4 receitas de ochazuke para uma refeição aromática e apetitosa

Ochazuke ou chazuke é uma receita bem típica japonesa que você não vai encontrar em qualquer restaurante, mas alguns poucos locais no Brasil fazem esta receita. Basicamente a receita é feita com chá verde em água fervente ou dashi sobre o arroz que recebe alguns outros ingredientes, como o salmão grelhado, ovas de peixe, furikake, semente de gergelim, mentaiko, cebolinha, wasabi, conservas de legumes, nori e algas marinhas, entre outros ingredientes. No Japão, o prato é uma boa forma de aproveitar o arroz que sobrou do dia anterior como uma entrada ou snack.

Enfim, se você já conhece ou ouviu falar da receita e quer fazer em casa, saiba que é uma opção fácil Basta ter o arroz preparado, colocar os outros ingredientes, temperar e dispor o chá quente por cima.

1. Receita de ochazuke tradicional e original

Nesta receita, você aprenderá a fazer duas opções diferentes de ochazuke: o primeiro ingrediente necessário é o chá verde, que deve ser colocado na água fervente. A primeira opção é feita com um pedaço pequeno de salmão que é disposto em uma frigideira e temperado com sakê até que fique dourado. Depois de pronto ele é aberto e será usado como cobertura para o arroz. Na tigela, o arroz é colocado junto com alga para sushi (nori), o salmão vem depois junto com ovas de peixe capelim. Por fim, o chá é colocado na tigela. Acompanhe o vídeo para ver a segunda opção.

2. Receita de ochazuke original

Apesar de estar em inglês, esta receita de ochazuke é bem tradicional e você pode fazer da forma completa, sem usar sachês prontos. Para fazer, você precisará de  1 tigela de arroz cozido, uma colher de sopa de flocos de arroz (bubu arare), algas nori picadas, 1 quarto de colher de sopa de sementes de gergelim e wasabi. Na receita, existem duas formas de fazer, uma com dashi (molho de peixe em pó) ou com chá verde. Acompanhe no vídeo para ver todos os detalhes.

3. Receita de ochazuke fácil

E se você tiver acesso a uma loja de produtos orientais na sua cidade, você possivelmente poderá encontrar o ochazuke, já com os principais ingredientes, incluindo o chá verde, em sachês. Esta certamente é uma opção muito mais fácil, porém simples. Eles já costumam vir com gergelim e alga marinha, além de alguns temperos como o dashi.

4. Receita de ochazuke simples

Nesta opção, você aprenderá a fazer o chazuke com salmão seco, furikake e outra opção com tempero pronto para fazer a receita. Confira!

Agora você já sabe o que é e como fazer ochazuke ou chazuke

Depois de acompanhar estas receitas, você saberá na prática o que é o chazuke e com diferentes ideias poderá preparar o seu em casa. Basta comprar os principais ingredientes, entre els o arroz japonês, que é diferente do arroz brasileiro e deve ser cozido na panela comum ou elétrica, entre outros “toppings” para compor a receita que você mais gostar. O salmão é certamente uma das opções que mais vai agradar o paladar ocidental. Que tal começar agora e tentar em casa?