Receitas de escondidinho: 25 opções que você vai amar experimentar!

Se existe um prato que faz parte da culinária brasileira é o escondidinho! O prato consiste em uma massa mais cremosa combinada com uma proteína refogada. Esse que faz sucesso nos almoços de família até nas refeições mais rápidas trazem uma variedade de recheios e purês.
Existem combinações clássicas, como batata e carne seca, mas o que não faltam são opções exóticas que vão de vegana à doce. Todos possuem um preparo simples, igualmente saborosas, que não levam muito tempo e habilidades na cozinha. Então qualquer um pode se sentir chef por um dia porque não tem como dar ruim!

Com isso, selecionamos algumas alternativas que podem ser utilizadas de acordo com seu gosto e bolso. E ainda tem muitas dicas de como preparar um purê de batata perfeito e outros sabores imagináveis para esse prato.

Publicidade

1. Escondidinho de carne seca

Se você acha o clássico incrível, imagina com o toque final de queijo coalho gratinado? É isso que acontece nesse escondidinho de mandioca com carne seca. A dica é descartar a fibra central da raiz tuberosa para não atrapalhar no preparo do purê. Já a carne seca, além de dessalgada e desfiada, também ganha um tempero caprichado. Leve ao forno para dourar por cerca de quinze minutos e é só correr pro abraço.

2. Escondidinho de frango

O frango combinado com o creme de milho é um clichê muito saboroso. Por isso, essa versão traz esse toque inovador de escondidinho de frango com creme de milho. E o melhor: é super fácil! O recheio não tem nenhum segredo, pois é aquele refogado básico que leve alho, cebola, salsinha, tomate e tudo mais. A “massa” possui um pulo do gato incrível, chamado liquidificador. Bateu tá pronto! Você não vai ser louco de perder, não é mesmo?

3. Escondidinho de carne moída

Que o escondidinho é uma receita clássica, você já sabe né? Mas agora você vai aprender como fazer para deixá-lo ainda mais saboroso! A receita conta com várias dicas para dar mais sabor a carne moída, utilizando talos e especiarias; como preparar o purê de batatas direto no leite e como montar esse prato de forma simples e prática. O resultado é aquela travessa irresistível: uma crosta de parmesão com uma suculência de outro mundo!

4. Escondidinho de mandioca

Essa é uma receita que requer um pouco de habilidade com a panela de pressão. Talvez a parte mais trabalhosa seja cuidar da mandioca. Mas isso, dependerá de como comprá-lo. Se for inteiro, com casca e tudo, a autora mostra todos os truques para o preparo. Feito isso, é só cuidar do recheio, que também vai na pressão, e leva requeijão para dar cremosidade.  A finalização fica por conta de uma chuva de batata palha.

5. Escondidinho de batata

Aqui temos mais uma versão recheado de carne moída, porém com outros truques criativos que vão te salvar na cozinha em qualquer correria! O prato, que também é chamado de Madalena, consiste em uma torta de purê de batatas e finalizada com gemas e queijo ralado (sim, forma aquela crosta deliciosa). O recheio é uma opção mais acessível comparada à tradicional feito com carne seca. Essa proteína que não exige habilidades na cozinha deixa o preparo muito mais simples e rápido. Então, não perca a chance de fazer em sua casa!

6. Escondidinho de bacalhau

É impressionante como a textura do bacalhau funciona nesse prato. Basta um purê de batatas, sem muito sal, para levar equilíbrio no paladar. O recheio é bem cremoso e possui ingredientes de presença como a cebola, pimentão verde, azeitona, cheiro verde, tomate e creme de leite fresco. Essa é uma receita perfeita para utilizar o restinho de bacalhau da Páscoa.

7. Escondidinho de batata doce

Não é porque é escondidinho fit que tem que ser ruim! Pelo contrário, o que não falta aqui é sabor e personalidade. O purê de batata doce ganha temperos incríveis como cúrcuma, creme de ricota e noz moscada. O recheio de frango cremoso ganha a presença de páprica picante e requeijão light que deixam tudo ainda mais gostoso. Para cobertura troque as colorias da mussarela pelo do queijo branco. Juro, é de comer com os olhos!

8. Escondidinho de camarão

Imagine transformar esse prato simples em algo refinado? Basta preparar um recheio à altura, como esse de camarão.  Para esse requinte de receita você vai precisar de um molho de camarão, purê de mandioquinha, camarão graúdo limpo, salsinha, creme de leite fresco, parmesão ralado com farinha de rosca, alho poró, sal e pimenta do reino. O encontro desses ingredientes no paladar é uma sensação inexplicável!

9. Escondidinho de carne de sol

Essa é a base da receita de escondidinho: mandioquinha ou batata boroa recheada com carne seca. O ideal é adquirir a proteína já dessalgada, pois pula boas etapas do preparo. Depois da mandioquinha cozida e amassada, basta misturar requeijão e leite até formar um creme bem liso. A montagem pode ser feita em porções menores para serem congeladas, que ficam perfeitas quando a fome é grande e o tempo é curto.

10. Escondidinho de calabresa

Uma outra opção de recheio que fica super harmônico com o purê de mandioquinha é a linguiça calabresa. Tempere com alho, cebola, tomate pelado e orégano para dar um sabor especial à essa proteína. Leve ao forno para gratinar e pronto!

11. Escondidinho de linguiça

Quem não ama um escondidinho de linguiça toscana? Fica super saboroso e ainda é outra opção econômica para rechear. O truque é desmanchar a linguiça com as mãos, formando gomos, o que resulta em uma espécie de ragu no final. O tempero fica por conta da cebola, molho de tomate, cheiro verde, sal e pimenta do reino. O purê é o simples de batata, mas vale outros que citamos por aqui.

