Receitas de coxa e sobrecoxa assada: 25 preparos cheios de sabor e cor

Frango assado só é bom quando tem bastante gordura, crosta douradinha e interior macio, concordam? Por isso, as coxas e sobrecoxas são peças fundamentais nesse preparo no forno. Sem falar que o preço é super acessível e preenche a mesa para aquele almoço de família, ou seja, não tem desculpas para ignora-los nas prateleiras de mercado e açougue.

O preparo é cheio de truques, alguns adicionam maionese, outros complementam com batatas e vegetais e tem os mais exigentes que curtem encher de ervas. Mas quer saber o verdadeiro segredo? O tempero!

Pensando nisso, separamos uma lista de receitas com esses queridinhos. Os chefes e youtubers ensinam desde um assado na air fryer até o mais sofisticado que leva horas no forno. Quer ficar por dentro disso tudo? Confira abaixo todas as dicas:

1. Coxa e sobrecoxa no forno

O ex Masterchef passa todas as dicas para fazer um assado de carne branca perfeito! A travessa consiste em uma cama de legumes e vegetais, vinho branco e pedaços de frango. Todas essas camadas são importantes para a construção do sabor, para o cozimento e também para criar um leve caldinho no resultado final. Dica: seque a proteína com papel toalha para que ela entre bem sequinha no forno. Asse por quarenta cinco minutos, sem papel alumínio, e está pronto!

2. Coxa e sobrecoxa assada crocante

Que tal um frango crocante, com direito à casquinha e sem precisar de fritura? É o que essa receita de apenas seis ingredientes ensina. Confira os itens: coxas e sobrecoxas, sal, pimenta do reino, páprica doce, maionese e farinha de rosca. Lembrando que os temperos é livre, ou seja, adicione aqueles da sua preferência que também vai dar tudo certo. O tempo de forno é de aproximadamente duas horas.

3. Coxa e sobrecoxa assada com batata

Esse prato, com certeza, é um clássico na mesa brasileira! Afinal, existe combinação mais saborosa do que frango com batatas? A receita dispõe de uma “pasta” com maionese, alho, creme de cebola, sal, pimenta do reino, orégano, açafrão e azeite. Fique de olho no passo a passo que é super simples e garante um almoço digno da casa da vovó!

4. Coxa e sobrecoxa assada com maionese

Essa é uma outra versão de frango com maionese que recebe processos e ingredientes diferentes. Primeiro, que as coxas e as sobrecoxas passam por uma marinada de caldo de galinha, temperos e ervas. E segundo, que o mix de temperos é completamente oposto á receita anterior. Confira a lista de ingredientes: maionese, extrato de tomate, sal, limão, pimenta do reino e tempero baiano. É uma opção igualmente saborosa que também merece ser provada!

5. Coxa e sobrecoxa assada com cerveja

Quer uma receita simples, saborosa e com apenas três ingredientes? Fique de olho nessa opção que contém sobrecoxas, creme de cebola e uma lata de cerveja. E fique tranquilo, pois o sabor da bebida alcoólica sai completamente durante o cozimento no forno. Vale a pena testar!

6. Coxa e sobrecoxa Rita Lobo

A chef e apresentadora Rita Lobo ensina a preparar um frango assado no maior estilo rústico, ou seja, pedaços de cebola, cabeça de alho e folhas de louro por toda a assadeira. O resultado é uma carne úmida e a pele douradinha! Quer saber o segredo? É uma manteiga temperada com especiarias e raspas de laranja que deixa o prato perfumado e com um sabor de outro mundo!

7. Coxa e sobrecoxa assada com bacon

Além de ser um prato coringa na cozinha, também é daqueles preparos práticos, do estilo misture tudo e leve para o forno. As coxas e sobrecoxas, sem pele, são marinadas em um caldo composto por alho, mostarda, molho inglês, suco de limão, maionese, sal, pimenta do reino e alecrim. Depois é só envolve-los sobre uma fatia fina de bacon, dispor na assadeira, adicionar o restante do caldinho e levar para o forno.

