As 25 melhores receitas de alfajor para você tentar em casa e se deliciar

O alfajor é um doce semelhante ao pão de mel mas com pitacos argentinos. A iguaria consiste em uma duas camadas de biscoitos levemente macios, recheio cremoso de doce de leite e cobertura de chocolate meio amargo.

Esse é a versão mais tradicional que se encontra nas esquinas de Buenos Aires e nos quiosques de shopping. Porém, o doce é tão queridinho, que criaram outros modelos que podem ou não haver coberturas, outros recheios, outras texturas de massa e apresentações pra lá de diferentes.
Por isso nada melhor que experimentar e conhecer todas essas opções com as receitas logo abaixo:

1. Alfajor Havanna

Essa versão, com certeza, é o queridinho pela maioria! Afinal, estamos falando do autêntico alfajor argentino, que possui uma massa levemente crocante, recheio de doce de leite caseiro e cobertura de chocolate. O segredo dessa receita está 100% na massa que leva um toque de mel e baunilha e ainda um tempo de descanso de trinta minutos. Depois dessa receita nem precisa ir até Buenos Aires para degustar essa delícia, não é mesmo?

2. Alfajor caseiro

Aprenda como fazer alfajor em duas versões: a tradicional argentina e a versão brasileira. A vantagem é que a receita é fácil e rápida, ou seja, tudo é feito na mão! Confira o passo a passo completo para ver todas os truques de temperatura, rendimento, durabilidade e substituições. Alias, esse alfafor caseiro dá até para ganhar uma renda extra!

3. Alfajor simples

Essa é uma receita para ninguém botar defeito, porque além de fácil fica uma delícia. O diferencial é que aqui utiliza o biscoito de leite triturado na preparação da massa, ou seja, não leva nada da farinha, apenas amido de milho. O alfajor ainda conta com um recheio de “creme” de doce de leite e cobertura de açúcar de confeiteiro. Não dá para perder!

4. Alfajor de marshmallow

Buscando uma alfajor diferente e, ao mesmo tempo, prático? Confira essa receita de microondas que possui apenas três ingredientes: bolacha Maria, marshmallow e chocolate. O modo de preparo não tem segredos e é ótimo para matar aquela vontade de um doce. Vale a pena conferir!

5. Alfajor de bolacha maria

O alfajor de bolacha Maria é uma forma simplificada para fazer o doce argentino. O segredinho é utilizar um doce de leite firme para que ele não saia dos lados e fique bem resistente ao banho de chocolate meio amargo. Já que a bolacha é mais fina, o legal é incrementar com outra camada, deixando ele ainda mais alto.

6. Alfajor de biscoito

Essa receita é perfeita para fazer com as crianças, pois não dá trabalho nenhum! A combinação do biscoito Oreo com o doce de leite feito na panela de pressão é uma “gordice” que merece ser provada. E olha que aqui nem precisa retirar o recheio branco do biscoito. Faça em casa e comprove o quanto é delicioso!

7. Alfajor de doce de leite

Nessa receita a textura da massa é um pouco mais crocante, estilo biscoito, principalmente depois que esfria. Depois que esse passo estiver completo, basta rechear com um bom doce de leite e polvilhar coco ralado nas laterais. Capriche na fornada, pois o difícil é comer apenas um só!

8. Alfajor de chocolate

Que tal unir a massa argentina com um recheio brasileiro? É isso que acontece nessa receita que possui recheio de brigadeiro, biscoito amanteigado e cobertura de chocolate. O modo de preparo não foge do tradicional, mas é uma maneira de inovar o sabor e deixá-lo com a nossa cara!

9. Alfajor pão de mel

Essa é uma versão simplificada de alfajor pão de mel no palito. Para substituir a massa são utilizados biscoitos pão de mel, sem cobertura e comprados prontos. Já o recheio é com o clássico doce de leite, a cobertura de chocolate se mantem e conta com confeitos mega coloridos. Vale a pena testar!

10. Alfajor gourmet

Que tal acrescentar raspas de limão em seu doce? A sugestão é utilizar esse ingrediente no recheio, ou seja, combiná-lo com o delicioso doce de leite. O preparo da receita é bem simples e fica pronto rapidíssimo. O acabamento é mais rústico, apenas com açúcar de confeiteiro por cima e está pronto!

11. Alfajor líquido

Essa é uma sobremesa simples que é impossível parar de comer! A taça cremosa consiste em combinar os ingredientes do alfajor só que de uma forma desconstruída. A textura é bem nítida no paladar pois conta com o cremoso do doce de leite, o crocante das raspas de chocolate e a farofinha de maizena.

