Kimbap: confira 5 receitas para aprender a fazer o sushi coreano

Quem já está acostumado com os sushis e suas variações no estilo brasileiro deve achar que este é apenas mais um deles. A verdade é que a versão coreana do sushi, conhecido como kimbap ou gimbap é bem mais recheada e servida em fatias de um rolo que mais lembra um grande temaki. Na Coréia do Sul, eles são servidos por lojas de conveniência, redes de restaurantes e barracas de rua em bandejas para serem consumidos em casa ou em piqueniques nos parques. É uma das refeições mais baratas do país. A grande diferença entre o sushi japonês e o coreano é que a versão coreana leva mais ingredientes e é temperada com óleo de gergelim.

Os recheios do kimbap variam entre as opções mais tradicionais e as vegetarianas. Os principais ingredientes do kimbap são o rabanete em conserva amarelo, presunto, carne de vaca, kimchi, tiras de ovo, cenoura, bulgogi, espinafre, atum enlatado, bardana e folhas de perilla. O arroz é cozido temperado com sal e óleo de gergelim, os ingredientes de vegetais e carnes são fritos. A folha de nori ou gim em coreano, é colocada em um molde de sushi e todos os ingredientes são enrolados para formar um rolo que é cortado depois em fatias.

Ficou curioso para aprender a fazer o seu próprio kimbap em casa? Então veja o que cada uma destas receitas mostrará para você diferentes formas de fazer o seu próprio sushi no estilo coreano:

Receitas de kimbap

1. Receita de kimbap coreano

O principal ingrediente do kimbap é realmente o arroz coreano ou japonês, um grão curto cheio de amido que pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos asiáticos. Fica muito mais fácil para quem tem a panela de arroz elétrica, mas ele pode ser feito na panela de pressão também. Esta receita leva cenoura em palitos, pepinos em tiras longas, salsichas, kani, folha de gergelim e ovos que são cozidos como um omelete na frigideira. O nori é posicionado, o arroz é adicionado, assim como os outros ingredientes e tudo é enrolado em um molde de sushi.

2. Receita de kimbap fácil

Nesta preparação caseira típica feita por uma coreana, você aprenderá a fazer o kimbap caseiro com o arroz na panela elétrica. Depois de pronto, tempere o arroz com sal, óleo de gergelim, sementes de gergelim e misture bem. Os ingredientes deste kimbap são mais simples e levam cenouras em tiras, kani em tiras e presunto cortado em tiras. Os ovos são temperados com sal e cozidos na frigideira como omelete. Depois de prontos, basta cortá-lo em tiras para usar na receita. O diferencial desta receita são as folhas de espinafre que são cozidas e unidas para formar o kimbap na finalização.

3. Receita de rolinho de arroz coreano com atum

Nesta versão do canal da Lita Gim, o kimbap é feito com atum em conserva com maionese, kani em tiras e nabo apenas. Uma das versões mais simples e fáceis de fazer em casa. Você pode enrolar na redinha ou na mão. Depois basta cortar em tiras. Assista no vídeo como fazer.

4. Como fazer kimbap caseiro

Esta receita caseira é feita com arroz comum, temperado com azeite e sal e é feita com carne picada em tiras, assim como o pepino e a cenoura em tiras também. Depois todos os ingredientes vão para frigideira em etapas, a começar pela carne que é frita com açúcar mascavo até ficar cozida e depois a cenoura que é levemente dourada. Juntando todos os ingredientes, eles são enrolados junto ao arroz na alga (nori) para completar o kimbap.

5. Como fazer kimbap tradicional (em inglês)

Nesta receita do canal Maangachi, você aprenderá a fazer o kimbap no estilo tradicional. No entanto esta receita aprece em inglês apenas. Ela é feita com arroz, nabo em conserva, espinafres cozidos, carne marinada com alho, cenoura e ovos. Depois basta enrolar na folha e está pronto. Veja como fazer no vídeo.

Agora você já sabe como fazer o seu próprio kimbap

Estava curioso para fazer o seu próprio kimbap em casa? Todas estas receitas podem ser feitas com facilidade e não precisam de muitos ingredientes. A maioria deles está disponível nos mercados convencionais e alguns podem ser encontrados em lojas especializadas em alimentos asiáticos. Sua vida ficará mais fácil se você já tiver uma panela elétrica de arroz, já que este é o ingrediente principal da receita, além disso, o molde de sushi ou redinha vai te ajudar bastante na hora de enrolar kimbap.