4 melhores receitas de gyudon para fazer em casa no estilo Sukiya

Com a evolução da culinária japonesa e a introdução da carne bovina no século 19, um costume tipicamente ocidental, diversas receitas surgiram com a base de carne e um dos mais populares no país, certamente é o gyudon. O prato que é servido em uma tigela de arroz com carne bovina em fatias e outros acompanhamentos, é vendido em diversos restaurantes e redes de fast food especializadas no prato, como o Matsuya e Yoshinoya.

No Brasil, o gyudon começou a ser mais conhecido a partir do ano de 2010, quando a rede japonesa Sukiya chegou a cidade de São Paulo e começou sua expansão de lojas, com grande parte do menu baseada no gyudon. A popularização se dá principalmente pelo preço, que é bem acessível ao público em geral.

A vantagem de preparar o prato em casa é acrescentar os ingredientes que você mais gosta ou utilizar uma carne bovina de qualidade superior, por exemplo. Para preparar o gyudon você precisará, além do arroz japonês, alguns ingredientes especiais para fazer o molho, como o tempero dashi, mirin, cebolas e molho de soja. Já os ingredientes para dispor no topo da tigela podem variar conforme o seu gosto, desde o ovo, conserva de gengibre, cebolinha, kimchi e outros. Confira agora as 4 melhores receitas de gyudon que separamos para você arriscar na cozinha:

1. Receita de gyudon tradicional

Apesar de muitas destas receitas apresentarem o gyudon no estilo mais tradicional, outros ingredientes são usados nas receitas e você pode usar a sua criatividade para elaborá-las. A rede Sukiya aposta em versões que agradam o público brasileiro, como gyudon com shimeji na manteiga, tomate e queijo, kimchi e até cream cheese.

2. Receita de gyudon com ovo e beni-shoga (conserva de gengibre)

Nesta receita, que é a mais completa até agora, você precisará cozinhar parcialmente o ovo em água fervente, assim como a carne, em outra panela. Depois disso, a carne é reservada para ser feita com o molho, que é feito a partir de água, molho de soja, sakê mirin, açúcar, sal e cebola. Você pode ainda completar com o tempero dashi para dar um sabor todo especial ao molho. Depois de pronto, a carne é disposta por cima do arroz na tigela, o ovo é quebrado e o prato ainda recebe o gengibre em conserva e cebolinha picada. Uma delícia!

2. Como fazer gyudon rápido e fácil

4. Receita de gyudon no estilo Sukiya

Gostou das receitas de gyudon que viu até aqui?

O gyudon, popular prato da cozinha japonesa, é saboroso e não é muito complicado para se fazer em casa. Basta alguns ingredientes essenciais, assim como ter o arroz japonês pronto, seja na panela elétrica ou na convencional. Que tal tentar estas receitas em casa?