8 receitas de patê de azeitona para você arrasar nos seus petiscos

Você já deve conhecer boa parte de todas as propriedades benéficas para a saúde provenientes da azeitona. Por ser um ingrediente extremamente versátil, a azeitona é usada em diversas receitas. Hoje, conheceremos uma delas em variadas versões: receitas de patê de azeitona! Por isso, se você quer criar petiscos saborosos, bonitos e econômicos ou caprichar nos seus lanches, não deixe de conferir a lista com a seleção abaixo.

Receitas de patê de azeitona

1. Patê de azeitona preta

Para começar, indicamos sempre uma receita básica e bem fácil de fazer. No entanto, não se engane, o sabor da azeitona é sempre bem marcante e por isso não corre risco de sua receita não ficar deliciosa. Basta colocar todos os ingredientes no processador ou em um liquidificador e bater até que fique com a consistência desejada. Sirva em torradinhas, no lanche ou onde preferir.

2. Patê de azeitona com ricota

A ricota não é tão saborizada, por isso a combinação com azeitonas fica tão perfeita. O ideal dessa receita é servir em lanchinhos de patê; fica delicioso e bem diferente. Os ingredientes são basicamente a ricota e as azeitonas. Utilize um bom azeite para conseguir a consistência desejada e a quantidade de sal que desejar. Se preferir, pode usar um pouquinho da água da conserva para dar um gostinho a mais de azeitona.

3. Patê de azeitona preta com cream cheese

O cream cheese combina perfeitamente com azeitona e é menos calórico que as opções que utilizam requeijão, maionese ou creme de leite. A versão light do cream chesse é ainda melhor em termos de densidade calórica. Ideal para quem está buscando uma alimentação mais saudável, essa é uma das receitas de patê de azeitona com sabor único e intenso.

4. Patê de azeitona com alcaparras (Tapenade)

Essa é uma das receitas de patê de azeitona mais diferentes. O Tapenade, como é conhecido, é um prato típico da França, mas é muito fácil e simples de se preparar. As melhores combinações são pães, massas e saladas. Aposte no tapenade para surpreender no seu prato.

5. Patê de azeitona com azeite de oliva

Para preparar essa delícia você precisa ter em mãos poucos ingredientes. Azeitonas verdes ou pretas serão mergulhadas no azeite de oliva. Para completar, utilize, sal, requeijão ou maionese e temperos a gosto. Aposte no manjericão, que vai harmonizar perfeitamente com o azeite. Você pode bater tudo com o auxílio de um mixer de alimentos ou até mesmo no liquidificador.

6. Patê de azeitona com maionese

Essa receita é realmente bem simples. Se não quiser, nem precisa de um liquidificador ou de um processador de alimentos. Por isso, pique em pequenos pedaços as azeitonas pretas ou verdes; em seguida adicione a maionese e… Está pronto! Você pode servir com saladas, mas fica implacável como molho em seu sanduíche.

7. Patê de azeitona com creme de leite

O resultado das azeitonas batidas com creme de leite é cremoso e bastante saboroso. Vai muito bem como petiscos em jantares. Abuse de temperos como orégano, pimenta-do-reino e salsinha para colorir sua receita.

8. Patê vegano de azeitona

Azeitonas verdes, abobrinha picada, azeite e os tempos de sua preferência. Esses são os ingredientes necessários para você preparar um delicioso patê de azeitonas totalmente vegano e delicioso. Toda a família vai adorar.

O que achou das nossas receitas de patê de azeitona?

Como vimos na nossa seleção de receitas de patê de azeitona listadas acima, não é necessário muito esforço para se deliciar com um patê de azeitonas saboroso, cremoso e bastante nutritivo. Comente aqui embaixo quais foi a sua preferida ou, ainda, se você tem uma receita sua para compartilhar.