Receitas de lasanha: 40 melhores preparos que vão do tradicional ao saudável

Lasanha é um prato certeiro para qualquer tipo de ocasião, seja para um almoço em família, um encontro entre amigos, um jantar mais intimista e até para uma data mais festiva. Realmente, ele é um carinho no estômago de qualquer um!

O clássico italiano que leva molho de tomate, molho bechamel e carne moída não tem erro! Porém, existem opções que vão desde as mais saudáveis, feito com fatias de vegetais, até aquelas para saborear sozinho. E aqui vai um spoiler: lasanha de caneca e assado no microondas.

Você gosta de receitas salgadas com muito queijo e ainda digno da culinária italiana? A gente separou uma lista de preparos deliciosos para você testar em casa:

1. Lasanha de presunto e queijo

Essa é aquela lasanha tradicional de domingo na casa da vó, ou seja, perfeita para fazer bonito na mesa. Nessa receita, ela conta com camadas alternadas de molho bechamel, massa fresca, molho de tomate e fatias de presunto&queijo. Afinal, o clássico sempre é bem vindo!

2. Lasanha 4 queijos

Transforme o seu sabor de pizza favorito em uma lasanha repleta de queijo. Essa versão é ainda melhor, pois leva molho branco, queijo parmesão, mussarela, gorgonzola e emmental. Deu água na boca por aí também?

3. Lasanha ao molho branco

Quer aprender como faz o clássico molho francês? Confira essa receita da lasanha tradicional de queijo&presunto com molho bechamel e cubos de bacon. Aprenda tudinho porque vai ter repeteco por aí!

4. Lasanha de frango

Essa é a melhor lasanha de frango que você vai encontrar na internet. Afinal, unir o bom fricassê com a massa de lasanha não poderia dar ruim. Só tome cuidado porque ela é viciante!

5. Lasanha de frango com molho branco

Essa receita é a versão mais clássica da lasanha de frango, ou seja, não tem mistério nenhum! Você aprenderá a montar o prato, fazer um recheio caprichado e um molho coringa para usar em diversas preparações. Não perca a chance de fazer em casa.

6. Lasanha bolonhesa

Nada mais gostoso que uma lasanha a bolonhesa com molho branco, certo? Porém aqui tem uma substituição agradável do queijo mussarela comum por mussarela de búfala. O sabor fica ainda mais gostoso e equilibrado, vale a pena experimentar!

7. Lasanha de carne moída

Mais uma opção para dar uma turbinada naquela lasanha de carne moída com molho branco: transformar a proteína em almôndegas. A composição não difere muito das outras mas o resultado é surpreendente!

8. Lasanha de carne

Essa lasanha é um pouco mais trabalhosa, ideal para quem tem mais afinidade na cozinha ou deseja algo diferente. A sugestão é substituir o tradicional molho bolonhesa por um molho de costela ao vinho na pressão. Sim, fica de outro mundo e vale muito a pena experimentar!

9. Lasanha de calabresa

Que tal trocar a carne moída por cubos de linguiça calabresa? Essa é a proposta dessa lasanha que leva molho especial, rodelas de calabresa, massa pré cozida e muito queijo!

10. Lasanha de linguiça

Essa não é uma lasanha qualquer! É uma lasanha feita com ragu de linguiça suína defumada do tipo Blumenau. Porém, pode ser feita com qualquer tipo de linguiça. O molho fica tão gostoso que pode ser utilizado para outros preparos como macarronadas, nhoques, escondidinhos, tortas e tudo mais. Vale a pena conferir!

11. Lasanha de cogumelos

Vem ver essa lasanha com um toque oriental mas que leva molho branco e recheio de cogumelos. Nesse time estão o shimeji, shitake, Portobello e paris.  Essa receita é tão diferente que precisa ser experimentada!

12. Lasanha simples

Mais uma receita rápida, econômica e com a cara da quarentena: lasanha de miojo. E acredite, pois a receita é tão fácil que não leva nem meia hora para ficar pronta. Ótima para aquele almoço durante a semana, não é mesmo?

