Macarrão à carbonara: 25 melhores receitas desse queridinho italiano

O espaguete à carbonara é uma figurinha constante nos cardápios de restaurantes. Afinal, é uma massa suculenta, cremosa e digna dos sabores da Itália. Como não se apaixonar, não é mesmo?

Mas existem muitos mitos por trás dele, como a tal da mistura de ovos! Essa é composta tradicionalmente por gemas, queijo pecorino e uma quantidade boa de pimenta do reino. Porém, o que não faltam são receitas que mesclam creme de leite, noz moscada, requeijão e entre outros.
Os segredos para preparar um macarrão carbonara perfeito são fáceis de colocar em prática. O primeiro é optar por ovos frescos, de preferência o caipira, que possuem uma cor mais viva. A outra é fazer o processo de emulsificação da maneira correta, ou seja, mexendo bem e em uma temperatura natural, fora do calor. Seguindo essas dicas preciosas, com certeza, não tem como fazer feio na mesa!

Confira as melhores receitas desse prato italiano que vão desde o método tradicional até a vegana:

1. Receita de macarrão à carbonara

A receita tradicional de um carbonara não leve em hipótese alguma o creme de leite. E é isso que o chef Mohamed ensina em sua versão: um molho a base de ovos, queijo pecorino, pimenta do reino, a água do cozimento e pancetta grelhada. A escolha da massa deve ser feita por uma de grano seco e cheia de amido, ou seja, o bom e velho espaguete já está de bom tamanho. Outro detalhe importante é a finalização que deve acontecer fora de altas temperaturas. Afinal, ninguém merece um macarrão de ovo mexido, certo? Depois de pronto, sirva imediatamente com bastante pimenta do reino e seja feliz!

2. Macarrão à carbonara original

O tempero dos ovos, com certeza, faz dessa receita ser especial e original! O preparo é feito à parte em um bowl e conta com gemas, sal, pimenta do reino, caldo de carne e parmesão. Já a proteína é outro ponto que se deve tomar cuidado, pois se você deseja um clássico na sua mesa opte pela barriga ou bochecha de porco. Por último, é só unir os três, se esbaldar no queijo ralado e servir!

3. Macarrão à carbonara com bacon

A versão brasileira é daquelas que tem diversas adaptações e uma delas é substituição da pancetta pelo bacon. O modo de preparo não foge muitos das anteriores, ou seja, finalização fora do fogo e um creme de ovos bem caprichado. Confira a lista de ingredientes: macarrão espaguete, gemas, bacon, queijo pecorino, azeite, sal e pimenta do reino moída na hora.

4. Macarrão à carbonara simples

Essa é uma receita especial para os solteiros, daquelas que servem uma porção individual, facilitam a vida e tudo ocorre em uma única panela. Basta dourar os cubos de bacon, glacear o fundo da panela com vinho branco, adicionar a água e os ninhos de macarrão e aguardar o cozimento. Depois é só incorporar tudo isso com uma bela mistura de ovos e está pronto!

5. Macarrão à carbonara fácil

Quer uma receita fácil, prática e perfeita para os seus dias corridos? Experimente essa versão de carbonara no forno que é um coringa na cozinha! Veja a lista de ingredientes: gemas, creme culinário, bacon frito, sal, queijo parmesão e espaguete pré cozido.

6. Macarrão carbonara cremoso

É hora de mesclar os sabores do queijo parmesão e o queijo pecorino nessa delícia chamada espaguete a carbonara. E sabe porque? Juntos, eles garantem aquela textura cremosa e puxa-puxa que a gente adora nesse prato. Vale a pena experimentar essa versão deliciosa da ex-Masterchef Maria Antonia!

7. Macarrão à carbonara com cebola

Mais uma Masterchef por aqui, só que agora mostrando uma outra versão desse clássico italiano, ou melhor, a sua versão by Dayse Paparoto. O diferencial dessa opção é que não precisa preparar uma “pasta” de ovos com queijo, já que ambos são jogados separadamente na finalização. Sim, e dá super certo! O toque criativo também fica por conta da cebola caramelizada, que é opcional, mas que trás o equilíbrio perfeito no quesito sabor.

8. Macarrão à carbonara com creme de leite

O creme de leite é um ingrediente utilizado para dar cremosidade à esse prato. Apesar de ser uma versão “errada”, vale a pena experimentar, pois fica tão saborosa quanto as anteriores. Além dele, a apresentadora Catia Fonseca adiciona um pouquinho de leite integral para dar uma leve emulsionada na mistura. Tudo isso preparado com o clássico espaguete, bacon frito, queijo ralado e uma gema.

9. Macarrão à carbonara com gemas

Aqui, você aprende a preparar um macarrão carbonara perfeito, ou seja, com todos os segredos, tempo de cozimento e técnicas para ficar tudo no ponto correto. A chef destaca que o truque é deixar os três passos da receita bem sincronizados: com o macarrão al dente, bacon frito e a emulsão pronta. Siga esse passo a passo porque está imperdível!

10. Macarrão à carbonara diferente

Já esse espaguete carbonara é ideal para uma refeição mais especial: leva presunto Royal, alho fatiado, ervilha torta e palmito pupunha ralado. O modo de preparo não foge nada dos métodos tradicionais, mas que esses itens fazem a diferença, isso fazem! Por isso, não deixe de testar em casa e ter um carbonara digno de chefe francês!

