As 10 melhores receitas de fricassê de carne que merecem sua atenção

Fricassê é um prato tão saboreado por brasileiros que quase todo mundo tem uma receitinha anotado no caderninho. Afinal, nenhum é tão bom quanto o feito em casa, concordam?

O modo de preparo é super simples e no máximo você dá uma incrementada à gosto deixando ele ainda melhor! É o que acontece com a substituição do frango desfiado por qualquer tipo de carne. Uma troca simples, mas que faz toda a diferença no sabor e na textura!
Vamos ver como é que faz?

1. Fricassê de carne moída

A substituição do frango desfiado pela carne moída é a opção mais simples e econômica desse top10 de fricassê. O modo de preparo não difere muito da receita tradicional que leva creme de milho, queijo mussarela e batata palha. Porém, o segredinho é caprichar no refogado da proteína, ou seja, pode abusar á vontade de alho, cebola, tomate e suas ervinhas favoritas. O resultado é uma travessa repleta de sabor, suculência e textura!

2. Fricassê de carne moída fácil

Diferente da receita anterior, essa versão de carne moída não leva nada de milho. Sim, pode aparentar estranho, mas fica igualmente saborosa! O preparo do creme é realizado no liquidificador e contém os seguintes ingredientes: o excesso de caldo do refogado, requeijão, creme de leite, azeitonas sem caroço e cebola. Basta montar tudo em camadas em uma travessa, caprichar no queijo mussarela e levar para gratinar. Hum, deu água na boca por aí também?

3. Fricassê de carne moída com requeijão

Podemos dizer que essa opção é um fricassê desconstruído, ou melhor, um fricassê que simplifica grande parte das etapas. O refogado de carne moída leva o básico como alho, cebola, tomate, colorau, sal, pimenta do reino e cheiro verde. Mas tem um ingrediente especial que faz toda a diferença no paladar: o milho verde. Dessa forma, você garante aquele sabor característico do prato. Além disso, a travessa conta com uma camada farta de requeijão puro, mussarela ralada e batata palha. Sério, não dá para ficar sem essa delícia!

4. Fricassê de carne seca

Quer um fricassê digno de restaurante? Confira essa receita que tem de tudo um pouco: a técnica do roux, uma dica imperdível para a montagem e uma finalização de dar água na boca! O preparo do creme de milho nessa receita, por exemplo, é bem diferente das anteriores. Aqui, ele fica em uma consistência mais cremosa por conta do requeijão e do molho branco. Já o recheio leva um refogado colorido com pimentões, cebola, alho e cubos de carne de sol. E o truque é peneirar um pouco da farinha Panko entre a carne e o creme de milho para que não se misturem durante o forno. Vale a pena testar!

5. Fricassê de carne desfiada

Fique de olho nesse preparo que ensina como preparar uma carne de sol desfiada sem precisar ficar horas manuseando a proteína. A receita também dispõe de uma montagem e um creme de milho diferente. Afinal, os dois elementos da travessa são incorporados um ao outro até obter um recheio cremoso. Basta levar ao forno com bastante queijo mussarela e finalizar com batata palha.

6. Fricassê de carne em tiras

Tem um restinho de carne em vista por aí? Experimente essa receita que leva tiras de coxão mole como recheio de fricassê. Nesse caso, você pode utilizar qualquer tipo de carne: filé, contra filé, acém, músculo e entre outros. O importante é fazer essa receita que é uma salvação para o seu estômago e para aqueles dias que estamos sem criatividade alguma. Dê o play, veja o passo a passo e o resultado final dessa gostosura!

7. Fricassê de carne com purê de batata

Essa receita nada mais é que um escondidinho de carne moída com purê de batatas. A carne moída é refogada com cebola, orégano, pimenta do reino, milho, cheiro verde, sal, extrato de tomate e molho de tomate. Já o purê de batata possui uma textura mais cremosa, pois leva creme de leite e queijo parmesão ralado. Enfim, é uma opção saborosa que funciona muitíssimo bem para o almoço do final de semana!

8. Fricassê de carne light

A versão light é uma combinação de carne moída refogada com um creme de milho fácil de liquidificador. A sugestão é utilizar ingredientes light como o creme de leite, o queijo mussarela e o requeijão. O recheio, não tem mistério, é qualquer refogado que você está acostumado a preparar. Sirva com arroz branco, uma saladinha ou devore ele assim mesmo porque já é simplesmente maravilhoso!

9. Fricassê de carne moída low carb

Essa receita é uma opção para quem deseja abrir mão das altas colorias de um creme de milho ou purê de batatas. A travessa conta apenas com a carne moída refogada, queijo mussarela e batata palha. Confira a lista de ingredientes: carne moída, tomate sem pele e se sementes, ervilha fresca, cebola, milho, alho, sal e pimenta do reino.

10. Fricassê de carne de jaca

Apesar de ser uma carne 100% natural e vegana, é uma opção que merece ser provada e que pode te surpreender! O truque para retirar o aspecto doce e sem graça da fruta é temperar bem com aquele time caprichado de ingredientes. Nesse caso, esse refogado leva cebola roxa, alho, azeitona preta, tomate, pimenta dedo de moça, palmito e salsinha. O creme de milho é outro elemento que possui uma composição saudável: castanha de caju, água, milho, sal e pimenta do reino. A finalização fica por conta do gergelim preto e batata doce palha. Não deixe de experimentar!

Se você ainda não experimentou essa “troca”, com certeza, depois desse menu ficou com vontade. E sabe o que é melhor? Fica um prato completamente novo para variar o cardápio de casa! Teste e compartilhe com a gente essa experiência!