8 melhores receitas de banha de porco para você experimentar

Muita gente não sabe, mas a banha de porco era a gordura mais utilizada há alguns anos. Atualmente, essa prática voltou a ganhar força e a banha de porco voltou a estar em alta. Isso porque ela pode substituir o óleo e manteiga nas suas preparações. Confira agora algumas curiosidades sobre esse ingrediente bem polêmico e também algumas receitas de banha de porco para você preparar aí na sua casa seguindo nessa leitura. Acompanhe.

Curiosidade: banha de porco faz mal?

Sem a intenção de esgotar o tema, diversos especialistas relatam que a prática de cozinhar com banha de porco pode ser mais saudável do que a utilização de óleos vegetais. Isso porque a banha de porco, bem como a manteiga, o azeite e óleo de coco, são ricas em graxos monoinsaturados. Esse nome complicado significa que essas gorduras são mais estáveis ao serem submetidas ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação, prejudicial à nossa saúde. 

Confira abaixo algumas formas para obter receitas de banha de porco.

1. Como fazer banha de porco e torresmo

A nossa primeira opção de receitas de banha de porco não poderia ser mais simples. Ao clicar no vídeo abaixo, você vai conferir o passo a passo para preparar banha de porco e um delicioso torresminho. Ajuste a quantidade que você precisa ou quer obter de banha de porco. 

2. Banha de porco feita com pancetta

Qualquer excesso de gordura é prejudicial ao nosso corpo. Por isso, a gordura feita a partir da pancetta de um porco criado em ambiente conhecido, sem ração ou aditivos é muito interessante para você adotar em sua casa. De quebra, você vai ter uma pancetta torradinha, que é uma delícia. Para conservação da banha de porco, use um pote limpo e bem fechado.

3. Banha de porco caseira direto do porco

Aqui, você vai aprender a preparar a sua banha de porco diretamente da fonte: um porco caipira, para você colocar a mão na massa (ou na carne), literalmente. Se você tem essa opção em um sítio, ou mesmo se há um bom espaço em sua casa, assista ao vídeo e considere essa opção.

4. Banha de porco feita com toucinho

A partir do toucinho é possível preparar uma boa quantidade da gordura. As receitas de banha de porco certamente farão parte da sua rotina na cozinha. Aprenda o passo a passo clicando no vídeo abaixo.

5. Banha de porco feita na panela de pressão

Um jeito bem rápido de obter sua banha de porco é utilizando a panela de pressão. O passo a passo é tão simples que você vai se surpreender. Apenas opte por essa receita caso a sua panela esteja em excelentes condições e sem a borracha, sob pena de um sério risco de explosão.

6. Como fazer banha de porco na airfryer

Você sabia que é possível fazer sua banha de porco diretamente na airfryer? Junto, você vai obter um delicioso torresminho na mesma panela. É uma opção deliciosa, simples e bem rápida.

7. Como fazer banha de porco low carb

Se você segue uma dieta baixa em carboidratos, temos receitas de banha de porco especiais para você. Confira o passo a passo indicado no vídeo e aproveita essa maravilha! Cuidado no preparo, cozinhar gordura exige atenção redobrada.

8. Receita de bolo com banha de porco

Você não leu errado! Para finalizarmos as receitas de banha de porco, separamos um bolo de chocolate delicioso e preparado com banha de porco que você acabou de aprender a fazer. Não perca a chance de experimentar essa receita tão diferente. O sabor é único, inconfundível e muito mais saudável.

E você? Já conhecia essas receitas de banha de porco ou utiliza as versões industrializadas?

Você já viu que preparar suas receitas de banha de porco é bem simples. Se você quer descobrir como saber se a banha de porco é pura, opte por um açougue ou criador de sua confiança. Deste modo, a sua banha de porco sadia só trará benefícios para o seu organismo. Aproveite e comente abaixo quais foram as suas favoritas.