20 receitas de frango xadrez que são dignas de restaurante

Tem coisa melhor do que preparar aquela sua comida favorita de restaurante em casa? De início parece impossível, mas com os truques certos e o modo de preparo na ponta da língua, não tem como errar. E acredite: é um sucesso e tanto!

O frango xadrez é um prato de origem chinesa que sofreram diversas adaptações. A versão brasileira é aquela que consiste em cubos de frango, pimentões variados, molho de soja e amendoim torrado. Mas é uma receita bem particular, pois conta com muitos ingredientes orientais e combinações exóticas, ou seja, dá para recriar e brincar bastante!

Preparar essa refeição em casa é mais fácil do que você imagina. Afinal, é um preparo de uma panela só e com uma cocção rapidíssima. Que tal conhecer algumas opções de frango xadrez para fazer hoje mesmo? Preparamos uma lista que você pode conferir abaixo:

1. Frango xadrez no Wok

Essa é uma receita para você se sentir um verdadeiro chef oriental! Afinal, toda a preparação é feita em um panela digna de comidas asiáticas: a frigideira Wok. A dica é preparar o prato com um óleo neutro, aqueles de cozinha mesmo, pois o azeite tira todo o sabor do shoyu e do óleo de gergelim. Confira o passo a passo dessa delícia e tenha uma refeição melhor que os de restaurantes chineses!

2. Frango xadrez tradicional

Tradicionalidade é uma característica que a gente procura quando o assunto é comida, não é verdade? A versão original é repleta de ingredientes e truques gastronômicos. Primeiro que a receita já começa pelo amendoim e com um modo de preparo bem diferentão: adicionando um ingrediente por vez. O amendoim é deixada em panela quente e é tostado antes dos outros ingredientes serem adicionados. Já o toque oriental ficam por conta do óleo de gergelim, shoyu, caldo de legumes e molho de ostras. Vale a pena conferir!

3. Frango xadrez simples

Essa é uma opção tão simples de preparar e com ingredientes tão acessíveis que não tem desculpa para não fazer em casa! E sabe o que é melhor? O prato fica pronto em menos de trinta minutos! Apesar de ser opcional, o diferencial é adicionar um pouco de gengibre ralado para reforçar o ar oriental. A sugestão é servir com arroz branco ou macarrão de yakissoba.

4. Frango xadrez fácil

Quer uma receita fácil e, ao mesmo tempo, rápida de frango xadrez? Confira essa versão que leva cubos de frango, pimenta, pimentões, cebola, gengibre, champignon, shoyu, amido de milho, vinagre, açúcar e água morna. Uma dica: finalize com amendoim se quiser um toque de crocância no prato.

5. Frango xadrez com legumes

Essa é uma receita que conta com todos as cores de pimentões, ou seja, é daqueles pratos bem coloridos e temperados. A preparação é dividida em duas partes: a do frango e outra do molho. Aliás, esse um jeito bem criativo para engrossar e preparar. Quer saber como? Clique na receita e aprenda todos os detalhes!

6. Frango xadrez com cenoura

Além de ser uma receita saudável e colorida, tem substituições maravilhosas que fogem do clássico pimentão e molho shoyu. Só pela lista de ingredientes nota-se o quanto o sabor é bem diferente. Confira: peito de frango, cebola, cenoura, brócolis, abobrinha, molho inglês, água e farinha de berinjela. Esse prato também fica super gostoso com uma massa integral do tipo spaghetti ou com arroz integral.

7. Frango xadrez agridoce

É comum na comida oriental o equilíbrio entre o doce e o salgado. Tem uns que adicionam açúcar, outros o molho tonkatsu e os mais criativos que curtem as combinações exóticas. Portanto, a versão agridoce não poderia faltar nessa lista. A receita possui um molho pra lá de saboroso que mescla vinagre branco, extrato de tomate, mel, molho de soja e suco de laranja. Vale a pena experimentar!

8. Frango xadrez apimentado

Essa é outra opção que brinca com o paladar mas que fica igualmente saborosa! Confira a lista de ingredientes: sobrecoxa de frango, clara, amido de milho, pimenta caiena, açúcar mascavo, alho, mel, shoyu, vinagre de arroz, catchup, sal e pimenta do reino. Ficou curioso? Confira todos os detalhes da receita e experimente preparar em casa!

9. Frango xadrez oriental

O que falar de uma receita que combina uma bebida japonesa com um modo de preparo chinês? O resultado não poderia ser outro do que um delicioso frango xadrez com yakimeshi. O primeiro preparo conta com três ingredientes especiais: broto de bambu, caldo de galinha e saquê. E acredite: eles fazem toda a diferença no sabor!

