35 melhores receitas de fondue para você fazer em casa

A chegada do inverno tem o seu lado bom! Afinal, tem comida acolhedora, vinho para aquecer, chocolate quente, lareira acesa e tudo mais. Pensando nisso, e nessa época propícia para ficar em casa, uma das que mais tem tido sucesso nos últimos tempos é o fondue.

O fondue é um prato típico dos Alpes Suíços, à base de um molho aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como réchaud. Ele pode ser feito de diversos sabores, tanto doces quanto salgados, entre eles temos o de: queijos, carnes, chocolate, doce de leite e o que a sua criatividade permitir.

Além, dessa mistura quentinha, o prato também acompanha algumas guarnições. A opção salgada geralmente vem com um mix de pães, linguicinhas, molhos e legumes. Enquanto as doces levam frutas, biscoitos, Waffer, suspiros, marshmallow, churros e pedaços de bolo. Ele é tão amplo que não tem quem não curta esse prato!

Como ele é a cara desses dias mais frios, fazer essa receita em casa pode ser uma ótima programação para o inverno. Portanto, reúna os seus amigos e familiares nessa aventura gastronômica e se joguem em alguma dessas opções:

Receitas de fondue salgada

1. Fondue de queijo

Essa é uma receita que pode ser feita com qualquer tipo de queijo semi curado. A versão utiliza apenas dois tipos, o gruyére e o do reino, ou seja, é uma mix de suíço, brasileiro e um pouco do holandês. Além deles, você também precisará de alho, vinho branco e farinha de trigo para engrossar. A dica é servir com um pão que tenha uma casquinha por fora como o pão italiano ou baguete francesa.

2. Fondue de queijo suíço

Fondue de queijo é sempre um sucesso e se a receita é tipicamente Suíça é ainda melhor! Diferente da anterior, essa versão utiliza o queijo gruyére e o emmental, assim como a maisena para engrossar. Um item opcional é a dose de Kirsch, uma bebida de cereja, que dá um leve constraste no sabor.

3. Fondue de queijo simples

Essa receita ensina como fazer fondue de queijo de uma forma simples, ou seja, direto na lareira. O segredo para o fondue ficar incrível é esfregar um dente de alho por todo o interior da panela. Você também aprende a preparar um espetinho de legumes para servir de acompanhamento.

4. Fondue de queijo barato

Essa pode ser uma ótima opção para quem quer gastar pouco e comer bem. Confira a lista de ingredientes: alho, queijo prato, creme de leite, leite, mostarda, molho inglês, polenguinho ou requeijão, creme de queijo em pó e farinha de trigo.

5. Fondue de queijo no pão italiano

Que tal dar um upgrade naquele fondue de queijo pronto? Sim, aqueles de caixinha! A sugestão da receita é incrementar o sabor com um pouco de queijo gorgonzola e servir no pão italiano bem quentinho.

6. Fondue de queijo com cerveja

Essa é uma opção diferente do tradicional, mas igualmente saborosa, pois leva cerveja tipo Ale no preparo. Veja a lista de ingredientes: alho, cerveja clara Ale, queijo gruyére, emmental, gouda, amido de milho e noz moscada.

7. Fondue de queijo low carb

Esse é um fondue de queijo fácil, que leva poucos ingredientes e é servido com cogumelos no lugar do pão. Ideal para comer sem culpa, não é mesmo?

8. Fondue de queijo suave

Experimente essa versão light se você não curte o sabor intenso do queijo. O truque é adicionar um pouco de creme de leite na mistura de vinho branco, gruyére, emmental e mussarela. É ideal para quem curte cremosidade e suavidade no sabor!

9. Fondue de queijo saudável

Essa pode ser uma ótima opção para quem curte uma alimentação saudável, pois, aqui, o fondue é servido com legumes e vegetais levemente cozidos. Além disso, a preparação leva dois tipos de queijos, vinho branco, alho e goma xantana.