12. Alfajor colorido

Quer um alfajor diferente e de encher os olhos de alegria? Experimente adicionar corante alimentício na massa e veja o resultado! É uma ótima forma para alterar a aparência do doce e deixar a mesa de aniversário ainda mais chamativa.

13. Alfajor de Natal

Além de ser uma sobremesa digna de Natal, também é ótima maneira para dar fim naquele panetone estendido no armário. Além, dessa iguaria natalina, você precisará de apenas dois ingredientes: doce de leite e chocolate meio amargo. O modo de preparo é ainda mais simples que, com certeza, você irá tirar de letra!

14. Alfajor decorado

Que tal um alfajor personalizado, bem colorido e com as cores do arco íris? Essa receita não difere muito das outras. O truque está na cobertura que leva chocolate branco derretido, corantes alimentícios e glitter comestível. Se prepare para colocar sua criatividade e os dotes artísticos em ação!

15. Alfajor no palito

Se você curte inovar não só no sabor, mas também na apresentação, que tal preparar esse alfajor de bolacha? Aqui, ele é servido no palito de picolé e tem um preparo super simples. O bacana é decorar com confetes, granulados e com tudo o que tem direito para deixar a mesa de doces ainda mais charmosa!

16. Alfajor lembrancinha

Esse alfajor vai ser um sucesso como lembrancinha ou um faça e venda para ganhar uma renda extra. A receita possui um rendimento de 35 unidades e conta com o modelo clássico de alfajor argentino. Porém, tem um grande diferencial na massa: cacau em pó, raspas de limão e mel. Na receita, você ainda confere valores, preço unitário e tipos de embalagens.

17. Alfajor vegano

Se você deseja uma receita vegana basta substituir alguns ingredientes para saborear o doce argentino sem crueldade animal. Confira a lista de ingredientes para a massa: farinha de arroz, amido de milho, açúcar, leite vegetal, óleo e essência de baunilha. A receita ainda confere duas opções de recheio: doce de leite de castanhas e ganache vegana.

18. Alfajor sem glúten

A massa desse doce é feita com um mix de farinhas: arroz, amêndoas e amido de milho. O preparo ainda conta com fermento químico, goma xantana, manteiga ghee, ovos e adoçante culinário.

19. Alfajor fit

Essa receita é ótima para matar a vontade de saborear um doce mas sem sair da dieta. A massa utiliza ingredientes saudáveis como farinha vegetal, óleo de coco, xilitol, clara de ovo e essência da baunilha. O recheio e a cobertura ficam por conta da pasta de amendoim e o chocolate 70% cacau.

20. Cookie alfajor

Esse alfajor também é bem diferentão, mas igualmente saboroso. A massa amanteigada é substituída por um cookies com gotas de chocolate e o recheio de doce de leite pelo marshmallow caseiro. Para completar ele é coberto com chocolate meio amargo para formar aquela casquinha irresistível!

21. Alfajor mousse

O alfajor é tão versátil que combiná-lo com um recheio de mousse é uma outra proposta incrivelmente saborosa! A massa de biscoito tem sabor e cor de chocolate. E apesar de aguardar uns minutinhos na geladeira não dá trabalho nenhum. O recheio é feito com a mistura do chantilly e o doce de leite. O ideal é decorá-lo com o bico de confeiteiro e finalizá-lo com um pouco de açúcar por cima.

22. Alfajor de maizena

Que tal um alfajor com sabor e textura de bolo? Essa receita tem como o ingrediente secreto a maizena que garante toda a maciez à massa. O recheio também é bem convidativo: doce de leite com nozes. Confira o modo de preparo e se surpreenda com o resultado!

23. Pavê de alfajor

Esse pavê é uma ótima sobremesa para quem curte alfajor. A travessa é composta por duas mousses deliciosas (chocolate e doce de leite) e com bastante alfajor. O melhor de tudo: é super prática de fazer!

24. Alfajor de limão

A acidez dessa fruta combina perfeitamente com o sabor do doce argentino! O alfajor conta com uma massa de biscoito que chega a derreter no paladar e um recheio cremoso de trufa de limão. Apesar de levar chocolate branco no preparo, o sabor não é nada enjoativo. Vale a pena experimentar!

25. Torta alfajor

O desejo por esse doce é tanto que a única solução é prepará-lo em um tamanho maior, concordam? Essa receita utiliza apenas três ingredientes: biscoito, doce de leite e chocolate meio amargo. A montagem é super criativa e tem um passo a passo que não tem erro!

Essas são só algumas alternativas que podem ser colocadas em práticas por você. Mas ele é tão versátil que vale outras criações e você pode usar&abusar dessa experimentação. O que não pode acontecer é deixar de experimentar essa iguaria e formar a sua receitinha secreta!