessa versão, também feita no liquidificador, possui: ovos, creme de leite, leite integral, leite condensado e a ricota amassada.

É um daqueles doces clássicos, com uma pitada de segredo, entende?

Com essas opções já deu para perceber o potencial da ricota. Chega a ser difícil cair na rotina e na mesmice de sempre, não é mesmo?!
Portanto, utilize essa alternativa saudável para incrementar refeições e substituições de outros queijos mais calóricos.

Publicidade