35 receitas de hambúrguer vegano para um lanche saboroso

Preparar hambúrguer vegano é tão divertido quanto os feito com carne. Ainda mais se tiverem o clássico blend, molho caseiro e um pão bem macio, não é mesmo?

Mas acredite: eles possuem tudo isso e o resultado é uma proteína vegetal 100% caseira e sem uso de ingredientes animais. Na verdade, há uma gama de receitas para preparar esse fast-food digno de lanchonetes – de lentilha até o pinhão.

Ficou curioso?! Vem ver o nosso cardápio que provam que hambúrguer vegano é delicioso, sacia e ainda é super econômico.

Receitas de hambúrguer vegano

1. Hambúrguer de grão de bico

Que tal começar com o clássico com base de grão de bico?! Esses devem estar cozidos e são temperados com alho, cebola, cheiro verde, ervas finas, páprica picante e um toque de limão. A farinha de arroz e aveia ajudam a chegar no ponto de molde. Vale a pena experimentar!

2. Hambúrguer de grão de bico e beterraba

Nada melhor que dar um upgrade em seu hambúrguer de grão de bico. Por isso, abuse da beterraba e abobrinha para garantir mais saciedade ao seu lanche!

3. Hambúrguer de grão de bico e amendoim

Já esse hambúrguer de grão de bico e amendoim é uma explosão de sabores e possui pouquíssimos ingredientes: quinoa, pasta de amendoim, shoyu e salsinha. Sabe o que é melhor? Fica pronto rapidamente!

4. Hambúrguer de tofu

Aprenda a fazer um hambúrguer de tofu, lentilha, beterraba, farinha de aveia, semente de girassol e outros temperos. Acredite mas essa mistura de ingredientes deixa o sabor do lanche irresistível!

5. Hambúrguer de lentilha

Está com uma festa em vista? Prepare esse hamburguinho caseiro de lentilha temperado com cebola, mostarda, salsinha, cominho, gengibre e shoyu. E de combo ainda tem cebola caramelizada e catchup de beterraba.

6. Hambúrguer de soja

Este hambúrguer de proteína texturizada de soja é delicioso e bem fácil de preparar. Confira a lista de ingredientes: aveia em flocos, farinha de trigo integral, farinha de rosca, cheiro verde, hortelã desidratada, cebola e alho. Você pode congelar as porções e deixar o dia a dia muito mais prático.

7. Hambúrguer de berinjela

Quem ama berinjela vai adorar essa receita! O hambúrguer é preparado em um mixer com cebola, alho, sal, orégano, pimenta do reino e aveia em flocos. Essa refeição irá surpreender todo mundo!

8. Hambúrguer de quinoa

Esse hambúrguer a base de quinoa vermelha é sem glúten e não se desmonta ao morder. A lista de temperos é um pouco extensa mas compensa no sabor final. Aproveite e tenha um resultado semelhante ao hambúrguer tradicional!

9. Hambúrguer de cogumelos

Essa é uma receita saborosa e nutritiva feita com grãos, cogumelos, nozes e beterraba. O segredinho para dar aquela liga é utilizar o trigo sarraceno cozido e aveia em flocos.

10. Hambúrguer de shitake

A base de cogumelos shitake e brócolis deixam esse hambúrguer com uma textura incrível e uma cor pra lá de atrativa! Os outros ingredientes necessários para preparar essa delícia são cebola roxa, alho, aveia, quinoa, alecrim, shoyu e ovos veganos para ajudar na liga.

11. Hambúrguer de shimeji

Para esse hambúrguer ficar com uma consistência perfeita, é necessário refogar o shimeji e depois escorrer bem. O restante do processo é feito no processador. Porém, não bata os ingredientes por muito tempo. A sugestão é deixar a mistura mais rústica e grosseira para dar a textura de um hambúrguer.

12. Hambúrguer de quinoa e cogumelos

Esse hambúrguer vegetariano vai deixar os seus dias de “pé na jaca” mais saudáveis. A receita mostra que com uma mistura de quinoa, cogumelos e temperos, o seu fast-food da semana está garantido!

13. Portobello à Milanesa

Essa é uma versão vegana de hambúrguer de cogumelos Portobello à milanesa. Além de ficar saborosa e crocante, possui poucos ingredientes como: farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal, agua, Panko e óleo para fritar.

14. Hambúrguer de arroz e feijão

Porque não colocar o clássico do dia dia para fazer um hamburgão daqueles bem grossos? A dica aqui é utilizar o feijão preto, que é mais nutritivo, e o arroz integral, que possui uma textura mais interessante. Além deles, você precisará de beterraba, alho, cebola, nozes, salsinha, catchup, barbecue, manjericão seco, páprica defumada e farinha de rosca.

15. Hambúrguer de arroz

Sabe quando tem um pouco de arroz integral na geladeira mas não é suficiente para o almoço? Aproveite para fazer esse hambúrguer que leva pouquíssimos ingredientes e é super fácil de preparar!

16. Hambúrguer de feijão

Não tem nada melhor que um hambúrguer acompanhado de queijo cheddar e cebola caramelizada, certo? Essa receita ensina tudo isso utilizando feijão, proteína de soja, castanha de caju, cenoura, levedo nutricional e ágar-ágar.

17. Hambúrguer de feijão fradinho

Confira essa receita inovadora, muito fácil de preparar e que, com certeza, irá se apaixonar! A preparação leva feijão fradinho demolhado, beterraba pré cozida, quinoa, alho, pimenta dedo de moça, páprica, lemon pepper, cominho e Panko. E ainda tem direito a um empanamento delicioso feito com farinha temperada.

