Confira as 7 melhores receitas de onigiri diferentes para fazer em casa

O onigiri é um bolinho de arroz japonês em formato oval ou triangular, envolto por uma folha de nori (alga) e é muito popular no país, sendo comercializado na maioria das lojas de conveniência e supermercados. É uma forma rápida e saudável dos japoneses se alimentarem com um dos principais ingredientes da culinária do país, o gohan.

Entre as diversas receitas existentes, o onigiri pode ser só temperado com sal ou receber diferentes tipos de recheio, os mais comuns são: salmão, atum com maionese, mentaiko, kimchi, camarão e conservas como o umeboshi. Além disso, outro item que você pode comprar para deixar ele bem coloridinho é o furikake, um condimento seco a base de peixes ou ovos com sementes de gergelim e algas picadas. Você pode encontrá-lo em lojas especializadas em produtos asiáticos, geralmente. Outro item que pode facilitar muito a sua vida na hora de prepará-los é ter em mãos as formas de plástico para moldar o arroz no formato ideal.

Como fazer arroz japonês passo a passo

O principal ingrediente do onigiri é, sem dúvida, o arroz japonês e prepará-lo requer alguns cuidados, principalmente se você for utilizar uma panela comum, ao invés da elétrica. O importante é não errar na medida de água e arroz para que no final ele fique grudadinho e bem molhadinho. Se você ainda não sabe como fazer o arroz, além de comprá-lo em lojas especializadas ou supermercado, você pode seguir este passo a passo:

Feito o arroz, podemos seguir para as diferentes versões e receitas que separamos como exemplos para você fazer onigiris diferentes, saborosos, sejam eles tradicionais ou personalizados ao seu estilo. Veja todas elas:

1. Receita de diferentes tipos de onigiris

Neste tutorial, você aprenderá a fazer diferentes opções de onigiris tradicionais japoneses. A primeira delas é feita com o famoso tuna mayo (atum ralado com maionese). A segunda, leva a conserva umeboshi, mais conhecido apenas como ume e tem um sabor ácido e salgado bem marcante. O umeboshi também pode ser chamado de ameixa japonesa. A última opção é aquele onigiri sem recheio, apenas com o arroz misturado com furikake. O legal é que você também saberá como montar os bolinhos triangulares de arroz.

2. Receita de onigiri de salmão

A receita deste onigiri é inspirada no famoso filme de animação japonesa “A Viagem de Chihiro” e é feito basicamente com o recheio de salmão grelhado e temperado com molho de soja e cebolinha verde picada. O arroz foi temperado também com furikake antes de formar a bolinha de arroz. Assista no vídeo.

3. Receita original de onigiri temperado com diferentes ingredientes

4. Receita de onigiri de salmão e carne

5. Receita de yaki onigiri (frito) com recheio de carne e brócolis temperados

Nesta versão, você aprenderá outra técnica interessante, que é pincelar os onigiris depois de prontos com molho de soja, para depois fritá-los na frigideira, montando a versão yakionigiri ou apenas, onigiris fritos. Ele fica super crocante e quentinho por fora. Vale a pena experimentar.

6. Receita de onigiri recheado com atum e com furikake

7. Receita de onigiri simples e onigiri com ume

Você viu aqui as melhores receitas de onigiri para tentar fazer em casa

Agora você já sabe como fazer o arroz japonês, principal ingrediente para preparar deliciosos onigiris e além disso, viu como são feitos as bolinhas ou triângulos, seja utilizando formas prontas ou até mesmo fazendo elas no plástico filme. Mostramos ainda os diferentes recheios que podem ser feitos no onigiri, desde a carne bovina, atum, salmão grelhado e umeboshi. Pronto para fazer o seu?