10 melhores receitas de pão na chapa que são equivalentes a padaria

Claro que na nossa mesa de café manhã tem pão com manteiga. Pois é, até o mais simples dos preparos tem os seus macetes para sair sempre bom, com aquele sabor e textura de padaria. Portanto, a primeira condição para começar o dia com pé direito e sair com a cabeça erguida de casa é aprender o preparo correto de um pão na chapa. Depois disso, ninguém precisará recorrer à padaria, não é mesmo?

Separamos dez receitas para revolucionar o seu café da manhã em casa! Se você é daqueles que faz a primeira refeição do dia no caminho de casa até o trabalho, prepare-se para virar esse jogo, porque pão na chapa é muito mais rápido do que você imagina.

1. Pão na chapa com requeijão

Aprenda a fazer um pão francês na chapa idêntico ao da padaria com aquela sua frigideira anti aderente. A execução ocorre em duas etapas: a primeira com a manteiga e a segunda com requeijão. O segredinho para que ele fique fofinho é não apertar demais no momento em que ele estiver no fogo, ou seja, uma leve pressionada com a mão é o suficiente para formar a casquinha crocante. Outro truque é caprichar na quantidade de manteiga e requeijão nas duas superfícies para que ele fique cremoso por dentro. Na última etapa, retire com bastante cuidado e tcharam: um pãozinho quentinho, douradinho e com um sabor inconfundível!

2. Pão com manteiga na chapa

Quer deixar o seu pão na chapa de todas as manhãs com um tempero especial? Faça uma seleção de suas ervas preferidas e adicione por cima das duas cavidades com manteiga do seu pão francês ou de sal. O resultado é surpreendente: um pão prático e delicioso como você nunca experimentou! Dê o play e vem aprender como faz!

3. Pão na chapa Ana Maria Braga

A apresentadora Ana Maria Braga mostra que existem diversas maneiras de servir o pão mais queridinho do café da manhã brasileiro. E aqui tem de tudo um pouco: com requeijão na entrada, requeijão na saída, com execução na chapa e até um jeito de fazer direto na boca do fogão. Entre erros e acertos, ela deu todas as dicas para acertar em cheio na escolha dos ingredientes. Vem ver!

4. Pão na chapa com queijo

Se você é um amante de queijo e, ao mesmo tempo, do bom e velho pão com manteiga, não deixe de experimentar essa versão em sua casa! O preparo já começa diferente, pois o sanduíche é feito com o pão caseiro ou a famosa bisnaga de leite. Outro detalhe importante é que a manteiga vai direto na frigideira, apenas para grelhar as duas metades. Retire do fogo, adicione as fatias de queijo minas padrão, volte para a frigideira e prense o sanduíche até que o queijo derreta. Já imaginou o resultado dessa delícia?

5. Pão na chapa com catupiry

Fique ligadinho nessa receita porque essa versão é merecedora para fazer no final de semana! A vantagem é que você pode utilizar o pão de sua preferência como o francês, a baguete, a bisnaga e até com a sobra do pão de cachorro quente. Prático, não é mesmo? O modo de preparo não tem nenhum segredo e é daqueles que fica pronto em instantes. Basta adicionar uma camada generosa de queijo catupiry, levar para a frigideira em fogo baixo e deixar a mágica acontecer sozinha. O resultado é tão gostoso que seus dias de semana ficarão incompletos sem ele!

6. Pão na chapa gourmet

Aprenda a fazer uma receita deliciosa com aquele pão amanhecido que você não sabe mais para que usar. Apesar de ser um processo um pouco mais trabalhoso, ele é igualmente simples e não precisa de nenhuma habilidade na cozinha. Basta misturar os cubos de pão velho  nesse time de ingredientes: leite quente, manteiga, sal, ovo, farinha de trigo, presunto, mortadela e cheiro verde. Depois leve para a frigideira untada, acomode em pequenas porções e deixe dourar por cinco minutinhos. A experiência é maravilhosa!

7. Pão na chapa caramelizado

Acordar com uma xícara cheia de café acompanhada por um pão quente com manteiga derretendo e crocante é sempre um bom começo de dia. Mas esse não é qualquer pão não! Aqui, a manteiga é caramelizada e tostada com um pouco de açúcar. Quer saber o resultado dessa combinação? Confira a receita e aprenda um novo jeito de começar o dia!

8. Pão na chapa crocante

Esse é um pão na chapa sofisticado, feito com pão de forma e que é mais conhecido como “french toast”, ou melhor, rabanada fake. Nesse caso, cada fatia é mergulhada em uma mistura de leite, creme de leite fresco e ovos e é frita em manteiga até ficar douradinha e crocante. O preparo é bem versátil, você pode abusar das especiarias como, a essência de baunilha, a canela, a noz moscada e um pouquinho de açúcar. Afinal, pão na chapa pode ser doce também! Capriche na calda maple syrup ou mel e aproveite o seu momento doce do dia!

9. Pão com linguiça na chapa

Acordar cedo e logo começar a improvisar na cozinha é pedir muito! Por isso, vale a pena, na rotina da noite, deixar engatilhada a refeição matinal. Como é o caso dessa receita que transforma as sobras da linguiça do jantar em pão recheado na chapa. O “lanchão” da manhã leva pão francês, requeijão cremoso, alho, queijo mussarela, orégano e linguiça sem pele. E sabe o que é melhor? Pode ser feito na frigideira, na sanduicheira e até na sua air fryer. Vem ver essa facilidade!

10. Pão de alho na chapa

Essa é mais uma receitinha para facilitar o seu café da manhã! A pasta de alho pode ser armazenada até sete dias em sua geladeira, ou seja, ela vai direto para a frigideira e sai de lá quentinho com aquele ar de pão na chapa caprichado. Confira a lista de ingredientes desse coringuinha indispensável na geladeira: manteiga, alho amassado, requeijão, maionese, mussarela ralada, linguiça toscana e pimenta do reino. O legal é que você pode trocar a proteína por um embutido como, o presunto, mortadela, salame e tudo mais. Façam porque dispensam comparações!

Quanta receita! Difícil escolher uma preferida, não é mesmo? Mas ainda bem que não precisa. Afinal, é café da manhã e tem opções para preparar a semana inteira! E se palavrinha mágica, pão na chapa, aparecer na sua casa é só correr pra cá e fazer um uni-duni-tê porque todas serão um sucesso por aí!