Goya Champuru

Uma receita tradicional da ilha de Okinawa, no Japão, local conhecido por ter uma grande quantidade de centenários, o goya chanpuru é um prato refogado da região que utiliza o melão-de-são-caetano como base, um vegetal verde e esburacado que mais remete a um pepino que é rico em vitaminas e minerais. Além disso, ele é usado como medicamento para uma série de condições de saúde e tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar do corpo. Seu gosto azedo pode ser bem diferente e ele pode ser amado ou odiado, a depender do gosto de cada pessoa.

A receita do refogado geralmente leva, entre outros ingredientes, o tofu, carne de porco ou fiambre, ovos, brotos de feijão e katsuboshi em flocos. O fiambre nada mais é que o apresuntado mais conhecido pela marca Spam, que pode ser substituído por bacon ou barriga de porco, na falta deste. Este último, é em grande parte relacionado a influência americana no arquipélago de Okinawa.

Se você ficou curioso para experimentar esta receita saudável e cheia de sabor oriental na sua casa, separamos as melhores receitas de goya chanpuru para você tentar cozinhar:

1. Receita de goya chanpuru com barriga de porco

O primeiro passo para fazer este refogado é cortar as bordas do vegetal, para depois cortá-lo no meio e tirar toda a parte interna com sementes e uma textura branca que o acompanha. Depois disso, o melão-de-são-caetano é cortado em finas tiras, quanto mais finas, menos azedo ele ficará. Deixe o vegetal descansando por 15 minutos.

2. Receita de goya chanpuru caseira

Esta receita utiliza apenas bacon, cebolas, ovos e o melão-de-são-caetano. O primeiro passo é dourar bem o bacon e reservar. Depois, usar a mesma frigideira para colocar o goya, o bacon novamente, a cebola, temperar bem e acrescentar o ovo para finalizar.

3. Receita de goya chanpuru a moda japonesa

4. Receita de goya chanpuru

Ficou curioso para experimentar?

O goya champuru, entre outros refogados famosos da culinária do arquipélago de Okinawa, é um dos principais pratos da região, conhecido mundialmente por seus benefícios a saúde. No Brasil, alguns produtores cultivam o vegetal e ele pode ser encontrado em mercearias de alimentos japoneses, principalmente na cidade de São Paulo.