16 melhores receitas de bife à rolê para você saborear muito em casa

De origem italiana, o bracciola, mais conhecido aqui no Brasil como bife à rolê é um prato que não fica pronto muito rápido, pois seu preparo é um pouco mais trabalhoso, mas o resultado final é de comida caseira mesmo. E se você gosta de comfort food, não há nada melhor do que preparar um belo bife à rolê com o seu toque especial, escolhendo os recheios e ingredientes que mais agradam você e sua família.

O preparo se dá recheando os bifes e os enrolando em palitos de dente. Os recheios podem variar, como presunto e queijo, cenoura, brócolis, pimentão, bacon, salsão, vagem, salsinha, cebolinha e até ovo. A carne escolhida pode variar entre a bovina e a de frango. Geralmente, depois de preparados, os filés são grelhados na frigideira ou na panela de pressão e são reservados. Após essa etapa, um molho é feito com alguns ingredientes como o cebola, alho, molho de tomate e vinho tinto por exemplo. Depois tudo é cozido na panela de pressão. Mas existem variações conforme veremos aqui, até mesmo na churrasqueira.

O importante é fazer de acordo com o que você mais gosta. E se você não sabe ainda qual a melhor receita para preparar um belo bife à rolê caseiro, que tal ver todas estas opções que separamos para você? Confira abaixo:

1. Receita de bife à role simples e fácil

Para fazer esta receita de bife à rolê você precisará, além da carne, pedaços de cenoura e linguiça calabresa para enrolar e espetar com palitos de dente. Esta é uma receita bem fácil e tudo é feito na panela de pressão

2. Bife à rolê na panela de pressão

Esta receita de bife à rolê é preparada com coxão mole (aproximadamente 1 kilo), mas pode ser feito com coxão duro. Além disso, calabresa em filetes, bacon picado, cenoura em tiras, pasta de alho feita a partir de 5 dentes de alho com sal, palitos de dente e pimenta do reino. A carne é temperada com a pasta de alho e pimenta do reino. Depois basta montar eles com os outros ingredientes.

3. Receita de bife à rolê deliciosa

Esta preparação leva cenoura e salsão e fatias de bacon. O primeiro passo é temperar os bifes com sal e com bacon, cada filézinho da carne leva dois palitos de salsão, dois palitos de salsão e uma fatia de bacon por dentro, que serão enrolados e presos com o palito de dente. O próximo passo é selar a carne na panela de pressão em fogo alto, eles devem ser dourados nos dois lados e depois reservados em uma tigela, em seguida, a cebola deverá ser dourada em fogo baixo, assim como 3 dentes de alho picadinho, 2 folhas de louro, 1 colher de chá de pimenta síria e extrato de tomate. Depois, acrescente 1 litro de água, 1 rama de canela, sal e pimenta do reino. Depois do caldo fervido, você deverá colocar os bifes de volta no molho e deixar cozinhar conforme a indicação da receita.

4. Receita de bife à rolê do programa Mais Você

Você já conhece esse programa, e aqui você aprenderá a fazer o bife à rolê no estilo Ana Maria Braga: ele é feito com coxão duro, uma carne mais barata mas que ficará super saborosa nessa receita. Já cortado em bife, ele é colocado sobre um plástico e é batido para ficar mais macio. Os ingredientes utilizados para recheio são o pimentão, a cenoura e a sálvia antes de fixar com os palitos de dente. Assista no vídeo como fazer o molho!

5. Receita de bife à rolê com participante do Master Chef

Nesta receita elaborada pela chefe Michele Crispim, ex-participante do programa Master Chef, você aprenderá a fazer um delicioso bife à rolê que usa filé mignon como proteína, temperados com sal, pimenta e usando bacon, cenoura e vagem sem as pontas como recheio. Depois de enrolar, basta prender eles com o palito de dente. Para selar o bife, o azeite é acrescentado na panela em fogo quente antes de acrescentá-los. Depois, a chefe mostra que é necessário deglacear com 1/2 xícara de vinho tinto, esperando para que ele seja evaporado até não ter mais o aroma do álcool. Após este passo, o tomate picado e a pimenta picada são acrescentados no cozimento. Depois é só colocar água e esperar cozinhar.

6. Receita de rolê de frango com calabresa

7. Receita de bife à rolê com cerveja preta

Se você está acostumado com as opções mais tradicionais que utilizam o vinho tinho, aproveite esta receita para fazer um bife à rolê diferente que utiliza a cerveja preta no lugar do vinho. Para fazer esta receita, você precisará de: bifes de coxão mole, patinho ou alcatra que deverão ser batidos bem até ficar fino. Para temperar, sal e pimenta, e no recheio palitos de cenoura, palitos de calabresa e vagem. Depois os bifes serão dourados na panela que será usada depois para fazer o molho. O molho é feito com um fio de azeito, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 3 colheres de sopa de extrato de tomate, 1 xícara de caldo de legumes, carne ou bacon e 1 xícara e meia de cerveja preta. Veja todo o passo a passo no vídeo.

8. Receita de bife à rolê com presunto e queijo

9. Receita de bife à rolê com molho de tomate

10. Receita de bife à rolê com ovos cozidos

11. Receita de bife à rolê na churrasqueira

Outra opção super diferente e é para quem curte uma grelha: este bife a rolê é feito na churrasqueira. Neste caso ele foi comprado pronto e preparado na grelha, para depois ser preparado na panela de ferro. Para fazer o molho, a receita utiliza cebolas, tomates, alho poró que são feitos na grelha antes de preparar o molho com vinho tinto. Confira o passo a passo para fazer um bife a rolie diferente!

12. Receita de bife à rolê recheado e empanado

Quer fazer um bife à rolê diferente? Então veja esta receita na qual ele é recheado e empanado. O recheio é feito na panela de ferro com 1 cebola picada, 2 dentes de alho, sal, pimenta e 5 xícaras de espinafre. O tempero da carne é feito a partir da mistura de 1 colher de sopa de sal, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de sopa de alho em pó e 1 colher de sopa de páprika. A carne é temperada com esta mistura para depois ser preenchida com queijo e o espinafre. Tudo vai para a geladeira e depois é só empanar e fritar. Confira no vídeo.

13. Receita de rolê de frango com bacon

Se você não quer fazer carne ou prefere somente o frango, esta é uma das opções de receita que abordaremos aqui, ela leva: filé de frango com pimenta do reino, alho, sal e páprica como temperos. Os recheios são feitos a partir de cenouras em tiras, pimentão em tiras e cebola antes de enrolar e prender os filés com palitos de dente. Depois, o bacon é acrescentado por fora e eles são levados para a frigideira com alho para grelhar antes de ir para a panela com molho. Veja tudo no vídeo.

14. Receita de rolê de frango no forno

15. Receita de rolê de frango com calabresa

16. Receita de rolê de frango com queijo e presunto

Agora você sabe como fazer bife à rolê ou rolê de frango em casa

Agora que você acompanhou estas principais receitas de bife à rolê, seja ele de carne bovina ou de frango, você saberá fazer o seu na cozinha passo a passo e sem muito esforço. Não são tantos ingredientes e prepará-lo não é um mistério. Além disso, você pode adaptar a receita para incluir os vegetais e recheios que mais agradam ao seu paladar e o da sua família. Que tal começar a preparar um bife à rolê hoje mesmo?