Receitas com tofu: 10 deliciosos aperitivos, pratos e sobremesas

Em tempos de uma alimentação saudável, o queijo de soja se torna o ingrediente mais requisitado em qualquer refeição. Afinal, estamos falando de um alimento a base de soja, que é altamente nutritivo, possui poucas calorias e, consequentemente, possui pouca gordura.
Porém, por ser um alimento com sabor neutro e diferente na nossa rotina, fica difícil combinar ou preparar algo que saem do tradicional shoyu e cebolinha, não é verdade?

Mas como somos apaixonados por culinária opções é o que não faltam. O tofu, por exemplo, é uma ótima substituição de proteína animal. Por conta disso, também é considerado mega versátil na cozinha. Pode der preparado com temperos de sua preferência e com quase todo tipo de preparação. O resultado? Pratos surpreendentes e sobremesas de dar água na boca!

Se você é do time que quer incluir o tofu nos preparos, fique por dentro desse cardápio nada básico:

1. Tofu mexido

Se tem algo que todo mundo curte no café da manhã é o ovo mexido. Porém, essa versão com tofu é perfeita para os que possuem alguma restrição, está em uma dieta ou deseja comer algo diferente mesmo.

O preparo é tão rápido quanto a proteína animal. O segredo é amassar bem o tofu e retirar todo o excesso de água. Esse processo é bem simples, já que a sua consistência gelatinosa permite fazer com a ajuda de um garfo e depois com um pano seco.

O sal negro é indispensável nessa receita! Apesar de ter um preço elevado, o sabor é forte e levanta ainda mais o prato. Se você gosta do sabor do ovo, fica uma dica de produto. Agora, se você não fizer questão, pode usar o sal convencional.

Além do tempero que foi indicado, você pode ousar e personalizar com outros itens: curry, páprica, ervas e até com alho e cebola.

Outro truque interessante é adicionar um pouco de leite vegetal ou creme de leite de soja. Assim, ele fica bem encorpado e cremoso estilo ovo mexido de hotel, entende?

Depois dessa receita, não tenha dúvidas de como incluir o tofu no café da manhã. É gostoso, econômico e muito saudável!

2. Maionese de tofu

Maionese é, sem dúvidas, o acompanhamento ideal para os salgados em geral. Essa pasta de tofu, além de muito saborosa, é super simples de preparar!

Para fazer, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência homogênea. Uma dica de ouro é drenar o tofu muito bem antes de iniciar esse processo. Dessa forma, o sabor intenso é eliminado, o que deixará o tofu bem neutro e pronto para receber os temperos de sua preferência.

Há inúmeras possibilidades para temperar, ou seja, é bastante versátil. Podendo ser adaptada de acordo com o que tiver na sua geladeira. A escolha da vez foi manjericão, mas também fica ótimo com coentro, salsinha, cebolinha, orégano, páprica, tomate seco. Enfim, vale a pena testar o que mais cai no seu gosto.

Por ser tão curinga, vale experimentar como creme em diferentes preparações. Não perca a chance de fazer!

3. Hambúrguer de tofu

Esse bolinho de tofu tem um sabor surpreendente! É uma ótima opção para os veganos e também para fugir dos congelados de mercado, que sabemos que não é nada bom!

O melhor de tudo que é muito fácil de ser preparado. Leva apenas 4 ingredientes principais (além dos temperos simples): tofu, salsinha, alho e farinha de trigo. Outro ponto super positivo da receita é que, como partimos do tofu amassado, o hambúrguer fica pronto rapidamente.

Você pode otimizar o seu tempo e bagunça na cozinha fazendo ele assado. Mas fica uma delícia quando preparado na frigideira. O resultado é uma casquinha crocante e por dentro mega macio.

Por mais que que qualquer hambúrguer seja servido no pão, também é válido consumir com o prato do dia a dia. Eles são ótimos por si só, sozinho como se fosse um aperitivo, sabe?

Se quiser uma experiência gostosa e diferente não deixe de testar em sua casa!

4. Sopa de tofu

Missoshiro é uma sopa oriental a base de soja, onde o tofu é o elemento indispensável! Quem conhece, sabe o quanto ela é saborosa e nutritiva! Vai bem como entrada ou prato principal, principalmente quando bate aquela preguiça de cozinhar porque é muito fácil de preparar.

Os ingredientes, na maioria oriental, são facilmente encontrados em mercearias japonesas ou na área oriental do mercado. A lista conta com wakame (uma alga desidratada), tofu, hondashi (tempero de peixe), missô, shititake e cebolinha. Apesar de serem produtos com um valor elevado, rendem para outras vezes que for preparar.

Se você quer seguir uma linha vegetariana pode substituir o caldo de peixe por outro como de cogumelos ou algas. Sai um pouco da proposta, mas é uma ótima alternativa!

Na culinária japonesa, essa sopa é consumida no café da manhã, no almoço e até no jantar. Além de ser perfeita para o inverno, ainda é muito saudável, pois contém muitos benefícios para a saúde.

Essa é uma ótima opção para diversificar o cardápio de sopas de sua casa. Aposto que todos vão gostar de se aquecer com um prato desses!

5. Tofu cottage

Esse “queijo” cottage vegano, feito com a base de tofu, é uma alternativa saudável para comer com pão no café da manhã. Para quem não consome queijos ou simplesmente quer inovar na refeição, essa versão garante uma experiencia maravilhosa!

Ele é muito simples de preparar, leva poucos ingredientes e fica pronto em três minutos. O truque é só misturar tudo com a mão mesmo. É uma delicia e dura um bom tempo na geladeira, sendo bastante pratico para o dia a dia.

