Mojito: confira 12 receitas variadas para curtir este drink refrescante

De origem cubana, o mojito é um drink com mais de 100 anos de história e tem um sabor refrescante para os dias de verão . Tradicionalmente, o mojito é feito com rum branco, açúcar, água com gás, suco de limão e folhas de hortelã.

O preparo geralmente segue esta ordem: o suco de limão é adicionado ao copo junto com o açúcar ou xarope de açúcar, assim como as folhas de hortelã. Elas então são amassadas levemente para liberar os óleos essenciais. O rum é acrescentado para dissolver o açúcar e o suco de limão, depois a bebida é coberta com água com gás e gelo picado e as folhas de hortelã se movimentam pelo copo. Outras folhas podem enfeitar a apresentação do drink.

Apesar de muitos seguiram a receita clássica, há outros que preferem o mojito com outros destilados como o gin e até a cachaça. Há variações de mojitos com outras frutas, como é o caso do abacaxi, da melancia e do maracujá, por exemplo. Já conhece o drink e quer relembrar como fazer uma versão saborosa para curtir em casa? Nunca experimentou mas tem vontade de prová-lo? Então acompanhe estas ideias de receitas selecionadas de mojito:

1. Receita de mojito classico

Para fazer o mojito clássico segundo esta receita, você precisará de açúcar ou xarope de açúcar, rum branco, hortelã, gelo, água com gás e limão. O primeiro passo é coletar algumas folhas de hortelã, em torno de 8 folhas, passá-la na borda do copo e colocá-las no fundo do copo. Depois acrescentar duas colheres de chá de açúcar bem cheia. O próximo passo é cortar o limão no meio e espremer no copo com um espremedor. Pressione a hortelão com o macerador, preferencialmente na parte lisa. Coloque gelo no copo e depois acrescente o rum, em torno de uma dose. Misture os ingredientes e acrescente a água com gás.

2. Receita de mojito

Esta outra receita de mojito clássico segue a mesma linha da que falamos anteriormente, principalmente em relação aos ingredientes e modo de preparo. O mojito é fácil e prático de fazer.

3. Receita de mojito fácil

Para ter a receita de mojito perfeita, se atente aos ingredientes e principalmente a quantidade de rum que será colocada no copo, para não estragar a receita e ficar com o sabor ideal e refrescante desse drink que é tão famoso.

4. Receita de mojito

Alguns acreditam que o ideal em relação a hortelã é não utilizar o macerador, e sim amassar as folhas com as próprias mãos, como é o caso deste exemplo. Esta receita ainda utiliza o gelo triturado ao invés dos cubos.

5. Receita de mojito de jarra (1 litro)

Preparar um copo pode ser fácil realmente, mas e preparar uma jarra inteira para servir diversas pessoas? Esta é uma ocasião comum do cotidiano e esta receita explica exatamente isso: como fazer uma jarra completa de mojito sem perder a essência da receita. Confira o passo a passo no vídeo.

6. Receita de mojito com cerveja

E que tal uma receita diferente, um mojito com cerveja? Para fazer esta receita, você precisará de 50ml de rum, metade de um limão, uma colher de açúcar, hortelã e cerveja do tipo IPA. Veja o passo a passo no vídeo.

7. Receita de mojito com gin

Tudo bem, já mostramos que o mojito é feito com rum, mas é possível fazer o drink com gin sim. Se você tem uma garrafa de gin em casa, pode arriscar esta receita.

8. Receita de mojito com morango

E você pode fugir do tradicional limão para elaborar o drink com outras frutas. Esta opção usa o morango para fazer a receita, que agrada principalmente as mulheres.

9. Receita de mojito com maracujá

Quer outro toque frutado para o seu mojito? Então que tal o mojito feito com maracujá. Acompanhe esta receita para saber como fazer.

10. Receita de mojito com abacaxi

Além do limão, esta receita combina com acidez e o açúcar do abacaxi para elaborar o drink. Acompanhe o passo a passo no vídeo.

11. Receita de mojito de kiwi

Você ouviu kiwi? Pois é, dá para fazer o drink assim também. Esqueça as caipirinhas de sakê com a fruta e aproveite para provar um mojito com a fruta.

12. Receita de mojito de melancia

E por último, se você quer outro sabor de fruta, que tal a melancia? Acompanhe esta receita para fazer o mojito com ela!

Pronto para provar uma destas receitas refrescantes de mojito?

O mojito é um drink saboroso e muito refrescante para os dias de verão, você acompanhou até aqui as melhores receitas que selecionamos para preparar em casa sem muito trabalho. Há opções clássicas e aquelas com ingredientes, inclusive frutas. Você pode fazer até o drink em uma jarra se for servir mais convidados. Aproveite e curta muito em casa!