As 4 melhores receitas de katsudon para você saborear no inverno

Se você já gosta de um crocante tonkatsu – lombo de porco empanado – para saborear com outros pratos, certamente gostará desta opção que une o arroz e a carne de porco em um molho quentinho e saboroso. Mas na verdade, existem duas opções de katsudon, a mais famosa, é aquela que leva cebola, cebolinha e ovo em um molho quente sobre o arroz japonês. A segunda, é aquela com acelga apenas e molho no tonkatsu, geralmente servida em restaurantes japoneses mais tradicionais.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos as 4 melhores receitas de katsudon disponíveis em português para você acompanhar em vídeo, o passo a passo de cada uma delas:

1. Receita de katsudon tradicional

O grande protagonista do katsudon é o tonkatsu, carne de lombo de porco empanada e para fazer ela, você precisará de farinha panko, farinha de trigo, ovo batido com um poco de água, pimenta e sal para temperar. Depois de temperar a carne corta em filé e passá-la na farinha e no ovo, ela poderá ir para a panela com óleo, ficando de 2 a 3 minutos de cada lado. Após a fritura, basta cortá-la em tiras. Os ingredientes para preparar o molho são: molho de soja, açúcar, dashi (tempero japonês a base de peixe), mirin (sakê), ovos e cebola em tiras. O molho então é preparado a base de água com os demais ingredientes e depois da cebola caramelizar, o tonkatsu é acrescentado junto do ovo. Para finalizar, basta colocar sobre o arroz e finalizar com cebolinha picada.

2. Receita de katsudon da Jiang Pu

Sem dúvidas, o katsudon é uma receita bem calórica, que mata a fome de qualquer um por completo e nesta versão, preparada pela ex-participante do programa Master Chef Brasil, Jiang Pu, você verá o passo a passo para elaborar um katsudon suculento, saboroso, com bastante ovo e bem quentinho sobre o  arroz japonês. Você pode assistir aqui nesta página mesmo ou clicar neste link.

3. Receita de katsudon caseira e suculenta

Se você não quer perder muito tempo, esta é uma versão mais simples e caseira para fazer o katsudon com rapidez e praticidade. Outro ingrediente que precisa de atenção é o arroz japonês que ao invés de soltinho, é grudadinho. Você pode encontrá-lo em muitos mercados ou lojas especializadas em produtos asiáticos.

4. Receita de katsudon simples e prática para o dia a dia

Como vimos anteriormente, a maioria das receitas de katsudon leva o tempero dashi, mais conhecido no Brasil pelo nome hondashi, que é a marca mais popular do tempero. Ele geralmente é feito a base de peixe e dá todo um tempero especial a receitas japonesas.

O que achou destas receitas de katsudon?

Saboroso, crocante e bem calórico, o katsudon é uma ótima pedida para os dias frios do inverno. A receita é a perfeita mistura para você fazer com o tonkatsu já pronto que você comprar ou mesmo se o fizer na hora em casa. Apresentamos aqui as melhores receitas para você acompanhar e se arriscar na cozinha para preparar este saboroso prato da culinária oriental.