12. Escondidinho de morango

E não é só de versão salgada que o escondidinho vive! Temos uma opção doce de lamber os dedos: morango com leite ninho. Para isso, você vai precisar de um brigadeiro simples de leite em pó, creme de leite e pedaços de morangos frescos. O resultado é uma bagunça só, mas aquela das boas, sabe?

13. Escondidinho de salsicha

Escondidinho diferente, fácil e mega econômico. O preparo do recheio de salsicha é igual ao de cachorro quente com molho de tomate e tudo. A montagem possui uma técnica chamada invertida, que consiste no purê de batatas por baixo e o recheio por cima. Tudo isso gratinado com bastante queijo mussarela e bem quentinho!

14. Escondidinho vegetariano

Você também pode chamar essa versão de escondidinho de legumes porque são eles que fazem parte desse prato! Portanto, é um recheio bem versátil, do famoso com o que tem na geladeira. Esse fica bem molhadinho por conta do tomate pelado e também utiliza cenoura, abobrinha, milho em conserva, azeitonas e palmito.

15. Escondidinho de abóbora com carne seca

Nada mais gostoso que inovar na cozinha! E se o recheio é o clássico, porque não criar um outro sabor de purê? É isso que acontece nessa receita, uma combinação incrível do adocicado da abóbora japonesa com o salgado da carne seca. E não perde nada para as outras versões, fica muito gostosa e é super simples de preparar.

16. Escondidinho vegano

Sim, temos a versão vegana que utiliza técnicas e ingredientes incríveis para deixar a receita acessível para todo mundo (até para os não veganos). O prato conta com quatro preparações: recheio de legumes, cogumelos refogados, purê de mandioquinha e batata e farofa de nuts. Pode aparentar difícil, mas tudo com ingredientes acessíveis e com modo de preparo facílimo!

17. Escondidinho de peixe

Essa é uma opção bem prática de escondidinho, já que seu recheio é preparado em pouquíssimos minutos. Afinal, a sardinha em lata deixa tudo mais ágil! Essa é refogada com cebola, tomates, cheiro verde, sal, colorau e pimenta do reino. Para acompanhar tem purê de batata e bastante queijo. Uma outra opção que pode ser utilizada facilmente nessa proposta é o atum em conserva.

18. Escondidinho inhame

É comum ver o escondidinho com batatas ou mandioca, certo? Mas é possível utilizar o inhame no preparo desse prato. Assim, além de variar na textura, o sabor também será diferente. O purê é preparado no mixer com um toque de cremosidade do queijo cottage. O recheio fica por conta da carne moída que pode ser substituída por um outro de sua preferência. A refeição fica muito mais saudável com essa pedida, vale a pena testar!

19. Escondidinho doce

Para variar o seu cardápio “formiguinha” trouxemos uma outra versão de escondidinho que garante uma bela sobremesa! Essa é feita com um brigadeiro de doce de leite, suspiros e ganache de chocolate. Apesar de tudo isso, são pouquíssimos ingredientes para o preparo e fica pronto rapidinho. Não deixe de experimentar!

20. Escondidinho de carne seca com banana da terra

Que tal preparar um clássico prato brasileiro com um toque a mais de tropicalidade? Faça o teste e substitua a batata inglesa ou baroa pela banana da terra. O diferente é que ao invés de cozinhar esses tubérculos, você vai utilizar a fruta, deixando-a bem macia para poder preparar o purê. Esse substituição deixa a receita mais saudável e com um sabor equilibrado. O recheio leva carne seca, queijo e requeijão cremoso, experimente!

21. Escondidinho de estrogonofe

É muito difícil encontrar alguém que não goste estrogonofe, concordam? Por isso, essa é uma aposta quase certeira! A lista de ingredientes é a tradicional para esse prato francês: alcatra, conhaque, molho inglês, cebola, alho, amido de milho, extrato de tomate, mostarda, páprica, cogumelos e  creme de leite. Tudo isso junto com um purê de batatas cremoso feito com requeijão e batata palha. Leve ao forno e chama todo mundo que o almoço está na mesa!

22. Escondidinho de palmito

Irresistivelmente delicioso, esse escondidinho é uma ótima versão vegetariana pra quem está querendo preparar um almoço especial no final de semana, ou apenas algo mais elaborado durante a semana mesmo. A combinação aqui é de purê de batata com palmito cremoso. Perfeito para sair do óbvio!

23. Escondidinho de nuggets

Versão preguiçosa para quem tem esse franguinhos congelados em mãos. Além do purê de batatas é preciso preparar os nuggets, que podem ser assados ou grelhados, e cortados em cubos pequenos. Esses são dispostos na montagem junto com uma camada de requeijão. Fácil, simples e saboroso!

24. Escondidinho costelinha com catupiry

Esse escondidinho consiste em uma camada de ragu de costelinha, uma de catupiry, outra de purê de batata boroa e por fim queijo parmesão. A única dificuldade é preparar a costelinha, que apesar de assadas, levam um pouco mais de tempo. Mas garanto que o resultado final compensa toda a espera e vão arrancar elogios de quem provar!

25. Escondidinho de macarrão

Pensando em algo prático e delicioso para comer? Esse escondidinho de macarrão é uma ótima opção para você saborear ao lado da sua família! A escolha por aqui foi por uma massa de grão curto, o parafuso, com um molho de frango desfiado. O segredinho é cobrir essa delícia com um purê de batata bem puxa puxa, o famoso, aligot. Aposto que todos de casa vão querer um repeteco!

Depois dessa lista de combinações feito com purês e recheios, chegou a sua hora de fazer uni-duni-tê e arriscar preparando esse prato maravilhoso que de escondidinho só tem na aparência!