As 10 melhores receitas de Panini para um café da manhã turbinado

Poderia ser um sanduíche qualquer, mas não! Na Itália um simples pão Ciabatta sobe para um outro nível, servido com um recheio a base de embutidos, alface, queijo e um fio de azeite. Existe também a versão vegetariana que pode ser com cogumelos, legumes grelhados e molho Pesto. É tão maravilhoso que não há quem resista!

Geralmente ele é servido quentinho com os frisos da grelha da sanduicheira, da frigideira ou do grill. Portanto, é o nosso famoso tostex, onde o lanche é levemente prensado e fixado com todos os ingredientes dentro.

Enfim, versatilidade é a característica perfeita que define esse lanche. E por aqui, ele pode ser feito até em um microondas com os recheios mais mirabolantes. Ficou curioso? Se liga nesse top10 de Panini que vão além de um misto quente do dia a dia:

1. Panini low carb

Fazer pão em casa parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas essa receita prova que não! A receita é tão simples que vira aquele coringa para o café da manhã. Basta levar a mistura de ovo, requeijão, fermento químico e sal ao microondas por dois minutos e a mágica acontece: um pão fofinho, saudável e low carb. Depois é só rechear com o que quiser, levar para a sanduicheira e devorar sem culpa!

2. Panini doce

O Panini de S’mores é uma gordice perfeita para o final de semana! A combinação é tão gostosa que chega a ser viciante, por isso cuidado para não se apaixonar na primeira mordida. O preparo leva pão de forma (estilo brioche), manteiga, chocolate ao leite e marshmallow. Basta levar o sanduíche para a frigideira, grelhar dos dois lados e o efeito derretido começa a acontecer. Vale a pena experimentar!

3. Panini de tapioca

E aqui está uma outra versão de pão fácil para o café da manhã e lanche da tarde. Mas sabe o que é melhor? Ele assa direto na sanduicheira ou grill! O segredinho é utilizar a goma de tapioca levemente tostada, por isso leve ao forno por alguns minutos e deixe esfriar. Depois é só adicionar o restante dos ingredientes: leite, manteiga, mussarela, presunto, ovo, orégano e sal. Dica: se você não tiver o equipamento pode fazer no forno ou também em uma frigideira.

4. Panini de pizza

Esse é um lanche reforçado e para ninguém botar defeito! Afinal, saborear esse Panini de calzone é praticamente uma viagem para Italia sem precisar sair de casa. O preparo conta com manteiga, pão de forma, molho de tomate, mussarela, salame, parmesão e manjericão. A gratinada no forno é opcional, pois só de sair da frigideira quentinho ele é perfeito. O resultado é de dar água na boca, por isso não fique babando e faça em casa!

5. Panini de aveia

Essa é uma receita leve, fácil e saudável de Panini de microondas. O preparo leva ovo, farelo de aveia, água, sal e fermento em pó. Os ingredientes são incorporados um ao outro e levado ao microondas por aproximadamente três minutos. É uma versão gostosa e que pode ser recheada a gosto!

6. Panini de pão de queijo

Pão de queijo é bom, se for na sanduicheira e bem recheado, melhor ainda! É o que acontece nessa receita do Torrada Torrada que tem um passo a passo completo de pão de queijo mineiro. O preparo conta com um equipamento especifico, mas nada impede de fazer separadamente no forno e depois na sanduicheira comum. Também é uma ótima opção para dar fim aos pãezinhos de queijo esticados na bancada. Aproveite!

7. Panini italiano

O Panini italiano nada mais é que um sanduíche de pão Ciabata com recheios de embutidos. Nesse caso, a versão leva tudo o que tem direito: rúcula, tomate, salame italiano, tomate seco, mussarela de búfala, maionese e um tempero de azeite. O resultado é um lanche mais rústico, que não precisa ir ao fogo e portanto exige ingredientes bem frescos. Não deixe de experimentar!

8. Panini de presunto Parma

Nada como turbinar aquele pãozinho Ciabatta da padaria, não é mesmo? O recheio possui a combinação irresistível de presunto Parma, molho pesto, rúcula, queijo gruyére e azeite. Leve ao grill por cinco minutinhos e está pronto!

9. Panini vegetariano

Esse Panini é feito com pão Ciabatta, berinjela grelhada, mussarela de búfala, rúcula, tomate cereja e presunto Parma. O tempero é o dá um sabor especial ao lanche e é feito com azeite e dente de alho. Basta grelhar o sanduíche dos dois lados e servir cortando o Panini ao meio. A dica é retirar o presunto do preparo caso queira uma versão vegetariana. Faça e aproveite!

10. Panini de grão de bico

A massa desse Panini é feito no microondas e leva ovo, farinha de grão de bico, azeite, iogurte natural, fermento e sal. A finalização é no grill e o recheio fica por conta do queijo mussarela, uma rodela de tomate e orégano. É uma versão gostosa e que pode fazer sucesso no seu café da manhã!

Se você está sem ideias de como reaproveitar aqueles restinhos de geladeira, não tenha dúvidas que o Panini é a opção certeira. Afinal, um pão caseiro ou de padaria com as sobras de embutidos ou de legumes grelhados dão uma bela fonte de energia para começar o dia nas nuvens!