13. Lasanha ragu de cordeiro

Nessa receita você aprende a fazer um molho diferente e, ao mesmo tempo, saboroso para a sua lasanha: o molho de cordeiro na cerveja.  Fica tão incrível que é impossível saborear uma fatia só!

14. Lasanha ao molho pesto

Essa é uma lasanha feita basicamente com molhos, ou seja, não tem proteína nenhuma. Você precisará de uma massa fresca para lasanha, mussarela de búfala, molho pesto e queijo parmesão. Clique na receita e confira o passo a passo em como fazer um molho pesto pra lá de delicioso!

15. Lasanha de berinjela

Aprenda a fazer uma lasanha de berinjela vegetariana recheada com ricota e molho de tomate. Na receita ainda tem dicas de como grelhar a berinjela para deixá-la macia e douradinha.

16. Lasanha de berinjela a bolonhesa

ssa receita possui uma mescla de sabores e uma preparação bem diferente. As fatias de berinjelas cruas fazem o papel da massa e o molho é a uma mistura de bechamel com carne moída. O prato ainda conta com molho de tomate, azeitonas e bastante queijo.

17. Lasanha de abobrinha

Quer uma lasanha fresca, viva e com a cara do verão? Fique de olho nessa receita que leva molho de tomate, legumes marinados e ricota de macadâmia.

18. Lasanha de brócolis

Mais uma lasanha vegetariana que dá de dez a zero em muitas por aí: lasanha gratinada com molho de tomate ao funghi e molho branco com brócolis. A receita explica esses dois preparos e outros truques para deixá-la incrivelmente saborosa!

19. Lasanha de espinafre

A lasanha ganha um visual totalmente inusitado nessa receita. No lugar das massas alternadas com recheio entra um “rocambole” de espinafre com queijo. É uma maneira diferente, que lembra um canelone, e não deixa de ser saborosa!

20. Lasanha de palmito

Quer fugir dos recheios tradicionais? Experimente fazer esse recheio de palmito fresco e tenha uma surpresa! Aqui, o legume acompanha o tradicional molho bechamel, molho de tomate, folhas de lasanha e queijo mussarela.

21. Lasanha de pupunha

Essa receita de lasanha de massa de palmito pupunha com molho bechamel comprova que dá sim para comer bem, saudável e sem prejudicar os animais. O molho possui os seguintes ingredientes: manteiga, amido, leite vegetal e cogumelos.

22. Lasanha de batata

É hora de inovar na cozinha trocando a massa tradicional de lasanha por rodelas de batata. O preparo fica ainda mais prático, pois conta com um molho branco fácil que leva apenas creme de leite e requeijão.

23. Lasanha de mandioca

A lasanha e o escondidinho se uniram e formaram esse prato incrível que leva purê de mandioca, molho bolonhesa, fatias de presunto, requeijão, parmesão e folhas de manjericão. Se prepare porque vão ser só elogios com essa versão!

24. Lasanha de frutos do mar

Essa receita é a ideal para deixar as carnes de lado e apostar em um refogado de frutos do mar. E claro, que para dar um sabor ainda mais especial tem um molho branco de alho poró com requeijão. Aposte nessa opção que vai ser sucesso na certa!

25. Lasanha de peixe

O sabor da sardinha cria uma combinação incrível com a massa de lasanha, molho de tomate, molho branco e queijo. Experimente e comprove que esse enlatado faz milagre na cozinha!

26. Lasanha de camarão

Aqui, o prato italiano ganha toques sofisticados com o molho de camarão no catupiry. A preparação leva muitos ingredientes. Porém os destaques vão para o caldo de camarão, molho de tomate, limão, palmito e amido de milho.

27. Lasanha de bacalhau

E aqui tem outra aposta deliciosa para esse embalo marítimo: lasanha de bacalhau. O prato conta com camadas de massa, bacalhau refogado, molho branco e parmesão ralado. Aliás, essa é uma ótima opção para variar a apresentação do peixe ou reutilizar aquela sobrinha de Páscoa.