18. Hambúrguer de feijão azuki

Esta receita de hambúrguer de feijão Azuki fica maravilhosa! O segredo está nos temperos, por isso use a sua criatividade para acrescentar outros ingredientes, se preferir. Aqui entra beterraba, tofu, cebola, alho, cominho, cúrcuma, páprica, farinhas vegetais e salsinha.

19. Hambúrguer de inhame

Confira essa receita que mistura inhame, cenoura, farinha de grão de bico e muitas especiarias. A lista de ingredientes é um pouco extensa, mas faz parte para deixar o lanche cheio de sabor. A vantagem é que o inhame e a cenoura não precisam ser cozidos, mas sim refogados, o que deixa a receita um pouco mais prática.

20. Hambúrguer de batata doce

Esse hambúrguer de purê de batata doce não deixa nada a desejar pra qualquer um cheio de bacon (para quem é carnívoro). A base não tem nenhum segredo, pois o que altera é o tempero, que é mega versátil. Você pode abusar de especiarias indianas, temperos brasileiros ou ervas frescas.

21. Hambúrguer de abacate

Essa receita é muito simples de preparar e fica muito gostosa. Anote aí os ingredientes: avocado, quinoa cozida, cebola roxa, moringa, chia, alho, farinha de arroz e ovo vegano. Leve por algumas horas no freezer, grelhe e monte seu super sanduba!

22. Hambúrguer vegano com gosto de carne

Essa receita é ótima para quem está iniciando o veganismo, pois o resultado é bem semelhante da carne animal. O hambúrguer combina o feijão cozido com mel, coentro, shoyu e shitake. Vale a pena conferir!

23. Hambúrguer de couve flor

Os amantes por couve flor vão se encantar com essa receita. Aqui, a couve flor triturada, é refogada para pegar bem o sabor dos temperos. No fim, é misturada junto o “purê” de linhaça e a farinha para dar liga. Depois é só modelar e está pronto para serem assados ou grelhados!

24. Hambúrguer de ervilha

Ervilha cozida, quinoa cozida, aveia em flocos, coentro, água e sal a gosto fazem parte da lista de ingredientes desse hambúrguer verde. O modo de preparo é muito fácil, pois todo o processo é feito com ajuda de um mixer ou processador.

25. Hambúrguer de abóbora

Essa receita é prática e rápida de fazer. Você vai precisar cortar a abóbora em rodelas de aproximadamente 1 cm, grelhar e temperar com apenas sal e pimenta preta. Lembre-se de grelhar dos dois lados e depois é só montar seu hambúrguer com cebola, pepino e molhos de sua preferência.

26. Hambúrguer de cenoura

Essa é uma receita fácil, acessível e que leva poucos ingredientes. Entre eles estão a cenoura ralada, farinha vegetal, azeite, cebola, caldo de legumes em pó, alecrim, alho e sal. Para deixa-lo ainda mais gostoso é possível adicionar outros temperos como páprica, lemon pepper, orégano e pimenta do reino.

27. Hambúrguer de abobrinha

Os ingredientes dessa receita são abobrinha ralada, farinha de trigo, cebola, aveia, alho, azeite, sal e pimenta. Misture todos os ingredientes, modele em rodelas e frite. E para deixar o lanche ainda mais gostoso se aventure na preparação de um molho especial de feijão branco.

28. Hambúrguer de beterraba

A beterraba é um ingrediente super nutritivo para a saúde. E aqui ele mostra o quanto também é versátil! Essa é combinada com feijão e arroz cozidos para deixar o hambúrguer ainda mais potente. O modo de preparo fica ainda mais simples se tiverem esses ingredientes prontos, ou seja, com aquela sobrinha do dia anterior.

29. Hambúrguer de brócolis

Nessa receita, o brócolis garante uma cor bem viva para o hambúrguer vegano, que é incrementando com outros ingredientes especiais. Fica uma delícia e super macio!

30. Hambúrguer de pinhão

Quem disse que pinhão só se come sozinho? Nessa receita, ele mostra que dá para preparar um delicioso hambúrguer vegano. Esse é incrementado com pasta de alho, cenoura, pimentão, tomate, mix de especiarias, sal, cebolinha e farinha de rosca.

31. Hambúrguer vegano cru

Para aqueles dias de churrasco nada melhor do que a cor, a textura e até o sabor similar de um verdadeiro hambúrguer. Essa versão é super fácil porque não precisa ir ao fogo. Segue os ingredientes: nozes, cenoura, beterraba, tomate seco, coentro, sal e açafrão. Misture tudo até obter uma massa e molde seu hambúrguer com a mão. Fácil, não?

32. Hambúrguer de vegetais

Essa é uma receita completa de nutrientes e ótima para quem segue a dieta fitness. Na lista de ingredientes é possível encontrar batata doce, cenoura, milho, ervilha, farinha de linhaça e farinha de grão de bico.

33. Hambúrguer de trigo

Quer uma receita econômica e que rende bastante? Faça esse hambúrguer com base de trigo para kibe e muitos temperinhos. O resultado é surpreendente!

34. Hambúrguer de guacamole

Esse hambúrguer é pra lá de especial e tem sabores mexicanos no ar. O lanche consiste em três camadas: guacamole, chips de batata doce e cogumelo grelhado. Perfeito para quem não come carne!

35. Cheddar Mcmelt vegano

Essa receita prova que hambúrguer vegano é gostoso sim! O lanche ganha adaptações e o resultado é surpreendente. Sente a delícia: hambúrguer de soja com creme de cebola, queijoquinha (queijo vegano) com açafrão e cebolas ao shoyu. Confira o passo a passo da receita e faça em casa!

Para quem está acostumado a comer carne todos os dias pode aparentar estranho uma refeição vegana ou vegetariana. Mas uma coisa é certa: esses hambúrgueres dão um show em muitos por aí! E você, está preparado para iniciar um dia da semana sem carne com um lanchão desses?!