4 receitas de oden para fazer este cozido japonês tradicional do inverno

O oden é um prato típico japonês consumido durante o inverno e é feito com legumes diversos como cenoura e o nabo em conjunto com outros bolos de peixes ou lula e ingredientes como o konnyaku (ou konjac), tofu frito (ague), ovo, cogumelos shitake, em um molho leve preparado com molho de soja e molho de peixe. No Japão, é comum encontrar em alguns restaurantes especializados em oden ou em izakayas, que servem o oden como entrada antes de o cliente pedir os pratos principais. Ainda lá, o oden é mais encontrado em lojas de conveniência diversas e podem ser escolhidos pelo próprio cliente em uma bandeja de isopor. No Brasil, o oden é encontrado em apenas alguns restaurantes tradicionais, principalmente na cidade de São Paulo, mas isso não impede que você faça ele em casa.

Onde encontrar os ingredientes para fazer o Oden

Onde encontrar os ingredientes do Oden

Nem sempre é uma tarefa fácil encontrar os principais ingredientes para fazer uma bela receita de oden, mas se você conhece uma loja de produtos especializados na culinária asiática na sua cidade, poderá encontrá-los em pacotes combinados ou em partes, conforme a imagem acima. O oden pode ser feito na panela de pressão, em uma panela comum e na frigideira, conforme veremos nas receitas indicadas abaixo:

1. Receita fácil de oden

A receita deste vídeo é feita na frigideira e não leva tantos ingredientes, como sempre, um dos ingredientes principais do oden é o nabo japonês, que aqui é cortado em grandes rodelas com vincos nas beiradas, para então ser cozido na água em uma panela separada. Os outros ingredientes da receita são, cenoura, konnyaku, tikuá (massa de peixe), tofu frito (ague), shitake, ovo e alga kombu. Tudo é misturado em uma frigideira grande com um molho específico para oden. Em 15 minutos tudo está pronto.

2. Receita de oden bem elaborada

Esta é uma receita um pouco mais elaborada onde o molho é feito com peixe bonito em flocos, ao invés do tempero dashi em pó pronto. Além disso, ela leva barrica de porco em tiras bem fininhas como recheio do tofu frito em um palito de dente. Outro espeto usado é aquele feito com acelga. Veja como fazer esta receita original de oden neste vídeo.

3. Receita de oden para fazer na panela de pressão

Se você está acostumado a usar a panela de pressão, esta é a opção que mais vai te agradar entre todas as outras receitas. Simples e prática, fica pronta em poucos minutos.

4. Receita de oden fácil para fazer na frigideira

Já nesta opção, você saberá exatamente o que fazer com cada ingrediente que vem nos pacotes vendidos em lojas especializadas em produtos asiáticos. Tudo feito na frigideira. Que tal?

O que achou destas receitas de oden?

Você viu até aqui que o oden é uma excelente receita para os dias frios do inverno e não importa o país que você esteja agora. O mais desafiador da receita podem ser os ingredientes, mas o preparo não é tão complicado assim, conforme vimos nos exemplos acima. O que você achou destas receitas? Deixe o seu comentário ou escreva para nós!