28. Lasanha vegetariana

Essa lasanha vegetariana conta com um recheio bem especial feito com cubos de abobrinhas refogadas e misturadas no molho pesto. Porém, para uma boa lasanha, os clássicos não poderiam faltar: massa fresca, molho de tomate, queijo parmesão e tomates cervejas para decorar.

29. Lasanha vegana

Quer uma lasanha vegana digna de almoço domingo? Confira essa receita que tem massa de abobrinha, molho de queijo vegano, molho de tomate pelado e aquele gratinado gostoso!

30. Lasanha de legumes

Também dá para preparar uma lasanha vegetariana utilizando vegetais e legumes nada óbvios como o espinafre e a abóbora. Aqui, os dois são muito importantes, pois um compõe o molho e outro o purê. Caso seja vegano é só retirar a ricota cremosa e mandar a ver!

31. Lasanha de massa de pastel

Essa lasanha é diferente, rápida e criativa para apresentar naquele almoço em família. Os ingredientes não fogem nada da tradicional e o diferencial é a substituição da massa de lasanha pela de pastel. Vale a pena experimentar!

32. Lasanha de panqueca

Sim, é possível fazer uma lasanha a bolonhesa com uma simples massa de panqueca. O preparo demanda um pouco mais de tempo, pois conta com três etapas. Mas em compensação tem um passo a passo bem tranquilo que, com certeza, você irá tirar de letra!

33. Lasanha de macarrão

Deixe sua macarronada de domingo ainda mais saborosa com essa montagem de lasanha. Para fazer essa receita você precisará de macarrão, molho de carne moída, molho branco e queijo para gratinar. O resultado é surpreendente mesmo saindo do convencional!

34. Lasanha de frigideira

Aposte nessa versão de frigideira se você busca uma lasanha que seja simples e, ao mesmo tempo, econômica. Ela possui todos os itens do prato tradicional, como o molho bolonhesa, o recheio de presunto&queijo e a massa fresca. O truque é deixar a frigideira tampada por alguns minutinhos para cozinhar todos esses elementos.

35. Lasanha de pão

Lasanha é uma delícia! Mas agora ela ganha uma preparação super prática para reutilizar as sobras de pão e frios. Essa é feita com pão de forma, molho branco, molho bolonhesa e queijo. Aposto que vai virar o coringão na sua casa!

36. Lasanha low carb

Essa é uma receita low carb, mas que fica incrivelmente saborosa, principalmente depois do gratinado no forno. A lasanha é formada por fatias de berinjela grelhadas, molho de tomate, creme de ricota, queijo minas e parmesão. A dica é incrementar as camadas com um pouco de lemon pepper e folhas de manjericão.

37. Lasanha fit

Rodelas de tomate, massa de crepioca e recheio de frango fit formam as camadas dessa lasanha. O resultado é um prato bem suculento apesar de não ter molho nenhum. Enfim, é muito simples de preparar e fica muito saborosa.

38. Lasanha de alface

Se você é do tipo de pessoa que curte saladas, comidas frescas e apresentações diferentes vai amar essa versão! A travessa conta com seis camadas: folhas de alface, molho rose, fatias de queijo, peito de peru, tomates e azeitonas.

39. Lasanha no microondas

Essa é uma lasanha sem forno e assada no microondas. Para isso é preciso ter na bancada todos os ingredientes pré cozidos como o molho bolonhesa e a massa fresca. O resultado é tão incrível que até você ficará surpreso!

40. Lasanha de caneca

Você está sozinho e bateu uma vontade de saborear uma lasanha? Fique tranquilo! Essa receita ensina em como fazer uma porção individual de lasanha, ou melhor, da caneca direto para o microondas. Coloque essa dica em prática e tenha um almoço digno de final de semana mesmo sozinho!
Como não amar camadas de molho, queijo, recheio e massa, não é mesmo? Lasanha é sem dúvidas um dos queridinhos por aí. E você já escolheu o seu preferido? Compartilhe com a gente a sua receita e quem sabe ela não aparece por aqui!