Receitas com salmão: 30 jeitos saborosos para provar esse peixe

Quem curte salmão sabe que esse peixe é super saboroso até crú. Afinal, a culinária francesa e oriental mostra isso com pequenas técnicas de cortes e temperos.

A versatilidade é tão grande que resolvemos montar opções simples e sofisticadas para preparar em casa. Você vai se surpreender com o resultado final! Então, fique de olho nessa seleção e coloque seu lado culinarista em ação:

1. Salada de salmão

Se existe uma salada caprichada é esta aqui! A lista de ingredientes é extensa, mas compensa todo o sabor final. O prato conta com cubos de salmão grelhados, quinoa cozida, mix de folhas, brócolis, castanha do pará e um molho de maracujá com toque de melado. O peixe tem uma preparação especial a base de saquê e gengibre. Curioso? Clique na receita e confira todos os detalhes!

2. Ceviche de salmão

Esse é um ceviche um pouco diferente do tradicional, pois é colorido e leva um toque adocicado de leite de coco e tangerina. Talos de coentro, cebola roxa, pimenta dedo de moça e gengibre também fazem parte dessa mix saboroso!

3. Tartar de salmão

Receita fácil e rápido para quem adora apreciar o peixe crú. Além disso, vale acrescentar cubos de pepino e maçã verde na apresentação. Já o tempero fica por conta da raiz forte que faz toda a diferença no sabor final!

4. Carpaccio de salmão

Outro clássico francês que faz sucesso em diversos restaurantes e agora pode ser preparado na sua casa. Para essa receita você precisará de sal, pimenta, tomilho, raspas de limão siciliano e azeite. O preparo é muito rápido, basta ter uma boa faca para deixar as fatias bem finas.

5. Poke de salmão

O Poke é um prato havaiano que está super em alta, não é mesmo? E olha que ele não tem segredo, consiste em apenas em um arroz temperado com vinagre oriental e toppings de sua preferência. Nesse caso, a escolha foi por cubos de salmão e abacate, ambos temperados com shoyu, açúcar, pimenta calabresa, coentro, raspas de gengibre e limão.

6. Salmão grelhado

Receita básica para fazer aquele salmão perfeito, no ponto correto, macio por dentro e uma casquinha crocante. Para isso, existem três requisitos importantes: uma frigideira anti aderente, iniciar com a pele pra baixo e fazer pequenas incisões na pele. Coloque em prática e arrase em seu próximo grelhado!

7. Salmão no forno

Essa é uma receita simples que não faz muita sujeira na cozinha. O truque é montar o assado em camadas. Sendo que a primeira leva rodelas de cebola roxa e algum vegetal de sua preferência (abobrinha, cenoura, berinjela e etc) e por cima a posta de salmão temperada. Para completar o aroma, adicione rodelas de limão siciliano.

8. Salmão assado

Esse assado é um pouco diferente da proposta anterior, pois aqui o cozimento é feito no papel manteiga. O segredo é embrulhar bem o seu peixe e os ingredientes que vão nele. A sugestão é acrescentar cebola, cenoura, azeitonas, tomates cereja e salsinha. Aproveite para fazer esse prato saudável e se surpreenda!

9. Salmão com molho de maracujá

Essa é uma receita para quem curte mesclar o sabor doce e salgado em um mesmo prato. O peixe é assado, mas pode muito bem levar outro tipo de cozimento. O principal é a preparação do molho que leva a polpa da fruta, o suco concentrado, amido de milho e açúcar.

10. Salmão com molho de laranja

Aqui, o peixe fica bem assado e molhadinho! Em menos de meia hora, você vai fazer uma receita maravilhosa e sem que sua cozinha fique com cheiro de peixe, além de aprender um molho delicioso para acompanhar.

11. Salmão ao molho oriental

O toque asiático do peixe fica por conta do seu marinado, que vira um belíssimo glaciado, e leva shoyu, mirim, açúcar mascavo e gengibre ralado. A sugestão é servir com arroz japonês e brócolis salteados no óleo de gergelim.

12. Salmão mostarda e mel

Quer preparar um peixe saboroso, rápido e mega refinado? É só conferir essa receita que tem salmão grelhado e um molho bem gostoso feito na mesma frigideira.

13. Salmão com alcaparras

Para que essa refeição fique ainda mais especial, além do peixe, a dica é acrescentar batatas no fundo da assadeira e levar tudo ao forno. O molho de alcaparras é feito à parte e leva bastante manteiga e um toque suave de limão. Você vai ver que é mais fácil de do que você imagina!

