Receitas de chá de alho: 7 opções para testar se elas funcionam

Sabemos que as receitas de chás de alho, em geral, são muito conhecidas por conta de suas propriedades medicinais. Quem nunca ouviu: “toma um chazinho de alho que melhora a gripe”? Mesmo sabendo que o tratamento de doenças virais deve ser acompanhado por um médico, a utilização das receitas de chá de alho que indicaremos certamente vai contribuir para ajudar na sua imunidade, diminuir dores, ou confortar os sintomas diversos.

Quer saber mais? Então confira essa seleção de receitas de chá de alho que preparamos para você e descubra, na prática, todos os benefícios que elas podem proporcionar a você.

1. Chá de alho simples

A receita clássica de chá de alho simplifica usa apenas o alho, água e você deve tomar, preferencialmente, sem qualquer tipo de adoçante. No entanto, caso seu paladar não aceite o gosto bem marcante do alho, utilize uma colher de mel para colher de forma potencializada os efeitos desse poderoso chá. Os benefícios para o colesterol são um dos mais procurados por quem aprecia essa bebida.

2. Chá de alho com limão

As receitas de chá de alho com limão são opções que agradam um número maior de pessoas, graças aos seus inúmeros benefícios, tais como vitaminas, potássio, fibras, cálcio dentre diversas qualidades. Ao acrescentar o limão, além do sabor mais agradável, você terá os benefícios dessa poderosa fruta, inclusive para melhorar os sintomas de doenças respiratórias. Ferva bem toda a mistura e coe antes de servir.

3. Chá de alho com mel e limão

Se você busca efeitos antioxidantes, o chá de alho com mel e limão é ideal para você, graças às propriedades de cada um dos ingredientes. Mesmo com os inúmeros benefícios, quando o chá de alho é ingerido puro, o sabor é forte e até mesmo desagradável para a maioria das pessoas. Por isso, sua versão em chá com mel e limão é uma boa opção para quem quer obter os benefícios deste alimento tão rico.

4. Chá de alho com cravo e mel

Essa receita de chá de alho é um pouco diferente, já que o mel vai junto no processo de ferventar. No entanto, os benefícios são inúmeros. Nenhum chá tem o poder de curar gripes ou resfriados, mas este, sem dúvida, aliviará os sintomas e proporcionará a sensação de bem estar. Para quem tem problemas de pressão baixa, vale a pena consultar um especialista antes de experimentar essas receitas de chá de alho.

5. Chá de alho com gengibre e mel

Unidos, esses três elementos trazem muitos benefícios à saúde em geral e no auxílio aos sintomas da gripe. Suas vitaminas auxiliam na aceleração metabolismo, no fornecimento de energia, além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, fortalecer os ossos, combater a anemia e facilitar a absorção da vitamina C pelo organismo. Ou seja, além de saudável, é altamente recomendado você aderir esse chá de alho em sua rotina.

6. Chá de alho com limão, gengibre e mel

Como vimos, o consumo do chá de alho pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a combater os sintomas de gripes e resfriados, além de possuir propriedades expectorantes. Nessa receita de chá de alho, acrescente o limão, o gengibre e o mel na preparação para obter um sabor ainda mais gostoso e potencializado.

7. Chá de alho com própolis, limão e mel

Finalizando nossas receitas de chá de alho, agora com a utilização do própolis, encontramos um grande aliado para as dores de garganta. É indicado também para tratamento de amigdalite, afonia (perda de voz) e rouquidão. Lembrando que nenhum chá substitui uma consulta ao seu médico, nutricionista ou a utilização de remédios convencionais.

Encontrou suas receitas de chá de alho que procurava?

Seja para amenizar os sintomas de um resfriado ou para fortalecer a imunidade, os benefícios de cada uma das receitas de chá de alho são inegáveis. Por isso, você pode escolher qual é a sua preferida (ou nem tanto) e experienciar todos os benefícios. Já provou alguma delas? Conte para nós nos comentários abaixo.