20 receitas com sardinha em lata incrivelmente saborosas

Alimentos enlatados são aquele tipo de produto que fazem o maior sucesso quando o assunto é praticidade. Mas, vamos combinar, que a sardinha em conserva sofre uma grande injustiça pela maioria por ser “sem graça” demais.

Mas saiba que ela é nutritiva, cheio de sabor e garante ótimos pratos para aquele almoço de final de semana. Além disso, é uma ótima forma de incluir o ômega 3 na alimentação de uma forma econômica.

Vem conferir algumas opções que esse peixe em lata pode oferecer:

1. Bruschetta de sardinha

Essas torradinhas são ótimas para iniciar os trabalhos da sardinha. Afinal, são práticas, saborosas e saciam super bem. O recheio conta com uma mistura de sardinha, ovos cozidos, queijo mussarela, tomates, maionese, orégano, cheiro verde, sal e pimenta do reino. Aqui, vai uma dica: passe o dente de alho sobre as fatias para deixar aquele sabor final mais mais gostoso!

2. Patê de sardinha

Agora se a proposta for um antepasto mais “light” fique com esse patê vapt vupt de preparar. A pasta é um combinado de sardinha, cebola, salsinha e maionese. É daqueles preparos que é só mexer e está pronto!

3. Bolinho de sardinha

Quer uma receita que reaproveita bem os alimentos? Confira esse bolinho de arroz com sardinha. O clássico da casa da vovó ganha ingredientes especiais que o deixam ainda mais saboroso: queijo mussarela e sardinha. Vale a pena experimentar!

4. Enroladinho de sardinha

É quase impossível resistir a esse salgadinho assado, quentinho e super bem recheado. A receita conta com três etapas: a massa, o recheio e a montagem estilo rocambole. Mas calma, que todos as execuções são super fáceis e, com certeza, tirará de letra. Faça em casa e comprove o quanto eles são gostosos!

5. Torta de sardinha

Falou em torta e a primeira coisa que vem em mente são aqueles de liquidador, certo? Essa daqui, além de farta, é super fácil de preparar. A massa já não tem muito segredo por aqui. Porém, o recheio é um capricho só: tomate, milho, sardinha, queijo coalho, cebola, pimenta do reino, cominho, curry, pimentão, cebolinha e orégano.

6. Bolo salgado de sardinha

Procurando uma versão mais fofinha para seu lanche da tarde? Se aventure nesse bolo macio que leva maionese, claras, queijo parmesão e amido de milho na massa. O recheio de sardinha é um refogado livre, ou seja, pegue tudo da geladeira e manda a ver!

7. Quiche de cebola e sardinha

Além dessas delícias já apresentadas, tem também uma nutritiva quiche de cebola com sardinha. Parece ser super complicada mas é tão fácil quanto uma torta de liquidificador. A receita conta com uma base amanteigada, recheio refogado e um creme com apenas dois ingredientes. Você não vai perder, não é mesmo?

8. Brandade de sardinha

A brandade de sardinha é perfumada, diferente e fica ótima como entradinha ou aperitivo. É superprática e econômica, pois seu ingrediente principal é batata e temperinhos que você possui em casa.

9. Batata com sardinha

Quer um acompanhamento rápido e barato para o almoço? Fique de olho nessa travessa de rodelas de batata, molho de pimentões, sardinha desfiada e ovos cozidos. É só preparar aquele arroz do dia a dia e a refeição fica completa!

10. Sardinha à Brás

Aprenda a fazer o clássico prato português de uma forma prática: utilizando sardinha no lugar do bacalhau. Para essa receita você também precisará de batata palha, azeitona, cebola, ovos, salsinha e claro, bastante azeite.

11. Sardinha assada

Essa receita conta com três preparos de assados que vão salvar o seu almoço: sardinha à Portuguesa, sardinha com batatas e pimentões e sardinha com mandioquinha e brócolis. O modo de preparo é daqueles que não fazem nenhuma sujeira na cozinha. Por isso, vale a pena conferir!

12. Moqueca de sardinha

Se você é vegetariano ou amante de moqueca, não perca a chance de aprender essa iguaria brasileira de uma forma econômica e rápida (20 minutos). Esse prato, de uma panela só, possui cebolas, tomates, alho, filé de sardinha, banana da terra, palmito, leite de coco e cheiro verde.

13. Risoto de sardinha

Risotos são sempre bem vindos na hora do jantar! E essa receita é para aqueles dias que a gente quer comer algo quentinho mas com moderação. A base segue a tradicionalidade italiana feito com caldo de galinha, vinho branco, manteiga e cebola. Mas o diferencial está na combinação de sardinha, milho, queijo parmesão e queijo minas. Não deixe de fazer em casa!

14. Macarrão com sardinha

Quer uma macarronada digna de Masterchef? Aprenda a fazer esse molho pra lá de especial que leva: cebola, tomilho, vinho branco, sardinha, creme de leite fresco e limão siciliano. Lembrando que o óleo da sardinha é essencial para a finalização desse prato.

15. Miojo com sardinha

Você também pode se aventurar em um miojo diferentão e bem reforçado. Esse conta com sardinha, cebolinha, tomate cereja, pimenta biquinho e um pouco do tempero de pacote. O segredinho é misturar tudo muito bem para que fixem bem todos os sabores dos ingredientes.

16. Arroz com sardinha

Sim, o arroz com sardinha ganhou ares orientais e o resultado é surpreendente! A receita leva ingredientes japoneses como, arroz japonês, hondashi, shoyu e saquê. O truque é cozinhar os grãos nesse caldo cheio de sabor junto com a sardinha. Nada melhor que mesclar as culinárias de uma forma fácil, saborosa e com requinte de restaurante.

17. Escondidinho de sardinha

Escondidinho é outro prato que faz sucesso na mesa dos brasileiros. Mas você pode inovar com esse recheio de sardinha, cebola, tomate e cheiro verde.

18. Omelete de sardinha

Essa é uma receita simples e prática de um omelete de sardinha preparado no forno. Além de ser ótimo para quem está evitando frituras é uma boa opção para inserir legumes e vegetais na mistura com ovos.

19. Cuscuz de sardinha

Essa receita de cuscuz de sardinha em lata é um coringa. Pode ser feita para servir no almoço, no jantar, como acompanhante ou até mesmo como prato principal. Confira o passo a passo da receita e prepare essa delícia aí na sua casa!

20. Salada com sardinha

Procurando uma saladinha versátil? Essa daqui é 2 em 1, pois serve como aperitivo ou prato principal. O prato conta com sardinha, trigo cozido, quinoa cozida, semente de linhaça, cenoura, pepino, cebola roxa e tiras de alface americana. Basta misturar tudo e servir como quiser.

Realmente, eles fazem bonito na mesa! Se você quer surpreender o seu crush, família ou amigos, não deixe de preparar uma dessas gostosuras e compartilhar o resultado aqui conosco.