10. Fondue 4 queijos

Essa é uma receita que combina quatro tipos de queijos: parmesão, minas padrão, gorgonzola e requeijão. Além desse quarteto, você precisará de vinho branco, creme de leite, alho e noz moscada.

11. Fondue de queijo cheddar

Já imaginou preparar o fondue do Outback com pão australiano em casa? A receita leva apenas cinco ingredientes: requeijão, cheddar cremoso, leite integral, alho e conhaque. A dica é incrementar com um pouco de pimenta para ter o sabor semelhante a da rede australiana.

12. Fondue de brie

Para essa receita você vai precisar de apenas um queijo: o brie. Esse item é incrementado com tomilho, alecrim e azeite. Basta levar para o forno e servir com um pão de sua preferência.

13. Fondue sem lactose

Quer uma opção fácil, sem panela e ainda zero lactose? Fique de olho nessa receita assada que leva queijo minas, ricota, mussarela de búfala, parmesão, espinafre, pimenta do reino e sal. É uma opção simples que fica incrivelmente saborosa!

14. Fondue de queijo vegano

Aprenda a fazer um fondue de queijo vegano utilizando mandioquinha cozida, polvilho, pasta de castanha de caju, levedura nutricional e vinagre de maçã. A preparação é feita no liquidificador e depois levada para a panela, ou seja, é muito fácil. Vale a pena conferir!

15. Fondue marguerita

Sabe aquele seu sabor favorito de pizza? Agora você pode transforma-lo em um molho de fondue. A sugestão dessa receita é combinar o molho de tomate temperado com bastante queijo mussarela. Já os acompanhamentos ficam por conta do pão italiano, mini batatas cozidas, raviólis frescos e almôndegas grelhadas.

16. Fondue de carne

Um bom fondue de filé mignon pede bons molhos frios para acompanhar, não é mesmo? Aqui, tem quatro receitas de molhos coringas: o tártaro, o oriental, o rosé e por fim o de pimentão. Além disso, você ainda aprende como preparar o óleo para fritar a carne. Esse leva alho, louro, tomilho e alecrim.

17. Fondue de carne ao vinho

 

Aprenda como fazer o molho secreto de vinho tinto para fondue. A receita sugere servir o filé mignon enrolado, ao invés de cubos, que fixam ainda mais o sabor da bebida. Para deixar o vinho ainda mais perfumado adicione a técnica francesa do bouquet garni, ou seja, ervas enroladas sobre um pano limpo. No final, é só retirar tudo e servir!

18. Fondue de carne fácil

Essa outra receita sugere servir os cubos de carne em um caldo pré pronto. Portanto, é necessário fazer a receita do caldo para depois coloca-lo no réchaud. Sirva com molhinhos de sua preferência e seja feliz nesse inverno!

19. Fondue de pizza

O que dizer de uma receita de pizza de pão de alho com fondue de queijo? Essa delícia não precisa de réchaud, mas também é essencial que se coma na hora. Para quem ficou curioso é só clicar na receita e ver o passo a passo completinho!

20. Fondue de coxinha creme

Transforme aquela coxinha creme de padaria em um delicioso fondue. Aproveita que essa receita é várias em um só, pois tem massa de batata, coxinha simples e creme do fondue. Deu água na boca só de ler!

Receitas de fondue doce

21. Fondue de chocolate

Quer um fondue com sabor acentuado de chocolate? Experimente adicionar uma dose de licor Amarula no preparo. Todo o processo é feito no banho maria e depois transferido para a panela de fondue. Sirva com frutas picadas e marshmallow.

22. Fondue de chocolate caseiro

A proposta dessa receita é ideal para quem curte inovar o sabor dos clássicos, pois trás como acompanhamento o espetinho de bacon grelhado. É uma combinação inusitada mas que combina muito bem com o chocolate. E sabe o que é melhor? Tudo é feito na fogueira!

