Receitas de arroz: 40 combinações para fazer no dia a dia

O arroz é aquela comida que faz sucesso em qualquer lugar do mundo. No Brasil, por exemplo, trata-se de um acompanhamento básico e pra lá de versátil. A paixão é tanta que o que não faltam são receitas com esse ingrediente.
Mas se você quer dar uma renovada ou aprender como faz o arroz branco bem soltinho, chega mais! Confira essas opções que vão colocar o arroz em outro patamar:

1. Arroz temperado

Não existe combinação mais saborosa que arroz com feijão, não é verdade? Com essa receita você vai aprender a formula mágica para deixar o arroz refogado com cebola e louro bem soltinho. E não tem mistério: basta seguir as medidas e o tempo que dá tudo certo!

Publicidade

2. Arroz cremoso

Esse arroz cremoso com muito queijo é simples e fica uma delícia. Os temperos irresistíveis como cúrcuma, noz moscada e curry deixam o prato, literalmente, de outro mundo!

3. Arroz com brócolis

Este é aquele arroz que vai bem com tudo, por isso é considerado um clássico da culinária brasileira. O truque é destacar bem as folhas, talos e ramos, pois cada parte é utilizada de uma forma diferente na receita.

4. Arroz verde

Uma boa alternativa para quem abomina vegetais ou legumes é “disfarça-lo” no prato. No lugar do brócolis, por exemplo, você pode apostar na rúcula ou espinafre. Além de nutritivo dá uma outra cara para o arroz do dia a dia.

5. Arroz de forno

Essa é uma versão vegetariana de arroz de forno que possui um ingrediente bem especial: um mix de cogumelos. É ótimo para servir sozinho e o resultado lembra um risoto daqueles bem cremoso.

6. Arroz de forno cremoso

Esse arroz de forno é bem completo, tem: pedaços de frango, molho branco, farofa de parmesão, abobrinha grelhada e molho de pimentão. É de raspar o prato, ein?

7. Arroz a parmegiana

Que tal dar uma outra incrementada no tradicional arroz de forno? Essa receita é para você fazer sucesso com toda a família. Afinal, é um arroz gratinado com bastante queijo para deixar todo mundo com água na boca!

8. Arroz a grega

Esse arroz temperado fica mega colorido e utiliza os seguintes ingredientes: alho, cheiro verde, ervilha, milho, cenoura, uva passas e pimentão. Perfeito para variar o arroz branco de todo o dia, não acham?

9. Arroz carreteiro

Essa receita possui uma variedade enorme. Mas é obrigatório cozinhar o arroz junto com as carnes, para pegarem bem o sabor. Aqui o time é bem caprichado, tem: carne seca, bacon, linguiça, copa de lombo e coração de galinha. Um toque de cerveja e temperos secretos fazem toda a diferença também. Confira essa delícia!

10. Arroz a piemontese

Esse arroz aposta na utilização do creme de leite para criar a textura de um risoto. O restante dos ingredientes são facilmente acessíveis e se duvidar você já possui a maioria em casa. Então, prepare para fazer um arroz cremoso, fácil e delicioso hoje mesmo!

11. Arroz biro biro

Está com sobras de arroz dando bandeira por aí? Aposte nessa versão que leva cebola, ovos mexidos, bacon, cheiro verde e batata palha.

12. Arroz cremoso

Que tal uma receita de arroz cremoso sem forno pronto em cinco minutos? Essa é a típica receita de uma panela só e tem como ingredientes linguiça calabresa, cenoura, milho, ervilha e um toque de açafrão.

13. Arroz com amêndoas

O famoso arroz com açafrão agora recebe um visual novo com um toque de salsinha, cebolinha, endro e amêndoas para finalizar. A mistura desses ingredientes dá um sabor especial no acompanhamento e combina com diversas proteínas.

14. Arroz com lentilha

Arroz com lentilha é perfeito para trazer sorte no Ano Novo! Nessa versão você pode incluir pedaços de calabresa para deixá-lo ainda mais completo.

15. Arroz com linguiça

O prato tem como resultado um almoço delicioso. E ainda é prático e rápido, pois é colocar tudo, misturar e já está pronto. Mais simples que isso não existe!

16. Arroz com frango

Esse é o famoso PF de uma panela só. A versão conta com uma mistura inusitada e deliciosa de arroz, frango, lombo de porco e ovo frito. A refeição é uma ótima opção para quem mora sozinho e fica pronta em vinte minutos!

17. Arroz com galinha

O tradicional arroz com galinha é feito na panela de ferro com coxa e sobrecoxa, ervas, extrato de tomate, ovo cozido e queijo parmesão. O prato tem influência gaúcha e fica com um sabor irresistível!

18. Arroz com camarão

Essa é uma daquelas receitas para surpreender os convidados! O preparo é um arroz cremoso a base de requeijão e creme de leite e finalizado no forno com queijo mussarela. A dica é cozinhar levemente os camarões já que eles entram no início da receita e permanece em contato com o calor até o final.

19. Arroz com suã

Apesar de simples, esse é um prato de fazer bonito na mesa, com um arroz bem moreninho que pega todo o sabor da carne e fica delicioso. Você irá precisar de ingredientes como suã suína, cebola, alho, pimenta, tempero baiano, sal e cheiro verde.

20. Arroz com bacalhau

Aprenda uma forma diferente de utilizar o bacalhau preparando um arroz soltinho e temperado. Capriche nas azeitonas e surpreenda no almoço de Páscoa!

