5 receitas de khao pad para aprender a fazer o arroz frito tailandês

O khao pad, que quer dizer literalmente, arroz frito, é um prato bastante popular em toda a Tailândia e é consumido por pessoas de todas as classes sociais e claro, turistas. Encontrado em barracas de rua, restaurantes populares e até em restaurantes de luxo, o khao pad agrada tanto ao paladar oriental como o ocidental: os ingredientes leves, o equilíbrio entre o açúcar, o sal, a pimenta e o limão são destaques do prato.

O principal ingrediente é o arroz jasmim, que aqui no Brasil pode ser encontrado em alguns supermercados e há algumas variações do khao pad em relação a proteína utilizada, podendo ser: camarões, frango, carne de porco, caranguejo. Em relação ao molho, ele pode ser preparado com molho de ostras, molho de peixe ou molho de soja. O khao pad pode ser servido em pratos comuns acompanhado de castanhas, passas, ramos de cebolinha, rodelas de tomate, rodelas de pepino e limão ou na versão “sapparot”, no abacaxi.

Se você já experimentou este prato e quer matar a saudade ou se ainda nunca provou mas tem curiosidade pela culinária do país, mostraremos abaixo como você poderá fazê-lo de diferentes maneiras:

1. Receita de khao pad de camarão no abacaxi

Na falta de arroz jasmim, não deixe de preparar a receita. Esta opção usa o arroz integral como base, camarão, alho poró, ervilha, cenoura, cogumelo shitake, pimenta dedo de moça, açucar, molho de soja e molho de ostras. Outra dica importante para quem quer preparar o khao pad é usar de preferência, um wok para fritar o arroz que já deve estar cozido.

2. Receita de khao pad kung feito por uma tailandesa

Nesta receita preparada por uma tailandesa que fala português, você precisará de arroz frio, cebolinha, camarão, tomate, cenoura, cebola, ovos e alho. Tudo é preparado no wok para que depois o arroz seja adicionado, assim como os temperos de molho de peixe e molho de ostra e açúcar.

3. Receita de arroz tailandês caseira com camarão no abacaxi

Esta é uma receita simples e caseira para fazer o khao pad sem usar tantos ingredientes. Tudo fica pronto rápido e é só seguir o passo a passo indicado no video.

4. Receita de arroz frito tailandês

Nesta receita elaborada pela ex-participante do programa Master Chef Brasil, Jiang Pu, você aprenderá a fazer o arroz frito tailandes. Nesta versão são usados outros ingredientes, assim como o arroz comum encontrado no Brasil.

5. Receita de khao pad tradicional em inglês

Agora você já sabe como fazer khao pad, o arroz frito tailandês

Ao chegar ao fim da leitura deste artigo e acompanhar os vídeos, você aprendeu como fazer khao pad – o arroz frito tailandes – em receitas com proteínas diversas. Agora você já pode ir atrás de todos os ingredientes para fazer esta receita que trará um toque da culinária asiática a sua casa.