10 melhores receitas de pad thai para experimentar a culinária tailandesa

Popular na culinária tailandesa, o pad thai é um prato de macarrão de arroz frito servido em barracas de comida de rua e restaurantes do país. Acredita-se que este seja um prato moderno que teria surgido na década de 1930 e desde então, se popularizou pelo território. O pad thai é um dos pratos preferidos dos turistas que visitam o país, principalmente porque ele não é tão apimentado e tem um leve toque adocicado, além de ingredientes que os ocidentais já conhecem.

O macarrão de arroz é o principal ingrediente e os outros podem variar, mas geralmente são frango, camarão ou carne, tofu, amendoim, broto de feijão, cebolinha, rabanete. Outras proteínas podem fazer parte do prato, como a lula ou caranguejo, dependendo da receita. Os ingredientes são levados ao wok, exceto os vegetais complementares, e depois são temperados com o molho tailandês, que confere o sabor adocicado a receita.

Já comeu pad thai antes e quer reviver essa experiência? Ainda nunca provou mas ficou curioso para se aventurar na culinária asiática? Então confira estas 10 receitas de pad thai que separamos para você tentar aí na sua casa:

1. Receita de pad thai com Leo Young

Você provavelmente já o conhece, Leonardo Young, o ganhador do programa Master Chef de 2016. Nesta receita, o molho preparado leva o caldo de peixe, pasta de tamarindo, mel e água. O suco de limão pode ser substituído pela pasta de tamarindo para trazer acidez ao molho. O prato começa a ser preparado a partir do ovo, junto com a cebola, alho e pimenta dedo-de-moça. O amendoim é acrescentado junto da cenoura cortada em palitos, logo em seguida, o tofu. Por fim, a massa de arroz hidratada vai para a panela assim como o molho. Veja no vídeo como fazer.

2. Receita de pad thai simples

Esta receita segue o mesmo padrão da que falamos anteriormente, com frango, tofu picado, alho e pasta de camarão ao invés de tamarindo. Na ordem invertida, aqui o frango é cozido na panela junto com o macarrão e o molho, para depois acrescentar o ovo no cantinho do wok. A preparação final se dá na mesa, com broto de feijão, limão, cebolinha picada e amendoim. Uma receita simples para fazer no dia-a-dia sem muitas complicações.

3. Receita de pad thai saborosa e vegetariana

Se você quer uma receita super saborosa de pad thai no estilo tradicional, pode seguir este exemplo do vídeo. Você precisará de molho de peixe, pasta de tamarindo, açucar mascavo, amendoim torrado, broto de feijão, macarrão de arroz, pimenta, sal e chili, coentro, pimenta dedo-de-moça, óleo de amendoim, cebolinha, água, tofu, ovos, limão e cenoura. Engana-se quem pensa que o pad thai precisa de uma proteína para ser saboroso, essa opção é vegetariana.

4. Receita típica de pad thai tailandesa

Não tem macarrão de arroz no supermercado próximo da sua casa? Não tem problema! Esta receita mostra que é possível cozinhar o pad thai com noodles convencionais em uma opção leve, sem muitos ingredientes, poucos temperos mas muito saudável. Veja na vídeo do canal Chef Continente como fazê-la.

5. Receita deliciosa de macarrão de arroz tailandês com brócolis e abacaxi

Em outra opção vegetariana do prato, esta receita mostra que nem sempre é necessário seguir à risca todos os ingredientes do pad thai. Nesta versão, o abacaxi é adicionado junto ao brócolis na hora de cozinhar o macarrão junto aos outros ingredientes. Outro ingrediente que não vemos em outras receitas é o tahine, a pasta feita de sementes de gergelim. Além dele, o melado é acrescentado junto ao molho de soja.

6. Receita de pad thai de frango

Seguindo outra linha e com ingredientes únicos, esta receita usa o curry verde, o açúcar de côco e o vinagre de arroz para complementar o pad thai feito no wok com frango. A maioria dos ingredientes são feitos antes de acrescentar o macarrão na mistura. A receita é finalizada com manjericão e alfavaca que dá um toque de originalidade, junto a castanha-de-caju e amendoim torrado.

7. Receita de pad thai de frutos do mar

Saindo um pouco dos exemplos anteriores onde o frango era bastante utilizado, assim como as opções vegetarianas, esta receita aposta no uso de frutos do mar junto ao pad thai. Esta opção não utiliza o macarrão de arroz, e sim o macarrão de ovos cozido. Os ingredientes principais são o camarão e a lula junto ao molho de peixe e outros legumes que podem ser feitos de acordo com o seu gosto.

9. Receita de pad thai vegano

Uma opção perfeita para quem está com pouco tempo. O pad thai vegano apresentado nesta receita é bem simples e prático de fazer, com poucos ingredientes. Além do molho e do macarrão de arroz, os ingredientes principais são a cenoura, o brócolis, a cebola e broto de feijão.

10. Deliciosa receita de pad thai

Nesta opção vegana, as algas são utilizadas para trazer o gosto do mar, ao invés de utilizar o molho de peixe. Tradicionalmente, o pad thai utiliza camarão, mas pode ser feito com frango e até carne bovina, por exemplo. Siga o passo a passo do vídeo para saber mais.

O que achou destas receitas de pad thai?

Agora você já sabe como fazer pad thai, no estilo tradicional, com receitas simples, frango, frutos do mar e até opções veganas. Está pronto para embarcar na culinária asiática deste país que sempre conquistou o coração dos turistas que o visitam?