10. Frango xadrez gourmet

Esse frango fica um escândalo de tão bom! O que faz toda a diferença é a marinada que leva tangerina, caldo de frango, vinagre de arroz, shoyu, alho, gengibre e molho pimenta. Enfim, é daqueles preparos que exige tempo e bastante paciência, mas que compensa no resultado final!

11. Frango xadrez China in Box

Agora se você quer um frango xadrez digno de delivery chinês, essa pode ser a opção certeira para fazer. A receita tem um truque bem diferente de mergulhar os cubos de frango no ovo batido, amido de milho e shoyu para ficarem crocantes e cheios de sabor. Vale a pena conferir!

12. Frango xadrez Rita Lobo

A receita da chef Rita Lobo é bem diferente das anteriores. O preparo consiste em preparar um frango refogado com acelga, cebola e broto de feijão. O tempero não poderia ser outro: shoyu, cebolinha e pimenta do reino. Confira essa receita para fazer um prato irresistível!

13. Frango xadrez Tudo Gostoso

Essa receita não tem erro e é para quem quer caprichar na apresentação e no sabor. O preparo possui ingredientes deliciosos e coloridos, ou seja, é basicamente composto por diferentes tipos de pimentão, um frango bem temperadinho, bastante óleo de gergelim e molho shoyu. O champignon e o amendoim torrado também não passam batido, eles é que trazem toda a textura para o prato.

14. Frango xadrez Panelinha

A receita da Panelinha se destaca pelo tempero do frango. Apesar dessa etapa ser livre, a combinação escolhida não deixa nada a desejar: páprica picante, shoyu, mostarda e suco de limão. O prato ainda vem bem caprichado de ingredientes, com pimentões, cebolas, amendoim, brócolis ninja e um molho vapt vupt de fazer.

15. Frango xadrez Edu Guedes

O apresentador Edu Guedes é um mestre na cozinha e aqui ele prepara um frango xadrez cheio de personalidade. A receita leva cubos de peito de frango no limão, pedaços de abacaxi grelhado, alho, cebola, pimentões, pimenta dedo de moça, óleo de gergelim torrado e cebolinha. E sabe onde vai o amendoim? No arroz! Fique de olho nessa receita e veja como é fácil fazer uma refeição oriental em pouquíssimos minutos.

16. Frango xadrez na air fryer

Quer uma receita prática, saudável e sem fazer muita sujeira na cozinha? Aposte nessa versão que leva frango moído, pimentões, salsão, shoyu light, pimenta do reino, sal e limão. O modo de preparo não tem segredos e leva em torno de quinze minutos para ficar pronto. Prático, não é mesmo?

17. Frango xadrez original

Se você é fã da história desse prato, como originou e como se prepara a versão semelhante da China, achou o lugar certo! Nessa receita original, os cubos de frango são marinados com shoyu, saquê, sal, pimenta branca, clara e farinha de trigo. Já o molho possui um sabor mais adocicado por conta do açúcar, mas é equilibrado com um pouco de vinagre balsâmico. É uma mistura de ingredientes simples, discretas e que fazem toda a diferença!

18. Frango xadrez low carb

Essa é uma receita 100% nutritiva, não leva nenhum tipo de gordura e contem pouquíssimos ingredientes. Confira a lista dos itens: peito de frango, cebola, pimentão, nozes e shoyu. Porém, o preparo não pára por aí, pois tem um cuscuz de couve flor no vapor pra lá de saboroso!

19. Frango xadrez vegano

Aprenda a fazer uma versão vegana de frango xadrez utilizando a proteína de soja texturizada, pimentões, gengibre, takenoko, shoyu, amido de milho e amendoim torrado. Pode aparentar estranho, mas a “carne” vegetal fica tão temperadinha e harmônica com o restante dos ingredientes que chega a ser discreta a substituição. Vale ressaltar que essa receita é uma adaptação que pode ser feita com outros vegetais, legumes e até com o tofu. Experimente!

20. Frango xadrez light

A receita chinesa light foge de tudo que vimos até aqui! Tem tempero, tem substituições imagináveis, tem ingredientes brasileiros e uma finalização bem especial. O preparo conta com diversas trocas como: a fécula de batata, o óleo de coco, o molho shoyu de coco e a castanha do pará. O preparo ainda leva pinhão cozido e gergelim na decoração. Diferente, leve e altamente saborosa!

Como você observou, o frango xadrez é um prato versátil, que pode ser preparado de inúmeras formas e em diversas ocasiões. Além disso, é muito simples e nutritivo. Escolha a sua receita favorita, faça a sua combinação de ingredientes e prepare em casa!