7 receitas de caldo de mocotó para inovar nas suas preparações

Esse prato é tradicionalmente encontrado nos estados do Nordeste. No entanto. As receitas de caldo de mocotó se popularizaram em todo o Brasil e atualmente é possível encontrar em qualquer lugar. Além de fáceis de serem preparadas, essas receitas de caldo de mocotó são ricas em vitaminas, antioxidantes e colágeno. O melhor de tudo: são muito saborosas. Aprenda a preparar diversas opções desse prato que é tão característico do nosso país.

1. Caldo de mocotó tradicional

Se você nunca experimentou o prato, uma boa opção é começar pela receita tradicional, até mesmo para apreciar a receita que originou as demais. O tempo de cozimento é demorado, mas vale a pena. Para acelerar o processo, você pode deixar o mocotó de molho em água fervendo. Além do mocotó, você vai precisar também de ingredientes para temperar, tais como cebola, colorau, alho, sal e o que mais sua imaginação e paladar pedirem.

2. Caldo de mocotó simples

O caldo de mocotó simples é ainda mais fácil de preparar que o tradicional. Para fazer essa receita de caldo de mocotó, prefira comprar os pés do boi em uma largura de até dois dedos, pois facilitará a limpeza e o preparo. O tempo total de cozimento pode variar de uma até duas horas, dependendo do fogo e da panela.

Mas não se preocupe, o resultado final vai compensar toda a espera. Essa receita é conhecida por seus efeitos afrodisíacos, por isso, invista em uma boa preparação.

3. Caldo de mocotó com mandioca

Para obter um caldo mais cremoso, aposte na utilização da mandioca. Embora seja um prato de destaque para o mocotó, a mandioca trará equilíbrio para proporcionar um sabor mais suave. Especialmente indicada para os dias frios, as receitas de caldo de mocotó aquecem e sustentam muito. Além, é claro, de possuir uma série de benefícios à saúde. Aprecie com a moderação necessária, já que é um prato calórico e bem intenso no sabor.

4. Caldo de mocotó com batata

Os benefícios do caldo de mocotó, como vimos, são inúmeros. Por sua alta concentração de colágeno, acredita-se que essa receita seja um importante agente na prevenção do envelhecimento precoce. Mas, não se engane se acredita que esses benefícios são a única razão para consumir esse prato. Experimente acrescentar batatas nas suas receitas de caldo de mocotó para aproveitar ao máximo esse sabor incrível.

5. Caldo de mocotó desossado

Diferentemente das outras receitas de caldo de mocotó que vimos acima, a proposta dessa receita é servir um caldo triturado e homogêneo. Se você não gosta da textura presente no tutano ou nos ossos, essa pode ser uma ótima opção para conseguir aproveitar de um modo mais sutil os prazeres e benefícios dessa receita. Depois de cozinhar bem todos os ingredientes, você só precisará misturar tudo em um triturador.

6. Caldo de mocotó com toque de açafrão

Que o açafrão é um dos temperos mais versáteis que conhecemos, isso ninguém duvida. Mas, o que muita gente não sabe é que o caldo de mocotó com pitadas de açafrão ganha uma cor mais viva e um sabor ainda mais marcante. Essa é uma receita das receitas de caldo de mocotó que podem ser batidos todos os ingredientes no liquidificador, após cozinhar e desossar o mocotó.

7. Caldo de mocotó na banha de porco

Se você quer fazer uma receita tradicionalmente nordestina, aposte na utilização da banha de porco como gordura para iniciar o cozimento. Parece que não faz tanta diferença, mas apenas a utilização desse ingrediente trará uma carga de sabor e suculência extraordinários para o seu prato.  

Qual dessas receitas de caldo de mocotó é a sua favorita?

Embora muita gente torça o nariz para essas receitas de caldo de mocotó, que utilizam parte dos ossos do boi, o fato é que o seu sabor é fantástico, sem falar de suas propriedades nutricionais, já que é considerado um “superalimento”. Por isso, aventure-se na cozinha, escolha a sua receita favorita e comente aqui embaixo o resultado. Aguardamos seu contato.