11. Macarrão nero à carbonara

Essa receita de macarrão à carbonara é perfeita para os dias em que você quer comer algo diferente, que não dê muito trabalho e que leve pouquíssimos minutos na cozinha. Afinal, é só substituir o espaguete tradicional pela massa negra, ou melhor, com tinta de lula. Enfim, é uma massa mais exótica e que agrada (quase) todo mundo!

12. Macarrão à carbonara com requeijão

Essa receita abusa de sabor, de cremosidade e de muitos temperos! O diferencial está na preparação da pasta de ovos, ou melhor, no acréscimo de ingredientes, que leva um ovo inteiro, gemas, pimenta do reino, parmesão ralado, creme de leite, noz moscada, requeijão e sal. Realmente a textura fica espetacular! Que tal experimentar?

13. Macarrão à carbonara Masterchef

Esse macarrão à carbonara utiliza apenas cinco ingredientes em seu preparo, sendo eles, gemas, queijo parmesão ralado, bacon em cubinhos, espaguete e água. Os dois segredos para o prato ficar no ponto certo estão na emulsão do molho e na temperatura na panela. Dê o play e não perca as dicas!

14. Macarrão à carbonara Rita Lobo

A chef Rita Lobo ensina como fazer um macarrão à carbonara com bacon e queijo parmesão. Ela ainda dá dicas especiais de como deixar o prato pra lá de saboroso com um glaceado de vinho branco. Confira a receita, separe os ingredientes e faça um prato digno de restaurante na cozinha de sua casa!

15. Macarrão à carbonara Tastemade

A versão do Tastemade é daquelas que ensina tudo: como fazer uma massa fresca com apenas três ingredientes, como fazer um molho carbonara perfeito e como emulsionar tudo isso de maneira correta. Enfim, se você curte colocar a mão na massa, essa é a sua chance! Aproveite!

16. Macarrão à carbonara Tudo Gostoso

Nessa opção, o macarrão à carbonara é feito com ovos inteiros, queijo parmesão ralado, bacon e creme de leite fresco. O preparo continua super simples e vai agradar toda a sua família, vale a pena testar essa receita!

17. Macarrão à carbonara Mais Você

A receita do macarrão à carbonara da Ana Maria Braga é simples, fácil e prática. Basta fazer uma mistura de ovos com a água de cozimento da massa e adicionar sobre a frigideira com espaguete e o bacon. Finalize com queijo parmesão e está pronto!

18. Macarrão à carbonara com limão siciliano

Além de utilizar os ingredientes e o modo de preparo tradicional, a chef conta com apenas um diferencial: raspas de limão siciliano. Esse vai enquanto o bacon e o alho são tostados na frigideira. E o resultado é incrível, uma leve acidez à massa e um sabor equilibrado no prato!

19. Macarrão à carbonara italiano

A receita italiana, ensinada pelo Chef Sergio Arno, é feito com o guanciale que é a bochecha do porco. É mais difícil de encontrar, mas vale a pena! O detalhe importante dessa receita é trabalhar as proporções de queijos, que deve ser 60% de queijo parmesão e 40% de queijo pecorino. Além disso, você precisará de ovos, pimenta do reino e bastante força no braço.

20. Macarrão instantâneo à carbonara

Essa é uma versão do clássico carbonara feito com o queridinho da preguiça: o miojo.O preparo é bem diferente de outras receitas, pois a gema ganha um toque sofisticado que forma uma suculência ainda maior no prato. O melhor de tudo que você faz em uma única frigideira. Não tem como negar que essa é uma receita que merece ser testada em casa!

21. Macarrão à carbonara vegano

A receita vegana é muito criativa e chega a dar água na boca só de ver as etapas desse preparo. O primeiro passo é fazer um molho branco vegano, ou seja, é ele que substituirá o ovo e o queijo da versão tradicional. A receita também conta com alguns ingredientes para remeter ao carbonara, como a cúrcuma para trazer o amarelado, o levedo nutricional para o sabor do queijo e o shitake que entra como o bacon vegano. Vale a pena experimentar!

22. Macarrão carbonara vegetariano

Se você é vegetariano e achou que não encontraria a receita certa para você, se enganou! Esse macarrão à carbonara substituiu a carne de porco por tofu defumado e ficou uma delícia.

23. Macarrão à carbonara de abobrinha

Você já imaginou substituir o espaguete tradicional pelo de abobrinha? Essa receita te mostra que isso é possível e que o sabor do prato continua maravilhoso. Além de ser uma opção mais saudável, tem um modo de preparo ainda mais simples!

24. Macarrão de aspargos à carbonara

E se você não curtiu a versão de abobrinha, pode arriscar nessa: com macarrão de aspargos cozidos e salteados no molho carbonara. O resultado é bem interessante e merece uma chance no seu cardápio!

25. Macarrão à carbonara low carb

Você curte palmito pupunha? Então, com certeza, já experimentou ou ouviu falar sobre o macarrão de pupunha. Nessa receita, ele ganha uma versão especial com molho carbonara e um truque para ficar bem cremoso. O lance é adicionar uma colherzinha de goma xantana na mistura de ovos. O espessante ajuda qualquer espaguete de vegetal a incorporar no molho, ou seja, não deixa aquela poça líquida sobre o fundo do prato. O resultado é muito saboroso!

Qual é a sua versão favorita do macarrão à carbonara? São tantas que é difícil escolher apenas uma para testar. Mas a sugestão é uma só: seguir todas as dicas dos chefs&culinaristas e correr para a cozinha para garantir essa refeição maravilhosa!