Bulgogi: 6 receitas do prato coreano que mais faz sucesso por aqui

A culinária milenar coreana só começou a fazer sucesso com os brasileiros nos últimos anos e um dos pratos mais famosos, além de mais adequados ao paladar ocidental é o bulgogi, uma carne bovina cortada em fatias e marinada em molho de soja, açúcar, pimenta, alho, óleo de gergelim misturado a outros ingredientes, que podem variar de cada receita, como por exemplo a cebolinha, macarrão celofane, cogumelos de diferentes espécies, entre outros. Na tradição coreana, o prato era servido em espetos somente aos mais nobres e a realeza durante a dinastia Joseon.

O mais comum é que o bulgogi seja grelhado em restaurantes, mas ele também pode ser frito ou servido em uma panela quente com molho, por exemplo. Além da carne, o arroz acompanha o prato sempre, além dos famosos acompanhamentos coreanos, conhecidos como “banchan” e variam de acordo com os ingredientes da temporada. A melhor forma de apreciar a carne adocicada desta receita é unindo-a com com estes acompanhamentos em uma folha de alface, colocando tudo na boca de uma só vez.

Publicidade

Ficou com água na boca e quer saber mais como fazer você mesmo uma receitinha de bulgogi no estilo caseiro? Então veja esta seleção que separamos para você:

1. Receita de bulgogi – carne marinada ao molho de soja

Nesta receita fácil de fazer do canal Culinária Coreana da Lan, você precisará de 500g de contrafilé em fatias finas, cenouras em palitinhos finos, cebola em tiras, pimenta jalapeno, pimenta coreana e cogumelos. A carne do bulgogi pode ser marinada de diferentes formas e a escolha dessa receita foi com a pêra asiática, a pêra brasileira, cebola, molho de soja, mirin, açucar e alguns outros ingredientes. Depois de reservar por uma hora na geladeira, todos eles são levados a frigideira com óleo.

2. Receita de bulgogi feita por coreanos

Fugindo um pouco do óleo, outra forma de marinar a carne é utilizando a manteiga, que traz um sabor e aroma especial para a receita. E é isto o que você verá nesta versão do bulgogi feita por dois coreanos brasileiros. Ela leva cebola, cogumelo shimeji e cebolinha apenas para cozinhar com a carne. Você também aprenderá como fazer porções do prato para congelar e comer quando quiser.

3. Receita de bulgogi – carne marinada em pêra e molho de soja

Não conseguiu encontrar a carne bovina em fatias fininhas para fazer o bulgogi na moda coreana? Então nesta receita você aprenderá a fazer ela com fatias de filet mignon temperado com pimenta preta e o molho que leva açucar, alho, pêra e molho de soja batidos no liquidificador. Depois é só fritar na chapa e servir nas folhas de alface ou com arroz japonês.

4. Receita de bulgogi na frigideira

Nesta receita, o molho é batido no processador com molho de soja, uma colher de sopa de açúcar, óleo de gergelim, gengibre, alho, maçã e uma cebola pequeno. Uma das dicas que o canal passa é que você pode congelar a carne antes de cortar, assim poderá fazer fatias mais finas no filet mignon ou contra-filé. Depois de juntar com o molho, carne então é levada a frigideira com os outros ingredientes para finalizar esta receita que pode ser feita em casa sem mais problemas.

5. Receita de bulgogi simples com poucos ingredientes

Para quem tem pouco tempo ou quer preparar um bulgogi sem tantos ingredientes, a receita deste video pode ser uma das melhores para você seguir. Ela  foca mais no preparo da carne com o molho e apenas a cebolinha na hora de finalizar e servir o prato, mesmo sendo muito saborosa.

6. Receita de churrasco coreano bulgogi com broto de feijão

Esta é outra receita que não utiliza os tradicionais cogumelos, cenoura, cebolinha ou macarrão celofane. A aposta desta receita simples é o broto de feijão como complemento na hora de fritar a carne, que segue o molho quase idêntico a maioria das receitas que já vimos antes. Assista e veja como é simples de fazer.

O que achou destas receitas de bulgogi?

Apesar de dar um pouco de trabalho para fazer, todas as receitas de bulgogi são uma ótima pedida para ter uma refeição que sacia bem a fome, e se você não quer ter muito trabalho, pode seguir as opções mais simples que separamos para fazer o prato com uma quantidade de ingredientes mais enxuta. Alguns deles você poderá comprar em lojas especializadas em produtos asiáticos se não encontrar em supermercados comuns. Além disso, se preparar porções em tigelas, poderá congelar a carne marinada para fritar quando quiser.