14. Salmão com molho de camarão

Salmão ao molho de camarões é uma receita deliciosa para aquele dia que pede uma refeição comemorativa. O melhor são os acompanhamentos: purê de mandioquinha e refogado de legumes.

15. Salmão com crosta de ervas

A crosta do salmão tem o poder de melhorar ainda mais o sabor do frutos do mar. Aqui, ele leva uma camada caprichada de tomilho, alecrim, orégano, cominho, páprica, sal e alho desidratado. Como ele é grelhado a ideia é obter uma casquinha bem crocante e deixar uma faixa estreita no miolo de peixe praticamente cru.

16. Salmão com crosta de parmesão

A receita pode ser feita em diversas ocasiões e a mistura dos ingredientes deixa o prato muito saboroso. A crosta de parmesão é uma especie de farofa que leva queijo ralado, farinha de rosca e raspas de limão. Diferente da opção anterior, aqui ele é assado por quinze minutos.

17. Salmão com crosta de gergelim

Essa receita aparenta ser super complicada, porém é muito fácil de fazer e você vai adorar! O salmão com crosta de gergelim e purê de manga com redução de balsâmico leva ingredientes super acessíveis e garante um resultado digno de restaurante.

18. Salmão Wellington

Essa receita fica incrível e apesar da apresentação bonita, dá pouquíssimo trabalho para preparar. A sugestão é rechear a massa folhada com salmão e também um creme de espinafre pra lá de delicioso! Vale a pena conferir!

19. Salmão na airfryer

Sem muito tempo na cozinha? Aprenda a fazer um salmão com crosta de gergelim nesse equipamento poderoso. A técnica é super versátil, pois dá para utilizar outros ingredientes. Sendo que cada tipo de crosta dará um sabor e aparência diferente no peixe.

20. Hambúrguer de salmão

Do lado de fora uma crosta crocante de farinha de rosca e por dentro um hambúrguer macio e úmido. Os apaixonados por peixe agora tem uma nova opção para uma refeição mais saudável e saborosa!

21. Sanduíche de salmão defumado

Aprenda a fazer um delicioso sanduíche com aquela bandejinha de salmão defumado. Nessa versão, feita em baguete, tem um cream cheese com ervas finas, fatias de picles e mix de folhas verdes. É ótimo para quem não quer sujar muita a louça e ainda comer bem!

22. Bolinho de salmão

Se você curte aquele cardápio de boteco, essa pode ser uma boa pedida! É claro que esse bolinho possui um toque a mais tanto no tempero quanto na cremosidade. Vale a pena conferir!

23. Almôndegas de salmão

Pode chamar os amigos porque o salmão rende que é uma beleza nesta receita! Vira almôndega e faz bonito em um molho com endro e laranja. Você só precisa colocar todos os ingredientes no processador e levar para assar. É muita praticidade, não é mesmo?

24. Fettuccine de salmão

A acidez do vinho branco nessa receita deixa o prato um pouco mais sofisticado. Essa mssa é rápida e em menos de trinta minutos você consegue preparar tudo. Afinal, é aquele preparo de uma frigideira só. Além de ganhar tempo, economiza na louça suja depois!

25. Batata recheada

Batatas assadas e recheadas com salmão é uma refeição completa para aquele dia preguiçoso. A versão com peixe é feito com o salmão defumado e leva um molho fresco a base de iogurte e raspas de limão. Tenho certeza que irá se apaixonar!

26. Torta de salmão

Essa é uma torta que possui uma massa bem macia por conta do iogurte. Já o recheio é de salmão com cream cheese e alecrim. O resultado é um prato bem cremoso com um sabor bem suave.

27. Abacate recheado

Essa é uma opção charmosa e sofisticada de café da manha. O preparo é bem simples e é levado ao forno. As camadas no interior do abacate são as seguintes: fatias de salmão, ovo, ervas e temperos à gosto.

28. Terrine de salmão

Saboroso, perfumado, leve e ainda muito fácil a preparar. Você pode servir como prato principal acompanhado de uma salada ou como uma entrada bem refinada.

29. Gravlax de salmão

Esse é um prato diferente e que é lindo só de olhar. Aqui, o peixe é marinado e servido cru em fatias bem finas. A dificuldade nesse preparo é aguardar o peixe marinar por aproximadamente 24 horas. Mas o resultado é incrível! A dica é servir com um molho mostarda de Dijon.

30. Temaki de salmão

Agora você não pode mais dizer que nunca preparou comida japonesa. Aprenda a fazer um delicioso temaki de salmão com cream cheese e cebolinha. Surpreenda-se!
Se você adora receitas leves, não deixe de preparar alguma dessas opções! Faça e aproveite todos os benefícios do salmão!