23. Fondue de chocolate simples

Esse fondue de chocolate com frutas de acompanhamento não tem segredos! É uma receita rápida, feito em banho maria e que combina o chocolate meio amargo com o creme de leite e conhaque.

24. Fondue de chocolate low carb

O pacotinho de pudim diet de chocolate rende um saboroso fondue light. Aqui, ele é combinado com leite semi desnatado, cacau em pó e creme de leite light. Para servir, a dica é usar morangos, kiwis e abacaxi, mas você pode acrescentar outras frutas de sua preferência.

25. Fondue mesclado

O fondue mesclado agrada todo mundo: é metade de chocolate ao leite (ou meio amargo) e a outra metade é de chocolate branco. A receita ensina a fazer esses dois utilizando apenas creme de leite de caixinha e uma essência de sua preferência. Vale a pena conferir!

26. Fondue de doce de leite

O doce de leite é outro sabor de fondue queridinho por brasileiros. E aqui ele é preparado de uma maneira rápida, fácil e com ingredientes acessíveis. Experimente e tenha o prazer de saborea-lo apenas com colheradas.

27. Fondue de leite Ninho

Outro fondue doce que não poderia faltar em nossa lista é o clássico leite Ninho, ou melhor, brigadeiro de leite Ninho. A receita conta com apenas quatro ingredientes: leite condensado, leite em pó, chocolate branco e creme de leite.

28. Fondue de Nhá Benta

Agora você vai curtir o clássico Nhá Benta em formato de fondue, ou seja, acompanhado de frutas e biscoitos que deixam o doce ainda melhor. A receita conta com a combinação do fondue de chocolate com o marshmallow cremoso por cima. O segredinho é dar aquela leve gratinada com maçarico.

29. Fondue de Nutella

Já pensou em preparar um fondue que tem como principal ingrediente o creme de avelã? Essa é a proposta dessa receita que só leva o creme de leite e os acompanhamentos. No caso, a sugestão é por suspiros, uvas, morangos e bananas.

30. Fondue de leite Ninho com Nutella

Se você ficou em dúvida entre leite Ninho e Nutella: aposte nos dois! A receita é a combinação do creme de avelã puro com um brigadeiro de leite em pó. O calor do réchaud ajuda a unir essa dupla e formar esse creme ma-ra-vi-lho-so!

31. Fondue de picolé

Aqui, os sorvetes de baunilha caseiro, feitos em copinhos descartáveis, são banhados em uma “calda mágica” de chocolate e depois mergulhados em diversos confeitos. Aprenda como fazer a receita dos picolés e da calda para arrasar nas noites de inverno!

32. Fondue de microondas

Aprenda a fazer três fondues de uma maneira fácil, econômica e com ingredientes simples. Além desse combo completo, de chocolate, queijo e leite ninho, tem uma condição ainda melhor: feitos na caneca e no microondas. Sério, não dá para perder!

33. Fondue vegano

Essa é uma opção deliciosa para os veganos da rodada! Confira a lista de ingredientes: castanhas, óleo de coco, melaço de cana, cacau 100%, leite vegetal, canela e flor de sal. Tudo é batido no liquidificador e depois transferido para o réchaud.

34. Fondue simples

Não tem nada melhor que uma receita 2 em 1, ou seja, um fondue de queijo e chocolate feito de uma forma simples e econômica. A receita utiliza pouquíssimos ingredientes, daqueles que tem em sua despensa e sem deixar o verdadeiro sabor suíço de lado!

35. Fondue de sorvete

Essa é uma receita que possui a clássica combinação de Romeu e Julieta, ou seja, queijo com goiabada. É também uma ótima oportunidade para fugir do chocolate ou dos doces intensos demais. Vale a pena experimentar!

A dica é servir o fondue no meio na mesa, cada um com o seu “garfinho” e sempre mantê-lo quente enquanto comem. Se você ainda não sabe como aproveitar essa estação em casa, que tal começar com um opção salgada e depois se esbaldar na doce?!