8. Coxa e sobrecoxa assada com legumes

Que tal uma refeição completa de uma assadeira só? Essa receita ensina a preparar um frango assado de uma maneira bem especial: com manteiga aromatizada e alecrim. Já o acompanhamento é livre, você pode acrescentar os vegetais que mais gostar, mas a chef optou por batatas doces e vagem. Leve ao forno por alguns minutos e não esquece de mexer de tempos em tempos para que assem por igual.

9. Coxa e sobrecoxa na Coca Cola

Esse prato suculento é preparado com uma bebida adorada por muitos: a Coca-Cola. Além desse queridinho, a receita também leva aqueles temperos básicos do frango, cubos de bacon, alecrim, shoyu e manteiga. É uma mistura diferente, mas acredite, combina muito bem e fica com um leve sabor agridoce!

10. Coxa e sobrecoxa recheada de queijo

Aqui, o chef Taico ensina como desossar uma coxa e sobrecoxa de frango de uma maneira simples e fácil. Afinal, a carne branca precisa desse “espaço” para o recheio incrível de tomate seco e queijo provolone. O assado também leva rodelas de cebola e um tempero de frango mega saboroso feito com suco de laranja, alho, sal e pimenta do reino.

11. Coxa e sobrecoxa assada suculenta

O truque para deixar as coxas e as sobrecoxas bem suculentas é simples: basta fazer cortes transversais em sua superfície e depois marinar na água com limão por alguns minutinhos. Essa pré preparação vale para qualquer receita de frango assado, seja inteiro ou com outras partes da ave. Vale a pena aplicar!

12. Coxa e sobrecoxa assada na air fryer

Se a air fryer é o seu aliado na cozinha, não deixe de conferir essa receita de frango assado fácil. O tempo de cozimento é de aproximadamente uma hora, sendo que depois de meia hora é preciso virar para que fique dourado por igual. O tempero é à gosto, ou seja, você pode adicionar os condimentos que desejar. Dica: forre a cestinha com papel alumínio para proteger o seu equipamento.

13. Coxa e sobrecoxa assada na panela de pressão

Aqui, os temperos do frango é livre e a receita não tem segredos! Basta adicionar bastante óleo em sua panela de pressão, fritar rapidamente os pedaços da ave e depois deixar por vinte minutinhos na pressão. É um preparo diferente, que lembra o sabor do assado e que fica muito suculento!

14. Coxa e sobrecoxa assada na churrasqueira

O churrasqueiro ensina uma técnica para desossar a coxa e sobrecoxa de frango de um jeito simples e prático. Feito isso, é só temperar e colocar na brasa por vinte minutos. Confira a lista de temperos: limão, pimenta do reino, sal, páprica picante, shoyu, azeite e mostarda. O resultado é uma carne macia, com sabor intenso e uma casquinha douradinha.

15. Coxa e sobrecoxa assada simples

Essa receita é tão coringa que serve para qualquer tipo de corte de frango. O truque é fazer uma marinada em um saquinho, ou seja, você pode deixar por minutos, horas e até de um dia para outro. É fácil, rápido e prático para o dia a dia. Veja o time caprichado de condimentos: suco de limão, shoyu, páprica, alecrim, mostarda, pimenta do reino e sal.

16. Sobrecoxa assada com mostarda

Essa é aquela típica receita que exige um bom tempo de forno e de marinada. Se puder deixar de um dia para o outro é ainda melhor. Mas se não, reserve por pelo menos meia hora que também dá super certo! Confira a lista de ingredientes da marinada: alho, sal, pimenta do reino, suco de limão, azeite, shoyu, alecrim, tomilho e moscada. Faça e aproveite o sabor dessa gostosura!

17. Sobrecoxa assada com creme de cebola

Preparados para uma receitinha tradicional e que pode ser feita em qualquer ocasião? Experimente esse assado de frango que leva apenas três ingredientes: sobrecoxas, creme de cebola e maionese. Basta misturar os pedaços de frango nessa “pasta” acebolada e levar ao forno alto por uma hora e meia sem papel alumínio. Dica: para as sobrecoxas assarem bem deixe a pele virado para cima.

