10 melhores receitas de Fettuccine Alfredo que são dignas de restaurante

Tem coisa melhor do que uma comidinha italiana? Por aqui, todos são apaixonados! E essa receita é um clássico nos restaurantes italianos, americanos e também na mesa brasileira. Por isso, é uma receita essencial para você incluir no seu repertório de comidas e no cardápio de casa.

O Fettuccine Alfredo sofreu diversas variações desde a sua origem no século XX em Roma. A receita original prevê o uso de poucos ingredientes mas de altíssima qualidade: um fettuccine fresco, uma manteiga rica em gordura e um queijo parmigiano ralado na hora. Mas o que não faltam são versões com frango, com camarões, com creme de leite, com molho branco, etc. E olha que são igualmente saborosas, viu?

Vem conferir as melhores receitas desse clássico rico em cremosidade, sabor e suculência:

1. Fettuccine Alfredo original

A versão original é feito com apenas três ingredientes: queijo parmesão, manteiga e claro, o fettuccine. E é daqueles pratos que são finalizados na mesa, ou seja, tudo é emulsificado para formar um molho leve e rico incorporados na massa. O termo utilizado para esse processo chama “mantecatura” que envolve calor e um pouquinho da água do cozimento. O resultado é um massa simples, saborosa e sem frescura!

2. Fettuccine Alfredo Masterchef

Quer uma opção fácil, cremosa e de uma ex-Masterchef ? Aposte nessa receita da Dayse Paparoto que leva apenas creme de leite fresco, cebola refogada, queijo parmesão, pimenta do reino e manteiga na finalização. O segredo é deixar a massa um ponto mais al dente para que termine o cozimento no molho Alfredo. Enfim, é um prato que deve ser servido imediatamente depois que pronto. Vale a pena experimentar!

3. Fettuccine Alfredo com molho branco

Aqui, o prato é preparado de uma forma bem diferente, ou melhor, de um jeito prático que leva apenas uma panela. O fettuccine é cozido em uma imersão de molho branco e depois finalizado com creme de leite e queijo parmesão. Portanto, a receita conta com os ingredientes básicos de um bechamel como manteiga, farinha de trigo e leite. Confira o passo a passo e aprenda a fazer essa delícia em pouquíssimos minutos!

4. Fettuccine Alfredo com bacon

Se o molho Alfredo já é bom, com bacon fica melhor ainda! É o que acontece nessa versão que leva pedacinhos crocantes, salsinha na finalização e um preparo que deixa o prato ainda mais gostoso. O molho tem uma base simples de alho refogado na manteiga, creme de leite, noz moscada e queijo parmesão. Essa receita é daquelas que salvem o seu dia, seu humor, sua fome e sua vontade de saborear algo quentinho!

5. Fettuccine Alfredo com frango

Quer uma opção mais leve, fresca e, ao mesmo tempo, cremosa? Aposte nessa versão que leva pedacinhos de frango com alho poró e creme de leite fresco. O preparo também conta com a deglaçagem de vinho branco seco, tomilho frescos e um toque de limão siciliano. Incorpore o seu fettuccine cozido nesse molho turbinado e finalize com queijo parmesão por cima. Hum, que delícia!

6. Fettuccine Alfredo Spoleto

Essa receita leva apenas cinco ingredientes: fettuccine al dente, manteiga, creme de leite fresco, queijo parmesão e presunto Parma. É importantíssimo que o creme de leite seja o fresco ou se preferir substitua por natas. Afinal, a sua composição de gordura e textura fazem toda a diferença no resultado final. Faça e aproveite!

7. Fettuccine Alfredo com camarão

A receita do restaurante Paris 6 é composta por sabor, técnicas e segredinhos! A vantagem é que tudo ocorre em uma única frigideira. O preparo conta com camarões grelhados e glaceados, creme de leite fresco, estragão, pimenta do reino, queijo parmesão e um pouquinho de caldo de legumes. Esse último item corrigi o ponto de cremosidade e também do sabor final.

8. Fettuccine Alfredo Oliver Garden

Outra versão que merece estar nesse top10 é o verdadeiro Fettuccine americano. O modo de preparo é tão simples que irá ser o coringuinha para aqueles almoços rápidos e fáceis, sabe? Confira a lista de ingredientes: manteiga, cream-cheese, creme de leite fresco, alho em pó, sal e pimenta do reino a gosto, queijo parmesão ralado na hora e fettuccine cozido al dente.

9. Fettuccine Alfredo Outback

Tem coisa melhor do que aprender aquele seu prato favorito do restaurante? A receita do “Chicken Pasta” da rede Outback nada mais é que um fettuccine tradicional com cubos de frango grelhado, refogados sobre um cremoso molho Alfredo e finalizados com bastante parmesão. Não perca esse passo a passo porque é perfeito para fazer em casa e compartilhar com toda a família!

10. Fettuccine Alfredo Ana Maria Braga

A receita do programa Mais Você segue o modo tradicional, que não leva creme de leite mas sim a técnica correta. O diferencial dessa versão é que a apresentadora recomenda a utilização da massa fresca, ou seja, aquelas caseiras feita de farinha e ovo. Afinal, esse é um prato para saborear com os melhores ingredientes: uma manteiga de boa qualidade e um queijo parmesão ralado bem fino na hora. Outro detalhe importante é o uso da água do cozimento da massa que é essencial para dar o ponto ao molho. Enfim, é uma receita perfeita que chega a dar água na boca só de ver!

E você já escolheu a sua versão favorita? Não importa como você faça, o Fettuccine Alfredo sempre será um sucesso garantido!