21. Arroz com legumes

Essa receita mostra como dá pra fazer uma paella maravilhosa e cheia de sabores e aromas sem nada de origem animal. Você vai precisar de alho, cebola, pimentão, tomate, alcachofra, vagem, ervilha, caldo de vegetais, açafrão e páprica doce.

22. Arroz com carne seca

Essa é uma ótima forma de reaproveitar aquele arroz parado na geladeira. O toque de cremosidade se dá pelo caldo de legumes e queijo parmesão. Já os acompanhamentos ficam por conta do refogado de carne e seca e folhas de agrião.

23. Arroz com carne moída

A carne moída é um coringa na cozinha! Aqui, ele vira molho de tomate para cozinhar o arroz agulhinha. Você pode complementar com presunto, ervilha e cenoura. Depois é só encher de queijo, levar para gratinar e devorar tu-di-nho!

24. Arroz com costelinha

A tradicional costelinha assada se transforma em ragu. O arroz branco é substituído por sete grãos. E o sabor possui um toque agridoce de extrato de tomate, mel, shoyu e vinagre branco. Deu água na boca, não é mesmo?

25. Arroz com alho poró

Nesta receita, o arroz ganha a companhia da lentilha, alho-poró, laranja e castanha-do-pará. Tudo isso, garante equilíbrio no sabor e uma crocância inesperada. Vale a pena experimentar!

26. Arroz selvagem

Os sabores e aromas desse arroz ficam por conta dos cogumelos frescos, bacon e caldo de galinha. Sem contar, que combinam perfeitamente com a textura crocante dos amendoins da finalização.

27. Arroz primavera

Esse arroz colorido éideal para aproveitar as sobras de outras refeições que estão paradas na geladeira. A receita utiliza o arroz integral com açafrão, mas pode muito bem ser feito com aquele branco do dia a dia.

28. Arroz de rabada

Apesar de levar algumas horinhas na cozinha, garanto que esse prato vai fazer sucesso no almoço de domingo! O cozimento da rabada, feito com na pressão e depois desfiado, é o segredinho da receita. Afinal, o caldo do cozimento faz toda a diferença para o sabor final desse arroz.

29. Arroz de polvo

Para uma combinação mais sofisticada, aqui vai uma receita de arroz de polvo, que dá um pouquinho mais de trabalho mas compensa no resultado. Entre os ingredientes principais, estão o pimentão, cebola, alho e páprica defumada. Vale a pena conferir o passo a passo!

30. Arroz de pato

Quer um prato digno de restaurante? Fique ligado nessa receita repleta de técnicas e sabor. Pela lista de ingredientes já dá para notar a maravilhosidade desse arroz: shoyu, vinho do Porto, legumes para o caldo, bacon e chouriço português.

31. Arroz natalino

Aprenda como fazer e temperar um arroz de Natal feito com as sobras do peru assado da ceia. Essa receita é perfeita para saborear no almoço do dia 25 com a família reunida novamente.

Publicidade

32. Arroz Chop Suey

Esse que também é conhecido como arroz Yakimeshi possui apenas quatro ingredientes: cubos de presunto, cenoura, cebolinha e ovos. Sim, aquele restinho de arroz pode ser transformado nesse famoso prato chinês saboreado em seu delivery.

33. Arroz frito

Outro arroz chinês só que em uma versão mais elaborada. Esse leva mais ingredientes como peito de frango, milho, ervilha, cebolinha, shoyu, óleo de gergelim, ovos e cenoura. A sua pegada mais crocante é o diferencial!

34. Arroz para sushi

Asim como o arroz brasileiro, o japonês, também requer cuidados com proporções e tempo. E claro, que o segredinho fica por conta do tempero que leva vinagre de arroz, açúcar e sal. A receita também ensina o básico da culinária oriental e prepara um sushi na tijela pra lá de saboroso. Vale a pena conferir!

35. Arroz marroquino

Que tal um arroz marroquino gostoso e fácil de fazer? É uma receita que leva cebolas caramelizadas, peito de frango, carne moída, amêndoas laminadas e torradas, pimenta síria e canela em pó. Tudo isso, com o arroz cozido ou com a sobra do dia anterior.

36. Arroz árabe

Não curtiu a versão marroquina? Calma que tem outra semelhante: arroz árabe. Essa é feito com músculo, berinjela, arroz agulhinha, castanhas, pimenta síria e canela em pó.

37. Arroz mexicano

Vai receber amigos em casa? Esse arroz faz a festa de tão colorido que é! Tem passata de tomate, caldo de legumes, pimentão e claro, a famosíssima páprica picante.

38. Arroz com curry

Essa receita de origem indiana é um perfume só. Como o próprio nome já diz, o arroz indiano pede condimentos pra lá de especiais. E ainda tem a adição do grão de bico que torna o arroz ainda mais rico!

39. Arroz na panela de pressão

Esse é uma refeição completa que vai te ajudar a economizar muito tempo na cozinha. O melhor é que você pode utilizar os ingredientes que você possui em sua geladeira. Aqui, a escolha foi pela linguiça defumada e cenoura. Com certeza, vai ser aquela receita coringa para o resto de sua vida!

40. Arroz no microondas

Se a preguiça tomou conta de vez, apele pelo microondas! Aprenda cinco formas de fazer arroz nesse equipamento: bacon&milho, calabresa com cebola, carne seca com abóbora, frango com quiabo e vegetariano. Mistura tudo e corre para o conforto dessa caneca quentinha!

Agora que você já conheceu todas as combinações para cozinhar e refogar o arroz, nada mais justo que coloca-las em prática, não é mesmo? Nada de insistir naquele arroz “unidos venceremos” depois de adulta, ein!

Publicidade