O preparo nada mais é que o tofu espremido em uma conversa de: limão, vinagre de arroz, agua, missô e ervas desidratadas. Esses elementos que o deixam incrivelmente delicioso, o sabor característico do tofu desaparece completamente.

É bem simples mas vai bem com quase tudo em torradas, canapés, sanduíches e saladas. É recomendado saborear ele frio, mas de resto pode ajustar como quiser!

6. Cheesecake

Quem disse que tofu não entra no menu de doce também? Aqui não só entra como se faz uma deliciosa cheesecake. Essa é a clássica de morangos, mas que pode ser substituída pela cobertura que preferir!

Por ser uma torta vegana todos os ingredientes são substituídos por um de origem vegetal. A começar pela base que é uma mistura de amendoim, uvas passas e óleo de coco. Fica tão crocante e deixa um sabor harmônico com o restante das camadas.

O tradicional creme de queijo é o grande segredo dessa receita. O tofu faz o papel principal, onde permite toda aquela consistência cremosa que a gente adora. Essa é incrementada com açúcar, limão, baunilha e gomas de tapioca.

É perfeito para veganos e não veganos, sendo uma ótima opção de sobremesa para servir para família e amigos. Não tem erro!

7. Torta de tofu

Essa torta com cara de quiche é deliciosa e bastante nutritiva. Simples de ser feita, fica pronta em um segundo e conserva bem na geladeira.

Além disso, leva esse ingrediente especial que costuma ser o terror para as crianças: espinafre. É claro que, para esse “recheio”, você pode substituir por outros: couve, alho poró, cenoura ralada, tomates e entre outros. Porém, o espinafre tem um amargor único que fica muito saboroso nessa proposta!

Quanto ao tofu, utilize a receita base, com eles espremidos e pedaços bem pequenos. Misture com o refogado de espinafre e pronto! É só levar pro forno e devorar bem quentinho.

Caso esteja procurando uma receita rápida, gostosa e diferente, experimente fazer essa torta o quanto antes. Você vai querer fazer sempre e personalizar toda vez com algum outro recheio!

8. Tofu milanesa empanado

Esse nugget de tofu é uma delícia! Leva pouquíssimos ingredientes, mas que fazem toda a diferença, entende? Além disso, é muito fácil de ser preparado, ou seja, uma receita simples para o a dia dia.

Assim como qualquer proteína animal, aqui o tofu é marinado em um composto bem saboroso: shoyu, folhas de louro, alho, azeite balsâmico e água. Para obter o ponto perfeito, é ideal deixar de um dia para o outro, assim o sabor fica ainda mais intenso.

O empanamento é outro ponto importante. As farinhas são ricas em fibras e formam uma crosta nutritiva e mega crocante. Você vai precisar de fubá, farinha de mandioca, chia, quinoa em flocos, ervas desidratadas, pimenta e sal. O melhor de tudo é que não precisa de ovo, porque o próprio líquido da marinada faz essa função.

Depois disso é só assar que o resultado é aquele que a gente adora: suculento por dentro e com uma casquinha crocante por fora.
A gente sabe que nugget é bem versátil, combina tanto sozinho como em combinações de pratos. Se for servir como aperitivo é só caprichar em um molho caseiro. Mas é bem vindo como acompanhamento do arroz e feijão de todos os dias. É valido com tudo e, com certeza, fica uma delicia!

9. Estrogonofe de tofu

Estrogonofe é provavelmente o prato mais consumido por brasileiros. Além de ser fácil e rápido de fazer, a versão vegana não fica nada para trás. Fica uma delicia e harmoniza super bem com arroz, macarrão e até por si só mesmo!

O complemento desse prato é bem versátil. Pode ser adaptado de outras maneiras, de acordo com o seu paladar ou com o que tiver em sua despensa. Aqui, utilizamos a combinação cogumelos e palmito. E vamos combinar que proteína vegetal melhor que esses não tem! Mas vale fazer com carne, frango ou frutos do mar.

O preparo do molho é bem fácil. A base é feito com molho de tomate fresco e tofu, onde ambos passam pelo processo de cozimento e depois no liquidificador. A substituição do creme de leite pelo tofu é bem mais nutritivo. E os cogumelos e palmitos refogados garantem diferentes texturas.

Que tal dar uma cara nova para esse prato queridinho e fazer um molho bem cremoso e delicioso? É um prato e preparo diferente, mas provar coisas novas sempre é bom!

10. Tofu grelhado

Pare tudo o que estiver fazendo e salve essa receita! Esse “bife” de tofu é muito simples de preparar e fica pronto rapidinho. Melhor impossível, não é mesmo?

No primeiro momento, parece ser difícil substituir uma carne, por exemplo, por essa proteína de soja. Porém fica muito saboroso devido seus toques especiais!

Nessa versão, o truque é temperar muito bem as fatias de tofu. A receita utiliza páprica, pimenta do reino, noz moscada, gengibre, limão e molho shoyu.

Para fazer é muito simples: basicamente marinar o tofu nesse caldo perfumado e grelhar. Fácil, né?

Assim como uma proteína animal qualquer, esse tofu pode compor pratos mais elaborados. É bem vindo com massas, lasanhas, arroz com feijão e até saladas.

Esse prato possui os três pilares mais importantes: textura, sabor e praticidade! Sem contar que é uma opção bem saudável. Tudo bem que isso não é prioridade para muita gente. Mas quando se trata de uma comida gostosa e ainda nutritiva, por que não, né?

Viu como o tofu não precisa ser sem graça? São preparos fáceis que não precisam de muita habilidade na cozinha. Experimente e tenha uma refeição diferente e saborosa com esse ingrediente simples e econômico!