18. Sobrecoxa assada com laranja

O grande diferencial dessa receita é o tempero. Além de garantir um sabor impecável, também deixa a carne bem suculenta e macia. Confira a lista de ingredientes: alho, raspas e suco de laranja Bahia, gengibre, tomilho, lemon pepper, sal e azeite. Vale a pena experimentar!

19. Sobrecoxa assada agridoce

O segredo dessa receita super prática está na marinada. A combinação de mel, molho shoyu e vinagre de arroz dá um toque surpreendente à carne branca. Após alguns minutos de marinada, transfira somente as sobrecoxas para a assadeira e leve para assar por vinte minutos. Depois, pincele com o líquido da marinada e volte para o forno até caramelizar. O resultado é surpreendente!

20. Sobrecoxa assada panelinha

A receita do Panelinha é daquelas para colocar a mão na massa para fixar bem os temperos. O prato ainda acompanha maçã Fuji, cabeça de alho, suco e raspas de limão siciliano e ramos de tomilho. Não dá para perder!

21. Sobrecoxa assada com creme de milho

Existe combinação melhor do que frango com creme de milho? Esse é um prato afetivo que abraça pelo sabor e sacia pelos ingredientes. O preparo conta com duas preparações: a da sobrecoxa assada e do creme de milho. A primeiro etapa é simplesmente levar as sobrecoxas temperadas ao forno por meia hora. Depois de douradinhas, faca um creme de milho simples no liquidificador, despeje sobre os pedaços e leve por mais alguns minutos.

22. Sobrecoxa com mel e alho

A marinada desta sobrecoxa é simples, pode ser feita com as peças congeladas e em um saco hermético. O toque de mel, alho, molho de soja e ervas trazem uma sofisticação instantânea para a ave. O ideal é deixar por no mínimo quatro horas ou de um dia para o outro. Depois, basta grelhar em uma frigideira com azeite, dispor em uma travessa, despejar a marinada e levar para o forno com papel alumínio. A dica de acompanhamento é um risoto milanês que também é ensinada na receita.

23. Sobrecoxa com molho de tomate

Apesar do preparo das sobrecoxas assadas serem simples, você pode surpreender no sabor e na apresentação. Como é o caso dessa receita que leva tomates picados na preparação e um combo de temperos frescos. O tempo de forno é de aproximadamente duas horas ou até que os tomates fiquem dourados e dissolvidos. Vale a pena testar!

24. Sobrecoxa assada com erva doce e estragão

Mais uma receita da chef Rita Lobo que faz jus ao titulo! Afinal, o adocicado da erva-doce com o frescor do estragão só podia resultar em um delicioso molho bem especial. A receita possui poucos ingredientes e uma execução bem diferentona, pois o frango passa pela panela e depois vai ao forno para deixar a pele bem crocante.

25. Sobrecoxa assada com purê de batata

Se as receitas de uma panela só fazem o maior sucesso, porque deixar aquela assadeira de escanteio, não é mesmo? É isso que você aprende agora: um purê de batatas cremoso com sobrecoxa temperada feito tudo no forno e em uma única travessa! O primeiro passo é temperar os pedaços da ave com os condimentos secos e depois os molhados. A montagem é outro detalhe interessante, que consiste em uma camada de cubos pequenos de batata, outra das sobrecoxas e por fim o caldo da marinada. Leve para o forno, amasse as batatas rusticamente e pronto!

Ter uma receitinha dessas na porta da geladeira (ou no bloquinho de notas) é essencial para quando você está sem ideias para o almoço ou a sua criatividade está na estaca zero. O melhor disso tudo é que não precisa ser nenhum expert na cozinha, pois são preparos fáceis e que levam basicamente os temperos do dia a dia e uma travessa.Agora chegou a sua hora de colocar o franguinho assado da casa da vovó em prática!